top of page

Transmasculinidades e reforma urbana: quem a cidade reconhece como cidadão?

Gab Van

20 de fev. de 2026

BrCidades no Jornal GGN

Uma cidade democrática exige que a pluralidade de corpos e trajetórias esteja contemplada em sua estrutura institucional.


O dia 20 de fevereiro marca o Dia Nacional da Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas. A data remete ao I Encontro Nacional de Homens Trans (ENAHT), realizado em 2015, considerado um marco de organização política coletiva dessa população no Brasil.


Mais do que uma referência identitária, a data permite refletir sobre cidadania e acesso a direitos. A experiência das transmasculinidades evidencia limites estruturais da cidade brasileira e revela como o planejamento urbano, as políticas públicas e os serviços estatais ainda operam baseados em modelos rígidos de gênero.


A cidade moderna foi organizada a partir de uma divisão social que pressupõe papéis fixos: homens cisgêneros como sujeitos produtivos e mulheres cisgêneras como responsáveis pelo cuidado e reprodução social. A família heterossexual aparece como unidade central desse arranjo. Corpos que não correspondem a essa organização não apenas enfrentam preconceito, mas encontram barreiras institucionais concretas.


As pessoas transmasculinas ocupam um lugar específico nesse cenário. Ao serem reconhecidas socialmente como homens, passam a vivenciar mecanismos de suspeição, violência e exclusão associados às masculinidades periféricas. Simultaneamente, perdem proteções sociais historicamente direcionadas às mulheres e não acessam plenamente os direitos estruturados para homens cisgêneros.



Gab Van é homem trans preto, articulador político-social, defensor dos direitos humanos, coordenador geral da Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro, cofundador e diretor executivo da Liga Transmasculina João W. Nery , coordenador do projeto Transmasculinidades no poder, colaborador da Rede BRcidades, articulador no núcleo Rio de Janeiro no GT LGBTQIAPN+ e assessor parlamentar da Deputada Estadual Dani Balbi.


Texto na íntegra: https://jornalggn.com.br/artigos/quem-a-cidade-reconhece-como-cidadao-por-gab-van/





Pilha de jornais
bottom of page