top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 01 a 07 de novembro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Nesta semana, a agenda do BrCidades está chegando mais tarde. Esta foi a nossa maneira de fazer silêncio em homenagens às pessoas amadas e amigas que não estão mais aqui.


Agora, voltamos a transformar este silêncio em ação. Ação que se faz juntas, juntos e juntes.


Por isso, reforçamos o convite para a construção do ENCONTRO NACIONAL PELO DIREITO À CIDADE, proposto por entidades e organizações da sociedade civil, que acontecerá no primeiro semestre de 2022. A comissão provisória composta pelas entidades citadas abaixo, convida aos movimentos, entidades e organizações a aderirem a construção desse encontro com a participar da 1ª Plenária Encontro Nacional pelo Direito à Cidade, que acontecerá na sexta, dia 5, às 19h.


COMISSÃO PROVISÓRIA: AMB (@amb_feminista) / BrCidades (@brcidades) / Campanha Despejo Zero (@campanhadespejozero) / Coalizão Negra por Direitos (@coalizaonegrapordireitos) / FNRU (@forum.reformaurbana) / IBDU (@ibdu_oficial) / Movimentos Populares Urbanos / Ondas (@ondas.observatorio) / Plataforma Dhesca (@dhescabrasi).



03 de novembro, quarta-feira


16h

BRASIL POPULAR: A Questão Ambiental e o Desenvolvimento no Brasil

Com Camila Mudrek, da Coordenação Nacional do MAM e Tádzio Peters, Professor da Universidade Federal de Viçosa. Assista na TV B247:



17h

1º Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole

Como fazer políticas urbanas e ambientais considerando não somente a esfera do município, mas da região metropolitana? Esta é uma das questões chave propostas para o ‘I Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole’, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A transmissão será pelo canal oficial do CAU/SP no Youtube. O encontro reunirá especialistas, professores, pesquisadores e representantes do poder público, para discutir os desafios de planejamento, a gestão dos municípios e das regiões metropolitanas. Assista aqui. Confira a programação e participe! Acesse neste link.


18h30min

Conversa COLAB #1 - Tema: Espaço Público, Crise Sanitária e Isolamento Social

O Laboratório colaborativo para a cidade pós-pandêmica acontece de forma gratuita e online entre 03 de novembro e 10 de dezembro. Convidados: Barão di Sarno (Instituto a Cidade Precisa de Você, São Paulo), Maria Ester de Sousa (ARCA, BR Cidades, PUC-GO, Goiânia). Moderador: Adriana Bernardi (CAU-GO). Mais informações em https://www.colabcidade.com.


19h

Curso Dilemas da Sociedade Brasileira

A sétima aula do curso Dilemas da Sociedade Brasileira tem como tema "Educação e Cultura". Com a mediação de Rosa Amorim, militante do Levante Popular da Juventude e Diretora da Cultura da UNE, recebemos Juca Ferreira, ex-Ministro da Cultura do Brasil; Olgamir Amâncio, Decana de extensão da Universidade de Brasília (UNB) e Julia Aguiar, vice-Presidente da União Nacional dos Estudandes (UNE). Assista:



19h

Live SENGE-BA Ponte Salvador-Itaparica: Realidade ou Ficção?

Com Robinson Almeida. Assista no Youtube do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA), link aqui.


3, 4 e 5 de novembro - quarta, quinta e sexta-feira


19h

11º Seminário de Urbanismo da Bahia

O grupo de pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, realiza o 11º Seminário de Urbanismo da Bahia, o urbBA[21], que ocorrerá de forma virtual nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Esta edição se mobiliza em torno da temática “Por uma arte de cultivar e esperançar cidades”, desdobrando as ideias do cultivar, do esperançar e do construir espaços favoráveis ao florescimento do comum. Nesta quarta-feira, teremos oportunidade de fazer uma abordagem das etapas e métodos das políticas públicas, com o Prof. Claudio Carvalho - Pós EAD - Gestão Saúde. A aula é aberta. Para se inscrever é simples, cadastre-se na plataforma da Sisgeenco por meio do link: http://www.scientia-e.com/sistema/novosis/urbba/2021/ Ative o lembrete direto no YouTube para acompanhar nosso encontro:



3, 4 e 8 de novembro - quarta, quinta e segunda-feira


17h

1º Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole


Como fazer políticas urbanas e ambientais considerando não somente a esfera do município, mas da região metropolitana? Esta é uma das questões chave propostas para o ‘I Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole’, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A transmissão será pelo canal oficial do CAU/SP no Youtube. O encontro reunirá especialistas, professores, pesquisadores e representantes do poder público, para discutir os desafios de planejamento, a gestão dos municípios e das regiões metropolitanas. Assista aqui. Confira a programação e participe! Acesse neste link.


