• brcidades2017

Agenda semanal - 02 a 08 de maio

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política


GRILEIROS BLOQUEIAM ACESSO À ÁGUA E COMIDA EM OCUPAÇÃO NO DF


📱Saiba mais: https://mst.org.br/2022/05/02/grileiros-bloqueiam-acesso-a-agua-e-comida-em-ocupacao-no-df/


🚩 Na manhã deste sábado, 30, cerca de 300 famílias do MST ocuparam uma área na região do núcleo rural Rio Preto, em Planaltina, Distrito Federal. A ação fez parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre em todo país durante o mês de abril, e este ano traz o lema com o lema “Reforma Agrária Popular: por terra, teto e pão”.


👩🏽‍🌾A área ocupada é pública e vem sendo alvo de especulação imobiliária por parte de grileiros, prática esta que se alastra por todo Distrito Federal. O objetivo da ocupação foi denunciar o caso e exigir a retomada da criação de novos assentamentos da Reforma Agrária. Ainda há a suspeita de que mananciais presentes no local estavam sendo contaminados pelo uso de agrotóxicos.


✊🏽Em retaliação à ocupação, grileiros da região bloquearam com um trator a passagem de qualquer pessoa na estrada que dá acesso ao local. Portando armas de fogo, eles ameaçam qualquer pessoa que tente passar pela via, que é pública. Inclusive, o acesso de água e comida está impedido desde sábado, por conta da ação dos grileiros. Policiais chegaram a ir até o local. No entanto, nada estão fazendo para desbloquear a passagem, mantendo as famílias em cárcere privado.


#AbrilDeLutas #TerraTetoEPão #TodosPelaReformaAgrária #AgronegócioMata



 


Segunda-feira, 02 de maio


17:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | A proliferação de doenças e o espaço urbano! Dengue e COVID-19 em Campinas


A proliferação de doenças e o espaço urbano! Dengue e COVID-19 em Campinas

Exposições e Roda de Conversa - 02 e 03 de Maio de 2022


Evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade!


O evento será realizado de maneira presencial na PUC de Campinas - Campus 01 - Prédio H10 - Sala 604 na forma de um debate e roda de conversa para a discussão sobre o ambiente urbano e a incidência das doenças considerando o contexto de campinas como o município como um dos mais afetados pela dengue nos últimos 10 anos. A roda pretende abrir um espaço de diálogo entre participantes da academia, organizações e entidades sociais e a população que já passou por grupos focais dentro do contexto da pesquisa.


Contamos com a sua participação





18:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | AÇÕES DEMOCRÁTICAS: ENCONTROS DOS PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS


O BR Cidades, a partir do GT PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS, convida a todes para o evento preparatório da Conferência Popular pelo Direito à Cidade: "AÇÕES DEMOCRÁTICAS: ENCONTROS DOS PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS".


O objetivo é oportunizar um espaço para que experiências democráticas em pequenos e médios municípios sejam mais amplamente conhecidas e debatidas, se colocando como referência para a construção de uma nova agenda urbana para estes territórios.






19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | SEGURANÇA PÚBLICA E REFORMA URBANA


❗A centralidade do tema da segurança na agenda pública brasileira, na vida urbana, e a sua complexidade, reclamam a definição de diretrizes e estratégias que convirjam para os esforços de construção do Direito à Cidade.

Com o propósito de organizar diretrizes que possam nortear os debates a serem realizados na CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE, a ser realizada no mês de junho de 2022, propomos a realização de um debate público reunindo algumas das entidades que têm incidência na produção de conhecimento científico para o tema.

O evento preparatório será realizado de forma remota, no dia 02/05/2022 às 19h00, reunindo a exposição de representantes de entidades com possibilidade, seguida de espaço aberto para manifestações e aprovação de documento síntese das discussões a ser levado para a Conferência.

