• brcidades2017

Confira como foi o III Fórum Nacional BrCidades

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política


A rede BrCidades agradece a todas, todos e todes que acompanharam e participaram das mesas e oficinas do III Fórum Nacional BrCidades, que aconteceu de 10 a 19 de Setembro.


Nosso agradecimento especial para os movimentos, instituições, lideranças e ativistas que participaram desta construção. Seguimos juntas e juntos, por cidades justas, humanas e solidárias!


Foram muitas as contribuições apresentadas durante o Fórum e que terão papel fundamental na reconstrução da democracia brasileira.


Por isso, convidamos a quem assistiu que continue conosco. Quem não conseguiu assistir - ou quer rever - segue abaixo a programação completa com os links.



Mesa de Abertura: Como construir coletivamente uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis?


Com Douglas Belchior (Uneafro), Luana Alves (CAUS/Rede COPPA), Torge Löding (Fundação Rosa Luxemburgo) e Ermínia Maricato (BrCidades) Link:




Mesa Ação Política e Organização

Com Ângela Gordilho (UFBA), Felipe Altenfelder (Mídia Ninja) e Américo Sampaio (Estratégia Brasil).




Mesa As escalas e os sujeitos da ação nos territórios

Com Dep. Paulo Teixeira (PT), Dep. Edmilson Rodrigues (PSOL), Marcia Lucena (ex-prefeita de Conde/PB), Claudio Di Mauro (ex-prefeito de Rio Claro/SP), Tainá de Paula (PT) e Vitória Genuíno (MTST).


Encontro da sociedade pelo direito à cidade: um convite à participação.




MESAS TEMÁTICAS e OFICINAS


Pré Lançamento do livro "A cidade em disputa: Planos Diretores e participação no cenário da pandemia”.



Lançamento do "Guia do planejamento da cidade - PARA TODO MUNDO ENTENDER (CAU/GO).



Governança interfederativa e participação social na gestão metropolitana. Link: Assista aqui:




Debate: UOH! É Urgente um Orçamento para Habitação.



Assentamentos Informais Sensíveis à Água e Mudanças Climáticas - BrCidades, Juventude Ondas, FNA e Universidades parceiras.




Gênero, Raça e Classe: manutenção e produção das desigualdades urbanas. Por um horizonte emancipatório.



Caminhos para cidades antirracistas. Link:



Reconquistar o Futuro: universidades populares e transformadoras.




Cinema e luta popular por moradia.




Cidades sem fome, solidárias e agroecológicas: um caminho emergencial necessário para revisão dos planos diretores.



Orçamento Participativo: balanço e perspectivas para o avanço do Direito à Cidade.




Projeto de Lei da Produção Habitacional por Autogestão.



Cortiços e Ocupações: Pensar o centro como território de resistência na pandemia e no pós pandemia.




O Direito à Cidade e a construção do Desenvolvimento Local: os Orçamentos Públicos e a participação popular à luz da nova Economia Política e do binômio Inclusão Social e Cidadania.




A importância dos Movimentos Populares Urbanos no cenário de resistência.



Planta Popular com ATHIS - Caso Votuporanga.




Defensoria também é Athis.




Proposta de ATHIS: um debate em construção. Uma proposta de implementação de um Programa Municipal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social para o município de Vitória (ES).




O nó da terra em Goiás: boiadas urbanísticas e a luta pelo Despejo Zero.




A ideologia do Plano Diretor (homenagem a Flávio Villaça).




Despejos na Pandemia - Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários Urbanos: ações da Campanha Despejo Zero na Bahia, Ceará Pernambuco e Rio Grande do Norte.




O Direito à Cidade como Direito Humano no contexto da Pandemia.




Contribuições da Resolução 17/21 do CNDH para a luta contra os despejos no Brasil.





Prepare-se


Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.


O evento acadêmico e popular contará com espaço para diferentes formas de apresentação da pesquisa e extensão universitária e valorização das lutas pelo direito humano à água e ao saneamento. Programação, inscrição e submissão de trabalho: www.endhas.com


Você sabia que…


Os movimentos Participa Londrina, BR Cidades núcleo Londrina e o IAB/Londrina protocolaram na Câmara Municipal um documento com o posicionamento dessas entidades em relação às emendas apresentadas ao projeto de lei do Plano Diretor de Londrina.

O PL 207/2018 será debatido em Audiência Pública no próximo dia 24/09.

Foram analisadas as 107 emendas e se constatou que o objetivo da grande maioria dessas emendas é de tornar a lei, se aprovada com as emendas, ineficiente, ineficaz.

O documento pontua as emendas que são importantes de serem derrotadas. É importante o apoio de todos/as para que o PL 207/2018 seja aprovado em conformidade com a Conferência, respeitando a vontade democrática da população londrinense, que compareceu em massa aos Fóruns, pré Conferências e Conferência.


Começa nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30min, o curso Dilemas da Sociedade Brasileira. Serão nove encontros com convidados/as especiais para debater os desafios e os caminhos para a construção de um projeto popular para o Brasil!

O curso é uma iniciativa do Projeto Brasil Popular, da Escola Nacional Florestan Fernandes, da Escola Nacional Paulo Freire, do Instituto Tricontinental e do Instituto Conhecimento Liberta.


Estreou no último dia 19 de setembro o documentário Dois Paulos na Paulicéia, com

direção de Carlos Pronzato e produção de Paulo Pedrini.

Dom Paulo Evaristo Arns e Paulo Freire fariam 100 anos em setembro de 2021.

O lema episcopal de dom Paulo era "de esperança em esperança" e Paulo Freire nos mostrou a necessidade do verbo 'esperançar".





143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo