top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 06 a 12 de dezembro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

❗ A situação de desigualdade urbana e social vêm se aprofundando e deixando evidente a necessidade de o poder público resguardar os direitos mínimos a essas famílias. Dentre diversas campanhas e ações, a Campanha Despejo Zero foi uma das organizações mobilizadoras da Liminar concedida pelo STF, a ADPF 828, que suspende despejos durante a pandemia. Essa foi um importante passo pela garantia do direito à vida da população pobre do país em meio à pandemia, cujo vencimento estava previsto para 3 de dezembro deste mesmo ano. Após imensa mobilização da Campanha, bem como de diversas entidades que reivindicam o direito à cidade, o STF prorrogou a liminar até março de 2022. A prorrogação indica a eminente mobilização de diversos setores, como entidades profissionais, movimentos sociais, universidades e quadros técnicos, em torno da evidente desigualdade territorial e social que assola o país e o estado de São Paulo.


Partindo da compreensão de que as raízes dos conflitos fundiários urbanos remontam a um modo de urbanização excludente e espoliativo fundante das cidades brasileiras, é dever do poder público garantir o acesso à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações, preceitos normativos que se encontram na Constituição de 1988. Assim como apontam diversos estudiosos, grande parte da população urbana não consegue se inserir no mercado formal de habitação, o que fica evidente no cotidiano urbano, com a gigantesca cidade ilegal onde a contravenção é regra.


Acesse os dados atualizados em https://www.campanhadespejozero.org/



Segunda-feira, 6 de dezembro


16h

CAU/BA | CAU/BA Dialoga com as Comunidades

Nos dias 6, 8 e 10 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia promove a semana de discussão sobre ATHIS

Intitulado "Casa Digna é seu Direito", as mesas de debates reúnem diferentes profissionais para entender a importância e urgência de tangibilizar o direito à habitação para milhões de cidadãos brasileiros e suas famílias. A presidente da FNA, Eleonora Mascia, ao lado da arquiteta e urbanista Claudia Pires, discutem a assistência técnica na gestão municipal.

Arraste para o lado e confira a programação completa!

É possível se inscrever através em: https://www.sympla.com.br/semana-athis---casa-digna-e-seu...



17h

Canal Resistentes| O Trabalho em 2021: síntese de uma década em degradação


Na segunda feira, dia 6 de dezembro, acontecerá o debate "O TRABALHO EM 2021" organizado pelo canal resistentes, com a palestra de Mauricio Mulinari (economista e pós graduado em Serviço Social, assessor do movimento sindical pelo DIEESE). Link https://www.facebook.com/canalresistentes/


19h

UNIR - Rondônia | I Semana de Direitos Humanos

*I Semana de Direitos Humanos* *A história como dispositivo de invisibilização da mulher*

O evento, organizado por grupos de pesquisa e diversos departamentos acadêmicos da UNIR, acontece entre os dias 06 e 10 de dezembro e será transmitido através do canal da UNIR no Youtube da UNIR.

06/12 – Cerimônia de abertura – Homenagem a Ermínia Maricato – Direitos Humanos na cidade e a invisibilidade das mulheres no espaço urbano https://www.youtube.com/watch?v=Kur_vrvGWUE


19h

Outras Palavras| A reforma financeira de que o Brasil precisa


Há décadas, oligarquia do dinheiro drena as riquezas do país. A resposta pode ser uma rede de bancos públicos ampliada, a redução das dívidas e estímulo às moedas alternativas

Com Ladislau Dowbor e Paulo Kliass Segunda feira, às 19h, link: https://www.youtube.com/watch?v=bI0jDCkaCaQ


 

Terça-feira, 7 de dezembro


13h

Campanha Despejo Zero São Paulo | ATO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO


👀 💪🏿 Olá Companheirada da Campanha Despejo Zero, está acontecendo de hoje até quarta feira no pleno virtual do STF a votação sobre a liminar do Ministro Roberto Barroso, que estendeu até 31 de março de 2022 a suspensão dos despejos em todo Brasil.


