• brcidades2017

Agenda semanal - 08 a 14 de agosto

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política


#DESPEJOZERO APDF 828 FOI PRORROGADA PELA TERCEIRA VEZ!


Maioria dos Ministros do STF referenda decisão do Ministro Luiz Roberto Barroso, na ADPF 828 e prorroga pela terceira vez suspensão dos despejos até 31 de outubro de 2022


Em mais uma vitória da Campanha Despejo Zero, Ministros do STF suspendem despejos e beneficiam mais de meio milhão de pessoas.


A ADPF 828, foi interposta pelo PSOL, depois de um violento despejo em Brasília em meados de 2021. O Pedido ao STF foi subscrito também por dezenas de entidades que fazem parte da Campanha Despejo Zero, como o MTST, MST, UNMP, CMP, MTD, CONAM, MNLM, MLB, Brigadas Populares, Luta Popular, Articulação do Centro Antigo de Salvador, Terra de Direitos, Habitat para Humanidade, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Instituto Polis, Rede BrCidades, IBDU, FNRU, Defensorias Públicas, Universidades e por outros partidos de esquerda, como o PT e PCdoB, entre outras.


O prazo da suspensão será até 31 de outubro, está logo aí, assim, desde já a Campanha segue trabalhando por uma alternativa permanente que solucione de uma vez por todas a situação de milhares de famílias ameaçadas de despejo no Brasil.


A Luta Continua!


#DespejoZero

BATE PAPO COM ERMINIA MARICATO E RAIMUNDO BONFIM


📍CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE - Ao longo destes últimos meses trilhamos um longo e promissor caminho, que mostra ser necessário e possível resgatar, colocar em diálogo e refletir criticamente sobre a riqueza das experiências acumuladas, reafirmando mais que nunca a primazia da luta e organização que tece solidariedades e deflagra ações coletivas no tecido social.


🚩A Conferência Popular pelo Direito à Cidade constitui a afirmação de nossa capacidade de reconhecer as diferenças entre os muitos movimentos e lutas urbanas, e, ao mesmo tempo, de promover a convergência desta enorme e diferenciada potência presente em nossas cidades. Ela reafirma a autonomia de cada movimento e do conjunto das lutas e movimentos urbanos frente ao aparelho estatal. Ela consolida o compromisso de construir nossa unidade na diversidade e a certeza de que nas cidades se travam batalhas decisivas e que as lutas urbanas são parte essencial da luta de nosso povo para enfrentar os desafios atuais e construir a sociedade e a cidade de amanhã – justas, igualitárias, ambientalmente responsáveis.




 

Terça-feira, 09 de agosto


14h00

PosUrb-Arq da PUC-Campinas | Aula Magna com Ermínia Maricato


Aula Magna com a Professora Dra. Ermínia Maricato no PosUrb-Arq da PUC-Campinas.

O tema é Arquitetura e Urbanismo e Desigualdade. Venha ouvir e refletir sobre nossa realidade com alguém que alem de conhecer, analisar e pesquisar a respeito dessa nossa construção urbana e social atuou e fez diferença na vida de tantos. O “real (re)existe” como diria o poeta. A transformação começa pela reflexão, reação, ação. Venha! O PosUrb-Arq e a FAU PUC-Campinas estarão esperando você. Quando? Onde? Dia 9 de Agosto, terça-feira, as 14:00hs no Campus I, Prédio H2, Sala 900. Campinas, SP




19h30

Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns | Debate "Diversidade Religiosa em Tempos de Fundamentalismo"

No dia 09 de agosto, terça feira, Às 19h30 acontecerá o debate "Diversidade religiosa em tempos de fundamentalismo". A roda de conversa contará com a presença do Padre Paulo Sérgio Bezerra, Mãe Carmen e Pastor Ariovaldo Ramos.


A transmissão será feita pelo canal do Youtube da REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo e pela Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns.


Não perca!




20H00

BrCidades Paraíba| Lançamento AGIR LOCAL em Patos


No dia 09 de agosto, terça feira, os colaboradores do BrCidades, Márcia Lucena e Flávio Tavaras, estarão em Patos, sertão da Paraíba, para realizar o lançamento do livro AGIR LOCAL.

O evento acontecerá às 20h no auditório Master, Bloco G, Unifip.

NÃO PERCA!




 

Quarta-feira, 10 de agosto


19H00

BrCidades Paraíba| Lançamento AGIR LOCAL em Cajazeiras


No dia 10 de agosto, quarta feira, os colaboradores do BrCidades, Márcia Lucena e Flávio Tavaras, estarão em Cajazeiras, sertão da Paraíba, para realizar o lançamento do livro AGIR LOCAL.

