Buscar
  • brcidades2017

Construção Núcleo Salvador - BA

O projeto BrCidades é uma iniciativa coletiva de convergir movimentos e atores sociais para pensar e conceber uma nova Agenda Urbana para o Brasil, com a perspectiva de contribuir para a construção coletiva de cidades mais justas, mais solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis.

A construção de um núcleo do BrCidades em Salvador tem como objetivo convergir os atores e movimentos sociais, estudiosos e profissionais que pensam, atuam e vivem nas cidades da Bahia, especialmente na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para instituir uma base de atuação local voltada para pensar criticamente e agir sobre a produção e o consumo do nosso espaço urbano.

É uma ação coletiva onde os integrantes da iniciativa assumirão o papel de se posicionarem em relação às decisões tomadas sobre a cidade e o Estado que o Núcleo representa, convocando e instigando a discussão e a participação da sociedade sobre as diferentes ações do Estado e dos agentes sociais que produzem o nosso espaço urbano, e também exercendo o diálogo com os núcleos do BrCidades já implantados em outras cidades do Brasil.

De Agosto a Novembro de 2018 o projeto será executado através de uma série de sete encontros formativos que deverão promover a interação e a formação dialógica de todos os atores e membros de movimentos sociais interessados em participar da iniciativa.

A atividade será formalizada como ação extensionista promovida pelo corpo acadêmico do Curso de Bacharelado em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e contará com certificação de 28 horas (4h por encontro). Para obter a certificação, será necessário que o participante tenha pelo menos 75% de presença no conjunto de encontros, ou seja, que esteja presente em pelo menos 5 dos encontros programados. Os encontros acontecerão sempre aos sábados, das 08h às 12h da manhã.

Os encontros serão construídos a partir da perspectiva da “Comunidade de Aprendizagem”, e portanto, estarão centrados em instrumentalizar os atores sociais para exercerem a participação nos processos de produção e consumo do espaço urbano, tendo como temas:

1. A Necessidade de Pensar e Agir Coletivamente nas Lutas Sociais (01/09/2018); 2. Racismo Ambiental e Segregação Socioespacial (15/09/2018); 3. A vivência das Ruas Contada Pelas Mulheres: Ações Alternativas de Sobrevivência (22/09/2018); 4. Violência Urbana e Políticas Públicas Para a População Negra, Mulheres e LGBT (29/09/2018); 5. Direito a Moradia e a Questão da Função Social dos Imóveis nos Centros Urbanos (20/10/2018); 6. Localização da Moradia e o Impacto do Transporte Urbano no Orçamento Familiar (10/11/2018); 7. A Questão do Acesso a Infraestrutura Social e o Direito à Cidade (17/11/2018).

Espera-se que ao final da experiência de interação e formação dialógica, os atores e membros de organizações e movimentos sociais elejam seus representantes para integrar o conselho que vai conduzir a implantação e manutenção do núcleo do BrCidades em Salvador.

É de extrema importância que os representantes das diversas lutas sociais da juventude, da população negra, das lutas de gênero e dos coletivos LGBT’s se integrem a essa iniciativa e possam somar esforços para pensar a produção de cidades mais justas, que evidenciem e contemplem as diversas demandas dos segmentos sociais que representam e que até o momento tem sido histórica e sistematicamente negadas.

Por isso convidamos a todos os atores e membros de movimentos sociais interessados em ingressar nessa atividade e fortalecer ainda mais seu protagonismo enquanto cidadãos e cidadãs nas decisões que irão influenciar os destinos das nossas cidades.


ACESSE PARA FAZER INSCRIÇÕES:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmJU7QpVB93xhR1ovG8UPYxSXv84r19oEG6dbRVefrePZQyw/viewform


602 visualizações