Participantes:

Abertura: Ermínia Maricato (Br Cidades)

Mediação: Renato C. P. De Vitto (Br Cidades)

Painelistas:

David Marques – Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Carolina Ricardo – Instituto Sou da Paz

Hugo Leonardo – Instituto de Defesa do Direito de Defesa

Gabriel Sampaio – Conectas Direitos Humanos

Rafael Serra – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais


Se inscreva pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelqfH4UI4wBdqEAwuY5yhhtE4QMRma-OmErYITxiK3lzyMvA/viewform




 

Terça-feira, 26 de abril


9:00h - 12:00h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Curso Direito à Cidade: participação, lutas urbanas e democracia


📢 Curso aberto - DIREITO À CIDADE: PARTICIPAÇÃO, LUTAS URBANAS E DEMOCRACIA, com Paolo Colosso e Thiago Trindade.

O curso acontecerá as terças feira, das 9h às 12h.

Inscrições gratuitas pelo link: https://bityli.com/lCldA


✊🏼 Não perca! Vamos construir coletivamente a Conferência Popular Pelo Direito à Cidade.

Saiba mais em www.confpopdireitoacidade.com.br





19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Mulheres, raça e direito à cidade


📣Companheiras, segue o formulário para a inscrição no nosso Encontro Preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade:


📍 https://forms.gle/HDZHC46KLNvCnEBw7


⚠️As inscrições seguem abertas até as 12h00 do dia 02 de maio de 2022!




19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Ocupações Urbanas e Luta por Moradia


📢 CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE 🏳️


O MTD te convida para participar de nossos eventos preparatórios para a Conferência Popular pelo direito à cidade.


▫️ 03.05 ÀS 19H: Ocupações Urbanas e Luta por Moradia


▫️ 05.05 ÀS 19H:Pontos populares de trabalho e geração de renda


Os encontros virtuais serão realizados no youtube do MTD Nacional, e fazem parte de nossa preparação para a conferência popular pelo direito à cidade, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2022, em São Paulo.


DIREITO DE MORAR!

MORAR COM DIREITOS! 🏳️


https://www.instagram.com/p/Cc8YFA0LZNC/?igshid=YmMyMTA2M2Y=






20h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade |Agir Local: Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sócio-Territorial


Vai ter evento preparatório para a Conferência Popular Direito à Cidade, sim!


A FNA, em parceria com o BrCidades e o Instituto de Arquitetos do Brasil, vai reunir diferentes profissionais para discutir a assistência técnica em prol do desenvolvimento sócio-territorial dos municípios brasileiros. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado através da plataforma zoom.


Agir Local: Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sócio-Territorial

03/05

20h

Plataforma Zoom: https://us06web.zoom.us/j/86012483513?pwd=K09XT2Q0emtzdFdPVHdrOWpIcElHZz09&fbclid=IwAR0zwamtNNQ53J8J1Toha_f5jsmHGUnWsFdjyHDQzW6YvF2ZSfnik6rI1ZY#success





 

Quarta-feira, 04 de maio


09h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Universidade e cidade: que aprendemos da nossa pesquisa e extensão?


O seminário “Universidade e cidade: que aprendemos da nossa pesquisa e extensão?” visa discutir pesquisas e atividades recentes desenvolvidas pelo LABHAB-@fauusp e de parceiros estratégicos.


Ressaltar resultados de pesquisas, sua articulação histórica e contribuir para formulação de políticas urbanas que efetivamente diminuam a desigualdade socioespacial são os objetivos do seminário, uma contribuição da universidade pública à esse debate.


O evento é parte das atividades preparatórias para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade @confpopdireitoacidade, que tem o @brcidades como uma das organizações promotoras.


O seminário será realizado no dia 04 de maio, manhã e tarde, e a transmissão será feita pelo canal de YouTube do LABHAB.





18h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | ATHIS como política pública: o que conquistamos e como avançar


ATHIS como política pública: o que conquistamos e como avançar


Ÿ👉 Data/horário: 4/5/2022, quarta-feira, das 18 às 20 h.


