top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 05 a 11 de setembro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Carta Compromisso do BrCidades pelo Direito à Cidade no Estado de São Paulo


A Rede BrCidades, conjuntamente com outras entidades e movimentos sociais, desempenhou importante papel na construção e organização da Conferência Popular pelo Direito à Cidade. O evento, idealizado a partir de uma carta convocatória que contou com a adesão de mais de 600 entidades de todos os estados do país, foi o ápice de um longo e virtuoso processo de organização e aglutinação que contou com 232 eventos preparatórios organizados por diferentes atores das lutas urbanas. Centenas de reivindicações foram levantadas, organizadas em 16 eixos temáticos e debatidas por 600 delegados que se reuniram presencialmente em São Paulo, nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2022.

Esse processo histórico afirmou a centralidade da pauta urbana na agenda de combate a desigualdade social para os muitos atores sociais envolvidos. Entidades, comunidades, movimentos sociais e universidades, entre outros, participaram e foram capazes não só de promover a convergência entre suas potências, mas, sobretudo, de apontar a urgência de se repensar as cidades do Brasil, onde vive mais de 85% de nossa população.

Passado este importante momento, em julho e agosto de 2022, os núcleos do BrCidades do Estado de São Paulo, que subscrevem este documento, reuniram-se para pactuar uma plataforma que oriente a construção de uma nova agenda urbana. Esse documento foi produzido tendo em vista a aproximação das eleições de 2022 no Estado de São Paulo. Com ele, propomos que os candidatos do campo popular aos cargos legislativos estadual e federal e ao governo do estado assumam as propostas abaixo delineadas, que buscam avançar no combate à desigualdade urbana com vistas à melhoria das condições de vida da nossa população


 

Segunda-feira, 05 de setembro


IAB/BR | Pré-venda do livro de centenário “IAB 1921 – 2021”


Se liga no prazo!


Até o dia 05 de setembro o IAB está disponibilizando a pré-venda do livro de seu centenário “IAB 1921 – 2021”, publicado pela editora RioBooks.


A obra custa R$ 160,00, por exemplar.


Para adquirir os interessados devem preencher o formulário que está no link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSe0YB4eDE4W6n.../viewform


Após o cadastro o comprador receberá um e-mail de confirmação.


Os livros serão enviados após a data de lançamento que está prevista para o dia 14 de outubro, no departamento do IAB no Rio de Janeiro, durante as atividades da reunião do Conselho Superior do IAB (COSU).






16:00h

Fundação Rosa Luxemburgo | Curso de extensão “Mulheres em defesa do território-corpo-terra” - Sessão VIII com o tema “Agroecologia”


Chegando a fase final do curso de extensão “Mulheres em defesa do território-corpo-terra”, a Sessão VIII com o tema “Agroecologia” será transmitida na próxima segunda-feira, dia 05 de Setembro, às 16h.


A transmissão acontecerá pelo canal no Youtube da Fundação Rosa Luxemburgo e pelas páginas da Coletiva Diálogos Feministas e Fundação Rosa Luxemburgo. Os links para as transmissões podem ser encontrados na nossa bio aqui no instagram da Coletiva Diálogos Feministas]

Para nos ajudar a dialogar sobre o tema, receberemos três mulheres incríveis, sendo elas:


Nilce Pontes, quilombola do Quilombo Ribeirão Grande e Terra Seca, agricultora agroecológica, participa da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA).


Andrea Sousa, educadora Popular, feminista, atua desde 2005 em territórios rurais. É Assessora Técnica na ONG ESPLAR (Centro de Pesquisa e Assessoria) desde 2014; desenvolvendo atividades relacionadas à agroecologia, sementes crioulas, articulação e formação de mulheres agricultoras organizadas em grupos e Educação do Campo. Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Ceará (UFC).


E coordenando a sessão, Natália Lobo, agroecóloga, pós graduanda no CPDA/UFRRJ, atua na Sempreviva Organização Feminista (SOF) e milita na Marcha Mundial das Mulheres.


Você pode encontrar mais informações sobre o curso no Instagram da Coletiva Diálogos Feministas]





 

Terça-feira, 6 de setembro


19:00h

Armazém do Campo Bahia | MST no Setembro da Diversidade: lutando por liberdade e igualdade de direitos!


Armazém do Campo apresenta: "MST no Setembro da Diversidade: lutando por liberdade e igualdade de direitos!" 🏳🌈🚩 É com muita alegria que o Armazém do Campo inicia o Setembro da Diversidade na Bahia com uma celebração pra lá de especial. 🎊🥳 Para a festa, receberemos a cantora e ícone da música baiana Márcia Short (@marciashortoficial). A artista performática, drag queen e humorista LGBTQIA+, Ginna D'mascar (@ginnadmascar). A agitadora cultural da cena artística soteropolitana, DJ, performer e mãe da Casa Criola, Nola Criola (@nolacriola). A drag queen, cantora e Miss Subúrbio Gay, Shay Rizzo (@shayrizzo) e Tanucha Taylor (@tanuchataylor), Personalidade Trans 2016/18/19 e Musa do Brasil 2019/20. Venha festeja a independência com respeito! 🇧🇷🏳‍🏳🌈 Serviço: MST no Setembro da Diversidade: lutando por liberdade e igualdade de direitos! Data: 6 de setembro Horário: 19h Local: Armazém do Campo Pelourinho GRATUITO! #VemProArmazem #SetembroDaDiversidade




 

Quarta-feira, 7 de setembro


GRITO DOS EXCLUÍDOS - EM TODO O BRASIL


A 26ª edição do Grito dos Excluídos defende a preservação da vida em primeiro lugar e se opõe a tudo que o governo de Jair Bolsonaro representa. “Tem gente que não coloca a vida em primeiro lugar. É triste quando se coloca em primeiro lugar o lucro, a ganância. Além disso, hoje também tem muita gente colocando em primeiro lugar o preconceito, a violência, a tirania. É preciso servir, valorizar e defender a vida. Nesse tempo de pandemia, de morte, a vida precisa retornar ao seu lugar. O grito é esperança”, afirmou Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Neste ano, o lema do Grito dos Excluídos será Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!. Os organizadores apontam que o lema se impôs ao observar a crise social e sanitária imposta pela pandemia mundial de covid-19 e os graves retrocessos sociais impostos pelo governo Bolsonaro.


O Grito dos Excluídos é celebrado anualmente no dia 7 de setembro, quando são realizadas manifestações em vários locais do país. No entanto, por conta da pandemia, parte desses atos será realizada virtualmente e também com carreatas.


Além disso, neste ano, a coordenação estabeleceu que todo dia 7 de cada mês, antes e depois de setembro, será um “Dia D do Grito”, por entender que a exclusão é uma constante durante todo o ano, resultado de um sistema econômico injusto.





16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje: INDEPENDENCIA DO BRASIL E SORTEIO DO LIVRO "A CRISE BRASILEIRA E O PROJETO POPULAR PARA O BRASIL"


No dia 07 de setembro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 com o tema INDEPENDENCIA DO BRASIL, às 16h. Convidados: a confirmar

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247 SORTEIO = Mais uma parceira da Expressão Popular com o Projeto Brasil Popular!!!


🔺 Na próxima quarta, 07 de setembro, durante nossa edição semanal do Programa Brasil Popular na @brasil_247 faremos o sorteio de dois exemplares do livro: A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil.


❓Como participar do sorteio?

Tem que seguir as páginas do @projetobrasilpopular e da @editoraexpressaopopular e marcar um amigo nos comentários.

Pode participar quantas vezes quiser.


🤞 O resultado será divulgado ao final do programa!


19h

Quilombo nos Parlamentos | Live "Aquilombando a Política"


Que tal conhecer candidaturas comprometidas em avançar com a agenda de um Brasil antirracista?


📆 Dia 07/09, às 19H, o Quilombo nos Parlamentos convida a todas, todos e todes para a live "Aquilombando a Política", um encontro marcado com as candidaturas que irão revolucionar o congresso e o parlamento brasileiro.


✊🏾 Não perca essa oportunidade, acesse quilombonosparlamentos.com.br


 

Quinta-feira, 8 de setembro


15:20h

CAU Brasil| Webinário "Como se dividem as cidades? A invenção dos assentamentos informais".


O CAU Brasil, através da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), promove em Rio Branco (AC), entre 8 e 10 de setembro, o Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e Mudanças Climáticas: desafios para o desenvolvimento de cidades justas e resilientes na Amazônia. 🌏🌳💧


❗ Objetivo é posicionar os arquitetos e urbanistas brasileiros diante de temas estratégicos para a preservação da Amazônia. O Projeto Amazônia será apresentado no Congresso Internacional UIA 2023, em Copenhague (Dinamarca).


O Seminário Nacional de Meio Ambiente também vai apresentar o Projeto CAU Educa como ação prática para a conscientização ambiental e divulgar os projetos vencedores do Edital de ATHIS do CAU Brasil 2022. 🏘️📚


▶️ Transmissão ao vivo pelo Youtube!







19:00h

Demodê | Lançamento do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”


No dia 8 de setembro, às 19h, na Universidade de Brasília (@unb_oficial ), será realizado evento de lançamento do livro “República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil”, de autoria de @rodrigolentz (Ipol/UnB). Editado pela @editoraexpressaopopular , o livro faz parte da Coleção Emergências – uma série de publicações organizadas pela Fundação Rosa Luxemburgo que abordam temas candentes no Brasil. O evento é promovido pelo Demodê (Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Sociedade).

O livro está disponível na versão gratuita em pdf (em rosalux.org.br) e também sua versão imprensa estará disponível para venda no local.







 

Sexta-feira, 9 de setembro


18:00h

MST Maceió (AL)| FESTIVAL DE CULTURA POPULAR NA 21ª FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA EM MACEIÓ


🎉 FESTIVAL DE CULTURA POPULAR NA 21ª FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA EM MACEIÓ


✊🏿 O reggae e a resistência da Banda Nação Palmares também estará presente na Feira da Reforma Agrária do MST em Alagoas!


‼ Subindo ao Palco da Praça Central na sexta-feira (09), Nação ocupa mais uma edição do Festival de Cultura Popular marcando com muita força e música boa nossa atividade.


😍 Vem pra Feira do MST!


💡 As atrações do Palco da Praça Central iniciam a partir das 18 horas todos os dias de Feira, na Praça da Faculdade, em Maceió (AL).







 

Para deixar no radar…



BrCidades Rio de Janeiro | Cerimônia de entrega do título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao economista e sociólogo Carlos Vainer

No dia 12 de setembro às 16h, no Salão Pedro Calmon, Praia Vermelha.


#RBDU | O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e a Editora Fórum anunciam a abertura do edital para submissão de trabalhos para o número 15 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico REUB.

O prazo para a submissão dos trabalho vai ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022.

🔎 Acesse o edital: https://bit.ly/3StE0Nj


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site

 

Leia também:


Quem mais sofre os impactos da crise do clima nas cidades? | Em entrevista ao Greenpeace Brasil Em entrevista ao Greenpeace Brasil, pesquisadora do Instituto Pólis repercute estudo sobre quem são as pessoas mais expostas a enchentes, inundações e deslizamentos



Como a rede pública pode transformar o Brasil | 📢 BrCidades na Carta Capital!

Para salvar a Nação e garantir o futuro é necessário recuperar uma geração que hoje sofre com a fome, o desemprego e as consequências da pandemia.



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page