Buscar
  • brcidades2017

LANÇAMENTO DA AGENDA URBANA NACIONAL | IEA-USP

Na segunda-feira dia 09/03, às 9h30, a Rede BrCidades, que faz parte do Projeto Brasil da Frente BRasil Popular,  fará o lançamento de uma nova agenda urbana,  que visa incidir nas políticas públicas, mas também mobilizar a sociedade. Gostaríamos de convidar  o Jornal Brasil de Fato a comparecer aos eventos que realizaremos em São Paulo: 1) o lançamento da agenda na Ocupação Nove de Julho ( Rua Álvaro de Carvalho, 472), no sábado dia 07/03, às 9h00; 2) a coletiva de imprensa que acontecerá no Instituto de Estudos Avançados da USP ( Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária), na segundaa-feira dia 09/03 às 9h30.


A agenda urbana da Rede BrCidades é uma construção coletiva que conta com contribuições de 16 núcleos estaduais, com acúmulos gerados por debates públicos, formações em territórios populares, seminários e Fóruns Nacionais com participação de  pesquisadoras/es e especialistas de 25 universidades públicas e privadas, mais de 60 movimentos sociais, 40 entidades técnicas, estudantis, profissionais (de arquitetas/os e urbanistas, advogadas/os, assistentes sociais, engenheiras/os, geógrafas/os,  médicas/os) em âmbito nacional. Ela tem o objetivo de construir cidades economicamente dinâmicas, socialmente justas, culturalmente plurais e sustentáveis em termos ambientais. Em 2019, a Associação Paulista de Críticos de Arte reconheceu esse nosso compromisso e nos congratulou com seu prêmio na categoria urbanidade.

Atualmente, 85% da população brasileira vive em cidades, são mais de 175 milhões de pessoas. No entanto, questões urbanas nem sempre são devidamente tratadas nos debates públicos. Não por acaso, reproduzimos modelos de crescimento urbano marcados pela desigualdade crescente, em que convivem dinamismo econômico e pauperização extrema.  Naturalizamos viver em cidades nas quais perdemos boa parte da vida nos transportes, em que grandes contingentes populacionais moram precariamente e, ainda, sofrem com os ônus da política ambiental predatória.    Mas em 2020 as cidades se tornarão objeto de atenção na opinião pública devido às eleições municipais. Será o momento oportuno de pautar questões que, embora urgentes, nem sempre estão presentes em debates e discursos atualmente dominantes.


Coletiva de Imprensa Data: dia 09/03 -  9h30-12h30


Endereço: R. do Anfiteatro, 513 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-060

Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária

Organização: Instituto de Estudos Avançados da USP e Rede BrCidades – um projeto para as cidades do Brasil


Confirmadas/os: Ermínia Maricato (USP),  Paolo Colosso (UFSC), Celso Carvalho (ex-Ministério das Cidades ), Margareth Uemura ( Instituto Pólis), Carina Serra( USP), Douglas Magami ( Defensoria Pública de SP),  Lizete Rubano( Mackenzie), Luiz Kohara ( Centro Gaspar Garcia), Francisco Comaru (UFABC), Maria Lucia Refinetti (USP), João S. Whitaker (USP), Caio Santo Amore( USP), Karina Leitão ( USP).



Link da inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCm_GPm8VfpLcVYeHNzsior2WiYD-wpLmRdZhZMCkFzw5KYw/viewform


Link do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/br-cidades

29 visualizações