top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 06 a 12 de setembro

Atualizado: 8 de set. de 2021

Agenda semanal


A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Vai começar! III Fórum Nacional BrCidades


Chegou a semana de abertura do III Fórum Nacional BrCidades.


E chegou em um momento em que se faz urgente conversarmos e pensarmos juntos como resgatar a democracia no Brasil.


Convidamos a todas, todos e todes para que se juntem a nós nessa reconstrução.


Acompanhe e agende-se. Esperamos vocês!



 

Segunda-feira, dia 06

19h

Plano Diretor de Maringá

Aconteceu nesta segunda, dia 06, às 19h, a Audiência Pública do Plano Diretor de Maringá, com participação do professor doutor João Whitaker Ferreira (FAU/USP), a professora Doutora Beatriz Fleury e Silva (UEM) e a arquiteta Bruna Barroca (diretora presidente do IPPLAM. Reveja neste link.


 

Terça-feira, dia 07

Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem em todo o Brasil, desde 1995, no Dia da Independência do Brasil. Neste ano, os movimentos levarão para as ruas a defesa pela democracia e protestos contra os retrocessos que o país tem vivido. Procure os movimentos sociais de sua cidade e faça parte das mobilizações.



20h

Meia Hora - Edição III Fórum Nacional BrCidades

Um Meia Hora Especial, para anunciar tudo que vai acontecer no nosso III Fórum Nacional. Recolocar horizontes, fortalecer novos protagonismos, construir cidades justas e sustentáveis numa rede com movimentos populares, universidades, entidades técnicas e profissionais. Esse é o bonde que veio pra fazer história. Terça-feira, dia 07 de setembro, às 20h no Youtube: https://youtu.be/zA5AFzh5Fmk


 

Quarta-feira, dia 08

19h

Quem sabe mais luta melhor: comunicação para empoderamento

Promover reflexão crítica e fortalecer o engajamento de lideranças e profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos fundamentais. Este é o objetivo do curso “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direito à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford. A edição de setembro abordará o tema “Comunicação para empoderamento e tomada de consciência de direitos”. É possível fazer a inscrição preenchendo o formulário deste link. O curso é online e gratuito. Haverá emissão de certificado ao final. Conta com intérprete de libras.


 

Quinta-feira, dia 09

Políticas para moradia adequada

O curso “Políticas para moradia adequada e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia. É destinado a pessoas que trabalhem na gestão pública na formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. Acontecerá de 21/09 a 26/10, com encontros às terças e quintas, das 16h às 18h. As inscrições vão até esta quinta-feira, dia 09, e são voltadas para ativistas, profissionais, estudantes e gestores públicos. Saiba mais: https://www.even3.com.br/ppmaeoodds2021/


 

Sexta-feira, dia 10


15h

Ciclo de debates sobre o Direito à Cidade 2021

O tema será "Direito de propriedade X Direito à cidade" e terá a participação de Josué Mastrodi (PUCCAMP), Tainá de Paula (PT-RJ), Raíssa Oliveira e Giuliana Mendes (Mercado Sul). Coordenação: Gustavo Serafim (Demodé). Acompanhe pelo YouTube do BrCidades.







18h

Início do III Fórum Nacional BrCidades

"Como construir coletivamente uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis?". Este é o tema da mesa de abertura do III Fórum Nacional BrCidades, nesta sexta-feira, dia 10, às 18h. O debate contará com participação de Douglas Belchior (Uneafro), Luana Alves (CAUS/Rede COPPA) Torge Löding (Fundação Rosa Luxemburgo) e Ermínia Maricato (BrCidades). A transmissão será pelo YouTube do BrCidades, clique em "Definir lembrete" para ser avisado quando a live começar. Aproveite e inscreva-se no canal, para acompanhar toda a programação do Fórum: https://www.youtube.com/watch?v=pjv1w5mdIU0

 

Sábado, dia 11

14h

Mesa de debate: Ação política e organização

O III Fórum Nacional BrCidades terá dentro de sua programação duas oficinas de trabalho que visam o levantamento de diagnósticos e propostas, a fim de aprofundar um projeto para as cidades do Brasil. Em “Ação política e organização”, convidamos os seguintes convidados para falar destes assuntos: Jones Manoel, historiador e educador popular; Angela Gordilho, professora da UFBA; Talles Lopes, do Fora do Eixo, Mídia Ninja, ABRAFIN e Musical S.O.M - Sistema Operacional da Música; e Américo Sampaio (Estratégia Brasil).


