top of page

Núcleo DF

Fórum_youtube.jpg

O III Fórum submetido ao Edital Casas de Cultura da UnB  de 2020 no SIGAA “Núcleo DF metropolitano do Projeto Brasil Cidades - PEAC FAU DEFENDE A UnB”, foi pensando no formato de 7 eventos até o final de março de 2021 correspondendo aos 7 eixos temáticos do núcleo DF, propõe trazer contribuição na Agenda Urbana para os planos do território em tempos de pandemia. Seis desses eixos foram destacados ao longo de oficinas temáticas durante o ano 2019 e resultou em uma compilação de objetivos norteadores: 1. Lutas urbanas, movimentos sociais, mulheres, negritude e LGBTI’s; 2. Direito à moradia, direito à cidade, Athis; 3. Direito à mobilidade e uso do solo; 4. Saneamento, saúde e meio ambiente, campo/cidade, agroecologia e alimentação; 5. Política de cultura, patrimônio, arte e educação - infância e juventude; 6. Economia, justiça urbana, terra e classes sociais; E o sétimo eixo, que nasceu em decorrência de ações de novos participantes do Br Cidades: 7. População em situação de rua e em ocupações transitórias.

 

Nessa conjuntura de pandemia, o Núcleo DF do Br Cidades optou por organizar os seus encontros mensais de forma virtual. O tema dos planos do território em tempo de pandemia responde à agenda distrital atual em que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, deve ser renovado este ano 2020. Sendo a participação um componente essencial na formulação das diretrizes de planejamento, decidimos trazer esse tema para a discussão em cada um dos eixos do Núcleo.

 

Foi muito importante trazer a questão da participação nos planos do território quando sabemos que o acesso à tecnologia e à internet não é universal. Cada Live foi composta por duas mesas, cada uma com 5 a 6 pessoas entre palestrantes, mediadores e relatores, perfazendo um total de 70 pessoas envolvidas na participação direta da construção da "Agenda Urbana Popular Participativa para revisão do PDOT em tempos de pandemia". As Mesas foram estruturadas em 45 minutos de apresentação e 30 minutos de debate e respostas às eventuais perguntas no chat do canal YouTube Canal CALUnB onde foi realizada a transmissão ao vivo. Foram 7 Lives, além da Mesa de Abertura com o diretor da CAL, o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do DF e entidades profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo e contabilizou-se até o momento mais de 2.000 visualizações.

III Fórum do Núcleo DF Metropolitano do BrCidades

MESA DE ABERTURA

População em situação de rua, em ocupações transitórias e ambulantes

LIVE 1

Economia, justiça urbana, terra e classes sociais

LIVE 2

LIVE 3

Lutas urbanas, movimentos sociais, mulheres negritude e LGBTI'S
Política de cultura, patrimônio, arte e educação - infância e juventude

LIVE 4

LIVE 5

Direito à moradia, direito à cidade, ATHIS e regularização fundiária

LIVE 6

Direito à mobilidade e uso do solo

LIVE 7

Saneamento, saúde e meio ambiente campo/cidade, agroecologia e alimentação
bottom of page