 

04 de novembro, quinta-feira


18h30min

Conversa COLAB #2 - Tema: Tecnologia Social para Cidades Inclusivas

O Laboratório colaborativo para a cidade pós-pandêmica acontece de forma gratuita e online entre 03 de novembro e 10 de dezembro. Convidados: Liza Andrade (UnB, BR Cidades, Brasília), Pedro Markun (Labhacker, Brasil). Moderadora: Carol Farias (Sobreurbana, Goiânia/Lisboa). Mais informações em https://www.colabcidade.com



04,11,18 e 25 de novembro - todas as quintas


19h

Minicurso Patrimônio cultural, resistências e periferias – UERJ e UniEmancipa

INSCRIÇÕES ABERTAS • CURSO ABERTO • GRATUITO • ONLINE

A Universidade Emancipa e a UERJ iniciam em parceria o Minicurso Patrimônio cultural, resistências e periferias. O curso promove o debate do patrimônio cultural como uma ferramenta importante nesse processo de revisão e ampliação do ensino e do conhecimento histórico em prol do direito à memória, sobretudo sob uma perspectiva popular, negra e indígena. Certificado de 8h horas de atividade acadêmica pela UERJ e UniEmancipa. INSCREVA-SE: https://www.even3.com.br/pcrep2021/. Assista no YouTube da Rede Emancipa, link aqui.


 

Sexta-feira, 05 de novembro


18h

1a PLENÁRIA DO ENCONTRO NACIONAL PELO DIREITO À CIDADE: UM CONVITE À PARTICIPAÇÃO


Estamos vivendo um período de acentuada transição. Em grande parte do mundo e também no Brasil, a desigualdade social se aprofunda com a concentração da riqueza sob hegemonia do capital financeiro. Entidades e organizações da sociedade civil estão propondo a organização do Encontro Nacional pelo Direito à Cidade, que acontecerá no primeiro semestre de 2022. A comissão provisória composta pelas entidades citadas abaixo, convida aos movimentos, entidades e organizações a aderirem a construção desse encontro com a 1ª Plenária, que acontecerá dia 05/11/21 às 18:00h.

Todas as organizações que assinaram a Carta receberão o convite para a plenária! Não perca!


🚩 COMISSÃO PROVISÓRIA:

AMB (@amb_feminista)

BrCidades (@brcidades)

Campanha Despejo Zero (@campanhadespejozero)

Coalizão Negra por Direitos (@coalizaonegrapordireitos)

FNRU (@forum.reformaurbana)

IBDU (@ibdu_oficial)

Movimentos Populares Urbanos

Ondas (@ondas.observatorio)

Plataforma Dhesca (@dhescabrasi)


18h30min

Conversa COLAB #3 - Regeneração do Ambiente: Cidade + Sociedade

Laboratório colaborativo para a cidade pós-pandêmica acontece de forma gratuita e online entre 03 de novembro e 10 de dezembro. Convidados: Taícia Marques (Periferia, UNALM, Perú), Gerson Neto (ARCA, Goiânia). Moderador: Bruna Arruda. Mais informações em https://www.colabcidade.com/



05 de novembro a 03 de dezembro

Curso Os desafios da moradia no centro de São Paulo

Neste curso iremos apresentar e discutir os processos históricos e atuais ocorridos no centro de São Paulo e algumas das possibilidades de intervenção até agora ocorridas que tiveram como objetivo a justiça social. A carga horária será de 10 horas, com 5 aulas de 2 horas cada. O curso é pago. Plano de aulas, mais informações e inscrições aqui.



5, 6, 12 e 13 de novembro

Sequência da oficina REGIÃO NORTE EM DEBATE: RECONHECENDO DIREITOS PARA A INCLUSÃO SOCIOESPACIAL

Vamos desenvolver e ampliar o diálogo entre Universidade, Poder Público e Movimentos Sociais organizados (populares e profissionais), com destaque para os que desenvolvem ações dirigidas à Região Norte de Natal, na perspectiva da afirmação dos princípios e práticas da gestão democrática, monitoramento das políticas urbanas e gestão territorial, no contexto da cidade e sua Região Metropolitana. Iniciada em 28 de outubro, a oficina segue nos dias 5, 6, 12 e 13 de novembro. Siga em https://www.instagram.com/p/CUgG-1DlW5V/. Para mais informações FIQUEM LIGADOS nas redes do Fórum Direito à Cidade. Para inscrições: [https://www.even3.com.br/regiaonorteemdebate/].



 

Sábado, 06 de novembro


9h30min

Presencial - MSTC convida para debate na Ocupação Nove de Julho

Convite para quem estiver em São Paulo no sábado: Debate na Ocupação Nove de Julho, com integrantes do FIO, uma assessoria técnica formada pelo movimento MSTC, Movimento Sem Teto do Centro. Endereço Rua Álvaro de Carvalho, 427.



Das 10h às 17h

Workshop COLAB Co-Criação

Workshop digital colaborativo para co-criação de ideias para a cidade, tendo em conta o

contexto pós-pandêmico, as alterações climáticas e os ODS. Mais informações em https://www.colabcidade.com/


 

Veja também:


26 de outubro é dia de Tarifa Zero

Desde o ano passado, as pautas do direito ao transporte se tornaram ainda mais urgentes. Por Maria Paiva Lins e Mauro Paiva Lins. Leia em:



Núcleo Brcidades Maringá participa de publicação da Pro-Reitoria de extensão da UEM voltada à tecnologia social de comunicação científica

O que é uma cidade? Fiquei me fazendo essa pergunta por alguns dias, quando me comprometi a escrever sobre planejamento urbano aqui para o C². Leia aqui:



Podcast BrCidades Cidades Coletivas

Cidades Coletivas #2 - Um mosaico sobre o direito à cidade

No segundo episódio da série, a intersecção de assuntos sobre o direito à cidade tem como foco a saúde física e mental da população que vive nas cidades brasileiras; Abordamos esse assunto a partir de dois pilares importantes: a mobilidade urbana e o saneamento. Conversamos com Isabela Soares Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec e Abelardo Oliveira Filho, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Roteiro, entrevistas e apresentação: Claudia Rocha Edição e sonorização: Emerson Ramos Idealização e produção: Br Cidades. Ouça aqui:



Para quem perdeu - ou quiser ouvir de novo - o primeiro episódio do Podcast BrCidades Cidades Coletivas, acesse aqui.



Pastoral do Povo de Rua, Campanha Despeja Zero e Zeis Tototó ganham o Prêmio FNA 2032

Instituído para reconhecer iniciativas que dialoguem em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, o Prêmio FNA 2021 contempla três iniciativas este ano: a Pastoral do Povo de Rua (SP/Nacional), a Campanha #DespejoZero (Nacional) e a ZEIS Tororó – Comunidade Monsenhor Rubens Mesquita (BA). Leia aqui.



IBDU E FNRU apresentam: Direito à Cidade e Direito à Moradia

A cidade é uma construção coletiva de todas e todos. Uma cidade boa para se viver é aquela que garanta a sua população o direito de estar numa moradia adequada, ventilada e iluminada. Com rede de água, esgoto, luz, internet e transporte fácil. Que tenha uma praça, uma escola e trabalho perto, seguros e acessíveis. Chamamos isso de Direito à Cidade. Neste vídeo, produzido em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), falamos sobre a construção excludente das cidades brasileiras e como essa lógica impacta o direito à moradia de milhões de pessoas de baixa renda. Assista o vídeo completo e não se esqueça de SE INSCREVER no canal do IBDU no Youtube: https://bit.ly/3EtDCXr


 

Para deixar no radar…


Inscrições até 16 de novembro

Seleção de Palestrantes para curso de capacitação Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Projeto TraDUS, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR e a Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, está selecionando profissionais para participar como palestrantes de seu primeiro curso de capacitação - o Curso de Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável. Serão selecionadas 6 pessoas, dos setores público e privado e da sociedade civil, para relatar experiências locais em desenvolvimento urbano. As inscrições vão até dia 16/11. Para mais informações e conferir o edital, clique no link: http://tiny.cc/edital59_traDUS ou através do site http://www.fgduque.org.br/


Inscrições até 21 de novembro

Chamada de Trabalhos para o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

O encontro traz como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. A fim de apoiar esse processo, procuraremos promover as discussões ao longo do II Fórum por meio de três eixos: Marcos, Meios e Provocações. Sabemos que os eixos não são estáticos ou independentes, mas para fins metodológicos, incentivamos todos os interessados a trazerem suas inquietações balizadas nesses eixos, em sintonia com a atuação no campo da assessoria técnica popular. A Chamada de Trabalhos ficará aberta entre os dias 20 de outubro a 21 de novembro de 2021. Outras informações, os modelos para cada categoria e o link para submissões estão disponíveis no site do II Fórum: https://forumpopularne.wixsite.com/2forum.


Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC convida estudantes, pesquisadoras(es), arquitetos(as) e urbanistas, artistas e coletivos artísticos a enviarem proposições para a exposição-festival "Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum", que se realizará em 2022 no Museu da Escola Catarinense ( MESC) e em seu entorno na área central de Florianópolis. O evento visa organizar iniciativas que tenham a vida urbana como tema e/ou como parte de seu repertório, sob a forma de fotografias, vídeos ( documentais e ficcionais), performances, intervenções, rodas de ativação e oficinas. Link para o edital:


Concurso de Mobiliário Urbano COLAB Cidade - de 6 a 28 de novembro 2021

Conhece o COLAB Cidade, que está sendo realizado pela Sobreurbana em parceria com o Coletivo Centopeia e o Instituo Bacae, com patrocínio do CAU Goiás. COLAB Cidade é um projeto cultural com uma agenda que propõe a reflexão, geração de ideias e partilha de soluções voltadas aos desafios da cidade pós-pandêmica, diante as alterações climáticas. Concurso de projetos de mobiliário urbano de fácil execução, baixo custo e partilha aberta, para inspirar e apoiar comunidades e organizações a empreenderem melhoramentos de forma autônoma em seus territórios.


9 de novembro

ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários

Segundo dados da campanha despejo zero, existem quase 100 mil famílias ameaçadas por conflitos fundiários no Brasil. Apesar dos avanços na aprovação de leis que suspendem os despejos na pandemia, sabemos que essas leis determinam um prazo para tais suspensões e que só abrangem parte dessas famílias. Esse debate é um convite ao engajamento do campo da arquitetura e urbanismo social para se somar aos esforços de apoio técnico na construção de alternativas que assegurem o direito à moradia dessas famílias. A partir de experiências concretas de ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários, queremos aprofundar formas de ampliar essas ações pelo Brasil. Será no dia 9 de novembro, às 17h. Link para inscrição: https://forms.gle/sxjV9SHrDkEC36f69



19 e 20 de novembro

II Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara

O encontro será realizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara de modo virtual, nos dias 19 e 20 de novembro, com celebração, falas inspiradoras e feiras de boas práticas para fomentar a organização territorial do pacto para 'realmar a economia'. Confira a programação e faça inscrição gratuita:



22 a 28 de novembro

Dentro da programação, dia 26 acontece a entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano para Regina Bienenstein. O reconhecimento é concedido anualmente a profissionais que se destacaram por sua atuação voltada ao desenvolvimento da profissão e das cidades brasileiras. O Encontro acontece de forma virtual nas redes da FNA.


--------------------------------------------


28 de novembro

VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SP

A Defensoria Pública de SP abriu inscrições para seu VIII Ciclo de Conferências, que será realizado a partir de novembro. Os ciclos são promovidos a cada dois anos, para a Defensoria ouvir a população de SP e receber propostas de atuação. Neste ano, devido à pandemia, os debates serão feitos à distância, por videoconferência. Para inclusão das pessoas sem acesso à tecnologia, serão reservadas vagas para participação nos eventos usando equipamentos da Defensoria, a partir das Unidades da instituição. Todos os eventos são gratuitos e terão intérprete de Libras. As vagas são limitadas. Acesse programação e inscrições: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=9938



9, 10 e 11 de dezembro

Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Programação e inscrição: www.endhas.com



Cúpula dos Povos Rio+30

A "Cúpula dos Povos Rio+30”, que o BrCidades participa da organização, acontecerá de 25 a 27 de maio de 2022. Fique de olho, em breve traremos mais informações.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page