16h

Oficina Ação Política e Organização

Após o debate mencionado acima, os participantes se dividirão em subgrupos para oficinas de trabalho. Estes grupos serão criados para troca e sistematização de experiências práticas, focando nas formas de organização e ação política, abordando os seguintes eixos de debate:


- Ação política, Organização e Mobilização

- Extensão e Assessoria Técnica Popular

- Comunicação, Produção e Socialização de Conteúdo

- Incidência em Políticas Públicas e Legislação


Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição no formulário deste link. Preencha as informações atentamente, pois, embora o debate seja aberto e transmitido por YouTube, um link do zoom será encaminhado para as oficinas realizadas na sequência. Também no formulário é necessário escolher qual eixo temático irá participar.


Ao final das discussões em grupo, será produzido um documento a ser apresentado na Plenária Final do III Fórum Nacional BrCidades, que acontece no dia 19 de setembro. Este documento fará parte do processo de construção coletiva da agenda para 2022 - ano de eleições no país -, em que o BrCidades pretende debater, junto a toda a sociedade civil, o projeto de cidade que queremos - seja em escala nacional ou local.

 

Domingo, dia 12

10h

Planta Popular com ATHIS

Nesta mesa do III Fórum Nacional BrCidades, será compartilhada uma experiência existente há 16 anos e meio e que já se transformou em política pública desenvolvida pela Prefeitura de Votuporanga, em convênio com o curso de arquitetura e urbanismo da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Com participação de: Arlete Maria Francisco – arquiteta e urbanista – FCT-UNESP; Diogo Monteiro – arquiteto e urbanista - coordenação da Planta Popular pelo Núcleo de Arquitetura da UNIFEV, docente no curso de arquitetura; Ester Moraes – assistente social – departamento de Habitação da Prefeitura de Votuporanga; Fernando Menechelli – arquiteto e urbanista - docente da UNIFEV; Livia Segantini – arquiteta e urbanista – ex estagiária da Planta Popular; Maria Julia Barbieri – arquiteta e urbanista – coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV; Nívia Araujo – arquiteta e urbanista – jornalista - TCC sobre o Planta Popular; Tássia Coleta – arquiteta e urbanista – Secretaria de Planejamento/habitação – Votuporanga. As mediadoras serão: Terezinha Gonzaga – arquiteta e urbanista - coordenadora da Planta Popular doc., do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV; e Gabriella Teodoro Coelho – estagiária da Planta Popular.


 

Para deixar no radar…


Fórum na mídia

O III Fórum Nacional BrCidades contará com integrantes dos núcleos do BrCidades de 17 estados do país, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, de igualdade racial, de jovens, entre outros, para pensar e propor caminhos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis. Veja o que já saiu na mídia sobre o encontro:


Fórum Nacional BrCidades/Habitação, universidade e sociedade, veiculado pelo podcast Cidades de Fato #24, em 07 de setembro.


Fórum debate a construção de cidades democráticas e sustentáveis, veiculado pelo Observatório do Terceiro Setor, em 06 de setembro.


III Fórum Nacional BrCidades, veiculado pelo Observatório das Metrópoles, em 02 de setembro.


Agenda Urbana é tema do III Fórum Nacional BrCidades, veiculado pela Revista Projeto, em 01 de setembro.


Cidades: um convite para pensar o pós-pandemia, veiculado pelo Outras Palavras, em 01 de setembro.


III Fórum Nacional BrCidades rediscute agenda urbana nacional, veiculado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, em 31 de agosto.


De 10 a 19 de setembro acontece o III Fórum Nacional BrCidades, veiculado pelo Brasil 247, em 27 de agosto.


De 10 a 19 de setembro acontece o III Fórum Nacional BrCidades, veiculado pelo CEBES - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, em 31 de agosto.


 

Pesquisa sobre ocupações do Centro de Vitória

As ocupações de imóveis vazios no Centro de Vitória, que ocorreram a partir do ano de 2017, deram origem a uma coalização conflituosa que se vale de diversas táticas de mobilização do direito. Uma pesquisa produzida por Vinícius Lamego de Paula, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), busca compreender como as performances coordenadas desenvolvidas na execução das táticas de mobilização do direito moldam a ação coletiva e proporcionam inovações. Saiba mais aqui.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page