📍 Aqui em São Paulo, os Movimentos e Entidades integrantes da Campanha Despejo Zero, decidiram realizar neste dia 07 de Dezembro, à partir das 13 horas, um Ato na Porta do Tribunal de Justiça de São Paulo, por um "Natal sem Despejos" e pedir a aprovação da Liminar do Ministro Barroso no Pleno do STF.


Vamos também solicitar ao Tribunal, uma urgente reunião sobre as questões dos despejos arbitrários e ilegais no Estado de São Paulo.


🔴 Não faltem, às 13 Horas na Praça da Sé, na Porta do Tribunal de Justiça, prorroga STF e por um Natal sem Despejos!


Participe!


Concentração às 13 horas - dia 07 de Dezembro de 2021- na Porta do Trbunal, não Faltem!



 

Quarta-feira, 8 de dezembro


17h

Brasil Popular | Injustiça Fiscal e Rentismo: Desafios Para o Desenvolvimento

AO VIVO | 08 DE DEZEMBRO, ÀS 16H

BRASIL POPULAR

Injustiça Fiscal e Rentismo: Desafios Para o Desenvolvimento.

Quarta, 08 de Dezembro às 16h, conversaremos com Maria Regina Duarte, Presidenta do Instituto Justiça Fiscal e Ladislau Dowbor, Economista e Professor da PUC-SP.

ASSISTA! ÀS 16H, TV B247:






17h

BrCidades Espírito Santo | Envelhecimento ativo, mobilidade a pé e saúde

Vamos conversar sobre envelhecimento ativo, mobilidade a pé e saúde? No canal do YouTube do PPGAU UFES BR, 08/dez, 17 hj.


Nesta 4a feira teremos está roda de discussão a partir da apresentação da pesquisa do pós-doutorado da Professora Daniella Bonatto, realizado na @uporto /@feup_porto


Mobilidade urbana, cidades inclusivas, promoção da saúde são temas também debatidos na agenda urbana do @brcidades e no núcleo do Espírito Santo @brcidades.es





18:30h

II SEMINÁRIO HABITAÇÃO NA AMAZÔNIA e SEMINÁRIO NACIONAL SERVIÇO SOCIAL E HABITAÇÃO: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais


Conferência de abertura - Crise, Pandemia e Desigualdades: impactos na questão urbana e habitacional.


Com Erminia Maricato (LabHab-FAUUSP) e Edmilson Rodrigues (Prefeito de Belém/PA).




 

Quinta-feira, 9 de dezembro


19h

Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) | ABERTURA


Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional de Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.


O evento acadêmico e popular contará com espaço para diferentes formas de apresentação da pesquisa e extensão universitária e valorização das lutas pelo direito humano à água e ao saneamento. Participe! Saiba mais sobre a programação: https://endhas.com/




 

Sexta-feira, 10 de dezembro


10h

Direitos humanos em Guarulhos é tema de fórum na sexta-feira no Adamastor


Os participantes do 3º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos, que tem como tema “Consolidação de um sistema municipal de direitos humanos”, assistirão à palestra “Direitos Humanos na Cidade”, ministrada pela professora Ermínia Maricato, arquiteta e urbanista e fundadora do LabHab, o Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos da FAU-USP e, atualmente, coordenadora nacional do Projeto BrCidades, importante fórum de articulação para a construção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis.


inscrição pelo link bit.ly/3FórumDireitosHumanos.



 

Para deixar no radar…


PERTENCER À CIDADE PARA EXISTIR NA SOCIEDADE

14 de dezembro

Os grupos PET-POL e Demodê, o Núcleo DF do BrCidades e a Frente Parlamentar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizarão Audiência Pública sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Durante o encontro, os grupos da Universidade de Brasília apresentarão estudos e propostas elaborados durante os anos de 2020 e 2021 para a implementação do Direito à Cidade no Distrito Federal.

🗓️14 de dezembro (terça-feira)

⏰10h

▶️www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraDistrital


17 e 18 de novembro

OFICINA: ABORDAGEM ALGORÍTMICO-PARAMÉTRICA APLICADA À GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS

Contempla a temática das tecnologias algorítmico-paramétricas aplicadas à análise e gestão das águas pluviais em meio urbano visando a mitigação dos alagamentos através de soluções baseadas na natureza. Dias 17 e 18 de novembro de 2021 das 14h as 17hs. Local: Laboratório de Informática da UVV, campus Boa Vista. Inscrições gratuitas limitadas a 30 vagas com direito a CERTIFICADO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR (interessados deverão se inscrever preferencialmente até o dia 12 de novembro mediante preenchimento do formulário disponível neste link.


Até 15 de dezembro para submissão de propostas para o XIX ENANPUR

XIX ENANPUR

Em resposta às diversas solicitações recebidas, a Comissão Organizadora do XIX ENANPUR informa que a submissão de trabalhos para Sessões Temáticas, propostas de Sessões Livres e Oficinas será prorrogada até 15 de dezembro de 2021. O envio de trabalhos completos deve ser realizado até esta data pela plataforma da SISGEENCO, disponível no site do evento [http://www.sisgeenco.com.br/eventos/enanpur/2022/] em “submissão” e pelo link direto [http://scientia-e.com/sistema/novosis/enanpur/2022/index.php].

Informamos ainda que, considerando o cenário socioeconômico nacional e a escassez de recursos para a ciência, o valor de inscrição com desconto (lote inicial) será mantido até a realização do evento.

Novas informações serão disponibilizadas nas redes sociais do XIX ENANPUR


2022

Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC convida estudantes, pesquisadoras(es), arquitetos(as) e urbanistas, artistas e coletivos artísticos a enviarem proposições para a exposição-festival "Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum", que se realizará em 2022 no Museu da Escola Catarinense ( MESC) e em seu entorno na área central de Florianópolis. O evento visa organizar iniciativas que tenham a vida urbana como tema e/ou como parte de seu repertório, sob a forma de fotografias, vídeos ( documentais e ficcionais), performances, intervenções, rodas de ativação e oficinas. Para mais informações:

https://posarq.ufsc.br/2021/10/15/edital-02posarq2021-cidades-pos-pandemia-colocar-no-horizonte-uma-obra-em-comum/



 

Leia também:

UNEAFRO - Projeto "JUVENTUDE NEGRA VIVE" | Hortas Agroecológicas Urbanas "Após um ano de atividades, o projeto "Juventude Negra Viva" conclui sua primeira etapa que temos o orgulho de apresentar nesse vídeo.

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos construir três hortas agroecológicas urbanas, que vão desempenhar uma importante função nas comunidades como estratégias de combate ao racismo e à fome. Oferecer alimento de qualidade, ervas medicinais e conhecimento para que a população preta e periféricas possa cuidar de sua saúde, escolher e saber o que come.

Sim, nós podemos comer bem e comer sem agrotóxicos!

Saiba um pouco mais dessa história e tanta gente boa envolvida nessa jornada."

Acesse: https://www.facebook.com/uneafrobrasil/videos/437145574566367


Disponível CARTILHA "O JOVEM NA CIDADES" | BRCIDADES MARINGÁ A cartilha "O Jovem na Cidade" elaborada pelo núcleo BrCidades Maringá já está disponível no site do BrCidades para uso de qualquer município, acesse e confira o material! Acesse: https://www.brcidades.org/materiais-diversos



O que é a rede BrCidades? Contribuições para a democracia brasileira Em mesa expositiva com Roque Werlang, Carina Serra, Íon de Andrade, Goura Nataraj e Erminia Maricato, a rede BrCidades é discutida desde os preceitos que basearam sua criação até o modelo de organização e de incidência que a rede constitui nos dias atuais. As transformações e avanços nas pautas urbanas é evidente em todos os relatos. Saiiba mais sobre a rede BrCidades, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=3j9oSmhQglc&t=483s


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page