A temática da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) tem sido objeto de uma ampla mobilização para implementação da Lei Federal 11.888/2008, que propõe assegurar “às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social”. A lei de Athis, como é conhecida, representa um grande avanço legal, ainda com limitações práticas, uma vez que, não sendo regulamentada, não define recursos orçamentários para tal finalidade. O amplo leque de possibilidades de atuação que vem sendo construído pelos diversos segmentos sociais será debatido na mesa proposta, na perspectiva de avanços para a conquista de cidades melhores e mais justas.

Participantes:

- Angela Gordilho (LabHabitar, RAU+E/ UFBA-Org.)

- Liza Andrade (Periférico, FAU/NPCT/CEAM/UnB)

- Eleonora Mascia (Presidente FNA)

- Lucas Lessa (SEUMA-Prefeitura de Sobral)

- Marcela Monteiro (Assessoria Técnica Popular NE)

- Marli Carrara (União por Moradia Popular - BA)

Mediação:

- Rafael Viana (BrCidades-Bahia)

https://www.youtube.com/watch?v=RCdc-fyaAZE




 

Quinta-feira, 05 de maio


18h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade |O TTC no Rio de Janeiro: segurança da posse e autogestão como alternativa para a moradia


Gostaríamos de convidar a tod@s para a LIVE "O TTC no Rio de Janeiro: segurança da posse e autogestão como alternativa para a moradia". Ela compõe o ciclo de eventos preparatórios para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade.


🔹 Quando? - Dia 05 de maio de 2022, às 18h


🔹 Como participar? - Basta preencher o formulário: https://forms.gle/Ajhg2qnH9zUFvZbR6


🔹 Palestrantes: Neide Mattos (Cooperativa Esperança), Ailton Lopes (Trapicheiros), Ricardo de Mattos (NUTH) e Sandra Kokudai (Fundação Bento Rubião)


📲 Contaremos com transmissão ao vivo pelo canal do BR Cidades no YouTube": https://www.youtube.com/c/BrCidades


Não perca!


Um abraço da Equipe TTC! ✨

Theresa, Tarcyla, Felipe, Rebeca, Beatriz e Thamirez





19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | MOBILIDADE URBANA - Um percurso para o direito à cidade


F📣O NÚCLEO DF METROPOLITANO do BrCIDADES convida geral para participar da roda de debate e proposição MOBILIDADE URBANA - Um percurso para o direito à cidade. 📣


❗Evento Preparatório da CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE ❗


✨Programação:✨


⚡19h - SUBJETIVIDADE NA MOBILIDADE

CLEOMAR MANHAS Inesc/Movimento Nossa Brasília

MAX MACIEL RUAS - Rede Urbana de Ações Socioeducativas


⚡19h30 - Cenários da Mobilidade: IMPOSIÇÃO E UTOPIA

PAIQUE SANTARÉM Movimento Passe Livre


⚡20h - mobilidade: GÊNREO, RAÇA ECLASSE

CAMILA GALETTI Juntas DF

MIRANDA GOMES Instituto 3Digitais Negras

NEIVA LOPES Sindmetrô -DF


⚡Moderação: SILMARA VIEIRA


ATENÇÃO!!! O Evento ocorrerá PRESENCIALMENTE

Local: Objeto Encontrado CLN 102 Bl. b - Asa Norte

Telefone para contato: 61- 985251234

Nos vemos lá! 🔥





19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade |Orçamento, Moradia e Monitoramento Popular


Orçamento, Moradia e Monitoramento Popular!


Conferência Popular de Habitação e da Campanha UOH! É urgente um orçamento para habitação, convidam para reunião aberta! O encontro será na quinta-feira, 05 de Maio, das 19h às 20h30, pelo google meets.


A reunião faz parte da série de eventos preparatórios da Conferência Popular pelo Direito à Cidade e tem a seguinte pauta:


1) Contextualização sobre a Conferência Popular pelo Direito à Cidade;

2) Campanha UOH: Metodologia e resultados;

3) Conferência Popular de Habitação: Memória e resultados;

4) Incidência das articulações no PPA e resultados;

5) Debate aberto com inscritos


Participe! Inscreva-se até 03 de Maio pelo link:

bit.ly/UOH_participe






19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Pontos populares de trabalho e geração de renda


📢 CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE 🏳️


O MTD te convida para participar de nossos eventos preparatórios para a Conferência Popular pelo direito à cidade.


▫️05.05 ÀS 19H: Pontos populares de trabalho e geração de renda


Pablo Bandeira - Advogado e militante do MTD


Elisa Maria - MMM e do Movimento Brasil Popular em Pernambuco


Mauro Cruz - Empreendimento ABM Orgânicos e MTD em RS


Liliam Daniela - Socióloga, atua no Conselho de Habitação e MTD em Minas Gerais.


Os encontros virtuais serão realizados no youtube do MTD Nacional e fazem parte de nossa preparação para a conferência popular pelo direito à cidade, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2022, em São Paulo.


DIREITO DE MORAR!

MORAR COM DIREITOS! 🏳️


#MTD#conferenciapopular#Brasil#lutapormoradia#Cidades





 

Sábado, 07 de maio


15h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Crise Climática e prevenção de desastres na Baixada Santista: impactos ambientais e habitacionais


Núcleo BrCidades Baixada Santista convida para evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade.

Data: 07/05 (sábado) às 15h virtual

Tema: Crise Climática e prevenção de desastres na Baixada Santista: impactos ambientais e habitacionais.

Para debater o assunto que impacta as ocupações das encostas dos morros e das áreas costeiras inundáveis, contaremos com:

Ivan Maglio – Dr. em saúde Ambiental que abordará Cidades Resilientes e Riscos Climáticos:Vulnerabilidades Socioambientais;

Alexandra Sampaio - Engenheira, mestre em Ciências Ambientais que abordará o Sistema de apoio à gestão costeira integrada e de alertas de eventos meteoceanográficos extremos no litoral paulista - AquaSafe Santos;

Cassandra Maroni Nunes - Geóloga pelo Instituto de Geociências da USP abordando Riscos: a população vulnerável deve ser parte ativa das soluções; e

Celso Santos Carvalho - Engenheiro pela Escola Politécnica da USP tratando da Adaptação à crise climáticas.

Na segunda parte da live teremos um diálogo com lideranças e moradores que vivem nos locais afetados pelos eventos que apresentarão a realidade das suas comunidades e também boas práticas de projetos em desenvolvimento (Campanha Despejo Zero BS, GT ATHIS BS e REURB).

Contaremos com a apresentação da arquiteta Mônica A. Viana e com a moderação pelo Geólogo Marcos Bandini do BrCidades – Núcleo Baixada Santista. Agende-se e participe! 🤩✨




 

Para deixar no radar…


Direito, Inclusão, Extensão: potencialidades e limites da forma jurídica nas práticas e saberes populares

O evento organizado por BrCidades; FENED; Escola Paulo Freire; Núcleo de Direito à Cidade; SAJU; XI de Agosto acontecerá ainda esta semana! A data será divulgada nas redes do BrCidades

Conferência Popular Pelo Direito à Cidade

Dias 3, 4 e 5 de junho em São Paulo, SP. Mais informações: https://www.confpopdireitoacidade.com.br/


 

Leia também:


Organizações sociais e a Campanha Despejo Zero lançam o GUIA PRÁTICO DE ENFRENTAMENTO AO DESPEJO Elaborado pela @terradedireitos , @institutodemocraciapopular e núcleo Curitiba da Campanha Despejo Zero, o material dialoga com as realidades de luta por moradia de Curitiba e Região Metropolitana da capital e conta ainda com o apoio de mandatos progressistas e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná.

#DespejoZero ➡️ Baixe a cartilha no link:

bit.ly/GuiaEnfrentamentoDespejo


Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros


Opulência, segregação social e fome nas capitais do agronegócio, por João Peres e Tatiana Merlino Leia o artigo na íntegra: https://jornalggn.com.br/agronegocio/opulencia-segregacao-social-e-fome-nas-capitais-do-agronegocio-por-joao-peres-e-tatiana-merlino/



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo