top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 20 a 26 de março

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta? Saneamento básico para todas e todos!


O “mercado” criticou medidas propostas pela equipe de transição do governo Lula que propôs mudanças na ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento) e em portarias referentes ao Marco Regulatório do Saneamento aprovado em 2020. O jornal O Estado de S. Paulo estampa em sua primeira página do dia 15/12/22: “Equipe de Boulos sugere a Lula tirar saneamento da Agência das Águas; especialistas veem riscos”. Não se tratava da “equipe de Boulos”, que era um entre os mais de 20 integrantes do Grupo de Trabalho “Cidades na Comissão de Transição de Governo”. Nem se sugeria, exatamente, “tirar saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento”, muito embora, convenhamos, essa seja uma cogitação que precisa ser discutida democraticamente.



 

Segunda-feira, 20 de março


todos os dias, às 9h e 20h

BrCidades Maringá | 6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta"


O segundo episódio da 6ª temporada, já está no ar!


Nesse episódio falaremos sobre o que é uma sociedade democrática!


Por hora, a rádio está disponível somente pela internet, acesse o site UEM FM às 9h ou 20h. Te esperamos lá!




12h

Conferência para o Relatório síntese do IPCC (Painel intergovernamental sobre as mudanças climáticas) e os desafios para o Brasil

Remoto - Mais informações: https://apps.ipcc.ch/eventmanager/press/login.php



FNRU | Inscrições em andamento para o Edital de apoio a coletivos locais pelo direito à cidade


O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) tornou público o Edital de apoio a coletivos locais pelo direito à cidade.


Serão selecionadas iniciativas populares de articulações, fóruns e redes locais vinculadas ao FNRU voltadas para a implementação do direito à cidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).


As inscrições acontecerão de 16 a 31 de março de 2023.


Acesse o edital completo e saiba tudo sobre essa oportunidade : https://forumreformaurbana.org.br/fnru-lanca-edital-de-apoio-a-coletivos-locais-pelo-direito-a-cidade/




 


Quarta-feira, 22 de março


9h30

PUC SP | Evento sobre a Campanha da Fraternidade

Presencial - São Paulo, SP - Auditório 333 da PUC SP A PUC-SP realiza, no próximo dia 22/3, um evento sobre a Campanha da Fraternidade, que em 2023 leva o tema Fome no Brasil.




14h

Demodê | Seminário ocupar, reivindicar, reformar: novo momento da luta por moradia no centro de São Paulo

Presencial - Campinas, SP - Unicamp - Prédio de pós graduação do IFCH



16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR

*Online - Canal de Youtube da TV B247


No dia 1 de março teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247, com o tema "A IMPORTÂNCIA DA LUTA ANTIRRACISTA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POPULAR"


Convidados:

Bianca Santana

Rafael Pinto

Apresentação: Thays Carvalho


🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247





17h30

IAU USP | Aula Inaugural do PPGAU - Gestão das águas, saneamento e riscos urbanos: uma questão urgente.

Presencial - São Paulo, SP - Auditório Paulo de Camargo e Almeida - IAU/USP




18h

Escola da Cidade | Seminário de cultura e realidade contemporânea - Viver em risco

Presencial - São Paulo, SP - Escola da Cidade - Rua General Jardim, 65, Vila Buarque O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade nos dias 22/03 e 17/05 trará o ciclo de debates Viver em risco.


Por conta da tragédia ocorrida no último mês de fevereiro no Litoral Norte do Estado de São Paulo, principalmente na região da cidade de São Sebastião, a Escola da Cidade trará para o debate público o tema Viver em Áreas de Risco com foco na moradia das populações que vivem cotidianamente em diferentes situações de risco, ocupando as encostas íngremes sujeitas a deslizamentos, e margens de córregos e de rios submetidos às enxurradas e enchentes. Áreas para onde foram ‘empurrados’, por décadas, pelas dinâmicas imobiliárias das faixas de renda mais privilegiadas.


Esse cenário vem se intensificando ano a ano com as mudanças climáticas, que ocorrem de modo a agravar as históricas necessidades habitacionais de infraestrutura, e reclamar pela ausência de políticas públicas urbanas condizentes com a dimensão das vulnerabilidades sociais e ambientais em que vivem as comunidades de baixa renda.


Já é de domínio público que, a cada verão chuvoso na costa leste e sudeste brasileira, a conjunção de fatores climáticos extremos e de vulnerabilidades habitacionais e sociais vai se realizar em algum ponto desse território. Embora ainda não seja possível prever a localidade exata, já se tem cadastros suficientes de moradias em situação de risco muito alto, cujas famílias aguardam uma solução do poder público, que não tem se antecipado às tragédias recorrentes, a exemplo de Niterói (2010), Teresópolis e Nova Friburgo (2011), Petrópolis (2022), Franco da Rocha (2022) e, agora, São Sebastião (2023).


Para o primeiro debate do dia 22 de março de 2023, contaremos com a presença das lideranças comunitárias da região da Barra do Sahy/São Sebastião-SP Leandro dos Santos, morador da comunidade, e Fábio Chagas, militante do Coletivo Caiçara e da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (FACESP), que está na linha de frente da organização e da mobilização política dos atingidos; do engenheiro civil Celso Santos Carvalho, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP e diretor do Ministério das Cidades (2005 a 2014); e da arquiteta e urbanista Luciana Travassos, mestre e doutora em Ciência Ambiental, docente na área de Planejamento Territorial da UFABC.


Este ciclo é uma iniciativa do Conselho Ecosocioambiental em organização conjunta com os professores da disciplina de Urbanismo da Associação Escola da Cidade e conta com o apoio da empresa de consultoria social Diagonal.



Prazo para inscrição na vaga aberta do Instituto Pólis para assistente de projetos

Inscrições abertas até 22/3



 

Quinta-feira, 23 de março


dia todo - 23 e 24 de março

I Fórum de Assistência Técnica de Interesse Social: Práticas de ATHIS na prevenção e mitigação de riscos

Presencial - Franco da Rocha, SP - Escola Superior de Bombeiros - Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, km 45,5 A Prefeitura de Franco da Rocha vai promover o "I Fórum de Assistência Técnica de Interesse Social: Práticas de ATHIS na prevenção e mitigação de riscos”.


O Fórum acontecerá nos dias 23 e 24 de março e vai debater políticas públicas, desafios e soluções em ATHIS para prevenção e mitigação de riscos em áreas urbanas suscetíveis a desastres socioambientais.


É uma importante oportunidade de discutir com prefeitos, secretários municipais, coordenadores de defesa civil, arquitetos e urbanistas, engenheiros, assistentes sociais, profissionais da saúde e quaisquer áreas que atuem com direito à cidade e moradia digna.

Quem quiser participar, é necessário se inscrever pelo link: https://www.francodarocha.sp.gov.br/franco/artigo/noticia/11519


O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Franco da Rocha e do Instituto Soma, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP.


18h

UFABC | III Ciclo de debates sobre urbanização de favelas: aprendizados, desafios e retomada da agenda federal

Remoto - Canal de youtube da UFABC - youtube.com/ufabcvideos


 

Sexta-feira, 24 de março


dia todo

I Fórum de Assistência Técnica de Interesse Social: Práticas de ATHIS na prevenção e mitigação de riscos

Presencial - Franco da Rocha, SP - Escola Superior de Bombeiros - Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, km 45,5


 

Domingo, 26 de março


Novo prazo para submissão de trabalhos e atividades autogestionadas | 6º Seminário de Agroecologia


O 6º Seminário de Agroecologia e o 5º Seminário de Educação do Campo do IFPE acontecerá de 02 a 04 de maio de 2023, no formato híbrido, tendo como sede o IFPE-Campus Vitória de Santo Antão.


O prazo para submissões de trabalhos (resumo simples, resumo expandido, relatos de experiência técnica e popular) e as propostas de atividades autogestionadas (oficinas virtuais, oficinas presenciais e lançamento de livros) foi prorrogado até o dia 26/03/2023.


Lembrando que as inscrições estão abertas até o dia 24/03/2023, para o Festival de Arte e Cultura dos Povos do Campo. Vamos construir esse evento juntos/as/es! O IFPE está de portas abertas!


Mais informações no site: https://www.even3.com.br/educagroifpe2023/





 


Chuva de conteúdo:


Projeto: (re)conhecendo Maringá | BrCidades Maringá Acesse pelo instagram @brcidadesmga


Ciclos de remoções em Belém (PA): a Bacia do Tucunduba e a reprodução da precariedade|Ana Carolina Miranda Tavares e Ana Claudia Duarte Cardoso leia em: https://linktr.ee/anpur.br


Aula video: Quem foi Jane Jacob? | Vídeo de Comuns Urbanos veja em: https://www.youtube.com/watch?v=yJgseBS4an4


Livro "Faces da Desigualdade no Brasil: Um olhar sobre os que ficam para trás" | Organização Tereza Campello veja em: https://sinapse.gife.org.br/download/faces-da-desigualdade-no-brasil-um-olhar-sobre-os-que-ficam-para-tras


O direito à liberdade religiosa também é parte importante do direito à cidade | BrCidades na Carta Capital


Disponível filme pernambucano "Muribeca", veja programação em: Cinema da Fundação, Recife/PE - Salas no Derby, no Museu (Casa Forte) e no Porto Digital (Bairro do Recife).

Saiba mais em: @cinemadafundacao


 

Para ficar no radar...


29/03: Brasília/DF | I Fórum Social de Vivências Territoriais do Programa de Extenção Residência CTS

Presencial Auditório UnB


29/03 : Conselho Nacional de Entidades Representativas dos Estudantes de Direito (CONERED) da região Nordeste

Remoto - Mais informações: https://docs.google.com/.../1mASsLwJI12Mt.../


01/04: Brasília/UnB | Primeiro encontro da residência CTS no Quilombo Mesquita Saída da UnB




26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page