O evento acontecerá às 19h no Centro Universitário Santa Maria - UNISM. BR 230, KM 504 - Bairro Cristo Rei.

NÃO PERCA!





 

Quinta-feira, 11 de agosto


10h00

11 de Agosto – Ato de Leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito


O próximo dia 11 de Agosto será de celebração do Estado Democrático de Direito. Manifestações ocorrerão em todo o País. Grito de alerta e defesa firme da ordem constitucional.

A sociedade não admitirá retrocessos autoritários, inobservância das regras do jogo e desrespeito ao resultado das urnas eletrônicas, proclamado exclusivamente pela autoridade legal competente: o TSE.

Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ocorrerão dois atos: um, às 10h00, no Salão Nobre, com a leitura de manifesto subscrito por 107 entidade e já publicado em alguns dos maiores jornais do Brasil. Às 11h30, será a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”.

Recomendações das autoridades de Segurança Pública limitam o número de pessoas que nossas dependências podem comportar.

Nas áreas internas da Faculdade estarão os órgãos de imprensa, o pessoal envolvido na preparação e na organização, os signatários da Carta aos Brasileiros de 1977. Estarão também representantes de todas as entidades da Sociedade Civil que apoiam o movimento e subscreveram os manifestos, às quais serão encaminhados convites.

A grande celebração da Democracia ocorrerá no simbólico e sagrado Largo de São Francisco!

Providenciamos toda a estrutura para garantir a segurança do público e a transmissão ao vivo das leituras da Carta e do Manifesto.

Por todo o país ocorrerão atos pela Democracia. Em cada Faculdade, Universidade, Escola, Praça Pública, Cidade, Fábrica, Empresa, Escritório, Fazenda, Comércio, Residência, brasileiras e brasileiros irão reafirmar o compromisso democrático.

Estamos certos que no Dia 11 de Agosto, neste ano (como sempre), o Largo de São Francisco será a fonte do grito que ecoará em cada rincão democrático do nosso país: Estado Democrático de Direito Sempre!






 

Sexta-feira, 12 de agosto

17h00

Esperança vai Vencer o Medo |Encontro de Comunicadores pela Democracia


VEM AÍ! | Encontro de Comunicadores pela Democracia

💫 A esperança vai vencer o medo! 💫


🗓️ 12 de agosto, à partir das 17h, em São Paulo!


A defesa da democracia é uma luta permanente e passa também pela construção de uma comunicação capaz de representar todo nosso povo, que valorize a cultura, a diversidade e livre de censura! Como mais uma das nossas iniciativas e atividades, vem aí o Encontro de Comunicação e Política "Comunicadores pela democracia"!


Em breve divulgaremos mais informações, mas já deixa aí guardado o fim de tarde do dia 12 de agosto. Começaremos nossa atividade às 17h, com muito debate e também abrindo o #sextou e o fim de semana. Bora?


Pra saber mais e construir com a gente fica de olho nas redes do @esperancavaivenceromedo e em nossas redes. Também vale mandar inbox 📲




 

Para deixar no radar…


AULA ABERTA: UNIVERSIDADE PÚBLICA E DEMOCRACIA

com Lula, Haddad, Marilena Chaui e Erminia Maricato

Dia 15 de agosto, às 17h. Local: Vão da História e Geografia - FFLCH USP


1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais saudável, resiliente e solidário no campo e na cidade

Dias 17, 18 e 19 de agosto.

Mais informações: Instagram PPG FAU UnB


#RBDU | O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e a Editora Fórum anunciam a abertura do edital para submissão de trabalhos para o número 15 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico REUB.

O prazo para a submissão dos trabalho vai ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022.

🔎 Acesse o edital: https://bit.ly/3StE0Nj

 

Leia também:


As fontes de financiamento das cidades na Amazônia | 📢 BrCidades no GGN!

Ao caminhar pelas ruas da cidade onde moro, percebendo que a temperatura está cada vez mais agressiva e desconfortável, que determinados eventos climáticos estão cada vez mais extremos, enquanto habitante de uma cidade amazônica (Belém), comecei a refletir intimamente e agora busco sintetizar alguns pontos sobre as fontes de financiamento das cidades localizadas na Amazônia visando o enfrentamento das consequências resultantes do aquecimento global. leia mais: https://jornalggn.com.br/artigos/as-fontes-de-financiamento-das-cidades-na-amazonia-por-bruno-soeiro-vieira/


Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo