top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 08 a 14 de novembro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Foi suspensa a ordem de reintegração de posse da ocupação da fazenda Santa Cruz do Kurata, em Mirante do Paranapanema (SP), ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Pontal do Paranapanema (SP), que desde 1995 reivindica os 1.400 hectares de terras devolutas para os trabalhadores e as trabalhadoras Sem Terra. Na decisão, cita-se que o Estado de São Paulo agilize os procedimentos para o assentamento das famílias Sem Terra.


Essa é uma importante conquista, que sabemos que só veio devido à luta incessante dos movimentos de moradia e demais movimentos sociais.


Que essa vitória nos inspire em mais uma semana em que assistimos, revoltados, as manobras do governo federal para seus projetos pessoais. Sigamos transformando nossa revolta e indignação em ações para a construção de cidades justas, inclusivas e democráticas.


Segunda-feira, 08 de novembro


17h

CAU/SP 1º Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole

Último dia do 1º Ciclo de Debates sobre Política Urbana e Ambiental à luz dos Estatutos da Cidade e da Metrópole, no canal oficial do conselho no Youtube. Promovido pelo CAU/SP, o encontro reúne especialistas, professores, pesquisadores e representantes do poder público, para discutir os desafios de planejamento, a gestão dos municípios e das regiões metropolitanas. Assista aqui.

19h

Curso livre ‘Cidadania Insurgente nas Cidades’

O curso livre online “Cidadania Insurgente nas Cidades” é oferecido pela Escola da Cidade e busca subsidiar uma reflexão crítica acerca das formas de atuação de movimentos sociais e do ativismo em geral nas cidades, buscando refletir tanto sobre como os atores agem em relação às políticas públicas quanto sobre suas formas de atuação autônoma. Iniciado em 25 de outubro, segue nos dias 08, 10, 17, 22 e 24 de novembro. A carga horária total é de 16 horas.


Temas: Movimentos sociais e políticas públicas; horizontes utópicos; interseccionalidade; movimentos e contra movimentos; ativismo na pandemia; como estudar mobilizações, ativismo e movimentos sociais.


 

Terça-feira, 09 de novembro


17h

ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários

Segundo dados da campanha despejo zero, existem quase 100 mil famílias ameaçadas por conflitos fundiários no Brasil. Apesar dos avanços na aprovação de leis que suspendem os despejos na pandemia, sabemos que essas leis determinam um prazo para tais suspensões e que só abrangem parte dessas famílias. Esse debate é um convite ao engajamento do campo da arquitetura e urbanismo social para se somar aos esforços de apoio técnico na construção de alternativas que assegurem o direito à moradia dessas famílias. A partir de experiências concretas de ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários, queremos aprofundar formas de ampliar essas ações pelo Brasil. Link para inscrição: https://forms.gle/sxjV9SHrDkEC36f69


 

Quarta-feira, 10 de novembro


19h

Curso Dilemas da Sociedade Brasileira

AULA 08: Tema "A vida nas cidades brasileiras".


Com a mediação de Rosa Amorim, militante do Levante Popular da Juventude e Diretora da Cultura da UNE, recebemos Ermínia Maricato, professora da USP e coordenadora do BRCidades; Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém e Eliane Martins, Coordenação Nacional do MTD. ASSISTA AO VIVO:



19h

Aula aberta sobre o racismo ambiental e o Covid-19

Diante da pandemia e da sua propagação no Brasil, o território se torna significativo no enfrentamento da doença, a partir da compreensão de que há relação entre a proporção de contaminação, a densidade demográfica e a infraestrutura urbana ofertada nas regiões. Ative o lembrete direto no YouTube para acompanhar nosso encontro:


 

Quinta-feira, 11 de novembro


19h

11,18 e 25 de novembro

Minicurso Patrimônio cultural, resistências e periferias – UERJ e UniEmancipa


INSCRIÇÕES ABERTAS • CURSO ABERTO • GRATUITO • ONLINE


A Universidade Emancipa e a UERJ iniciam em parceria o Minicurso Patrimônio cultural, resistências e periferias. O curso promove o debate do patrimônio cultural como uma ferramenta importante nesse processo de revisão e ampliação do ensino e do conhecimento histórico em prol do direito à memória, sobretudo sob uma perspectiva popular, negra e indígena. Certificado de 8h horas de atividade acadêmica pela UERJ e UniEmancipa. INSCREVA-SE: https://www.even3.com.br/pcrep2021/

Assista no YouTube da Rede Emancipa, link aqui.

 

Sexta-feira, 12 de novembro


Até 03 de dezembro

Curso Os desafios da moradia no centro de São Paulo

Neste curso iremos apresentar e discutir os processos históricos e atuais ocorridos no centro de São Paulo e algumas das possibilidades de intervenção até agora ocorridas que tiveram como objetivo a justiça social. A carga horária será de 10 horas, com 5 aulas de 2 horas cada. O curso é pago. Plano de aulas, mais informações e inscrições aqui.

 

Para deixar no radar…


Até 16 de novembro

Seleção de Palestrantes para curso de capacitação Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Projeto TraDUS, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR e a Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, está selecionando profissionais para participar como palestrantes de seu primeiro curso de capacitação - o Curso de Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável. Serão selecionadas 6 pessoas, dos setores público e privado e da sociedade civil, para relatar experiências locais em desenvolvimento urbano. As inscrições vão até dia 16/11. Participe!! Venha contribuir para a construção e difusão de conhecimento sobre nossas cidades! Para mais informações e conferir o edital, clique no link: http://tiny.cc/edital59_traDUS ou através do site http://www.fgduque.org.br/


17 e 18 de novembro

OFICINA: ABORDAGEM ALGORÍTMICO-PARAMÉTRICA APLICADA À GESTÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS

Contempla a temática das tecnologias algorítmico-paramétricas aplicadas à análise e gestão das águas pluviais em meio urbano visando a mitigação dos alagamentos através de soluções baseadas na natureza. Dias 17 e 18 de novembro de 2021 das 14h as 17hs. Local: Laboratório de Informática da UVV, campus Boa Vista. Inscrições gratuitas limitadas a 30 vagas com direito a CERTIFICADO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR (interessados deverão se inscrever preferencialmente até o dia 12 de novembro mediante preenchimento do formulário disponível neste link.


19 e 20 de novembro

II Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara

O encontro será realizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara de modo virtual, nos dias 19 e 20 de novembro, com celebração, falas inspiradoras e feiras de boas práticas para fomentar a organização territorial do pacto para 'realmar a economia'. Confira a programação e faça inscrição gratuita:


Até 21 de novembro

Chamada de Trabalhos para o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste.

O encontro traz como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. A fim de apoiar esse processo, procuraremos promover as discussões ao longo do II Fórum por meio de três eixos: Marcos, Meios e Provocações. Sabemos que os eixos não são estáticos ou independentes, mas para fins metodológicos, incentivamos todos os interessados a trazerem suas inquietações balizadas nesses eixos, em sintonia com a atuação no campo da assessoria técnica popular. A Chamada de Trabalhos ficará aberta entre os dias 20 de outubro a 21 de novembro de 2021. Outras informações, os modelos para cada categoria e o link para submissões estão disponíveis no site do II Fórum: https://forumpopularne.wixsite.com/2forum.


22 a 28 de novembro

Não esqueça: o 45º ENSA acontece dos dias 22 a 28 de novembro de forma virtual nas redes da FNA!


28 de novembro

VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SP

A Defensoria Pública de SP abriu inscrições para seu VIII Ciclo de Conferências, que será realizado a partir de novembro. Os ciclos são promovidos a cada dois anos, para a Defensoria ouvir a população de SP e receber propostas de atuação. Neste ano, devido à pandemia, os debates serão feitos à distância, por videoconferência. Para inclusão das pessoas sem acesso à tecnologia, serão reservadas vagas para participação nos eventos usando equipamentos da Defensoria, a partir das Unidades da instituição. Todos os eventos são gratuitos e terão intérprete de Libras. As vagas são limitadas. Acesse programação e inscrições: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=9938


29 de novembro

Dia 29 de novembro às 19h (horário de Brasília) acontece a segunda Plenária para a construção do Encontro Nacional pelo Direito à Cidade.


9, 10 e 11 de dezembro

Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Programação e inscrição: www.endhas.com


2022

Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC convida estudantes, pesquisadoras(es), arquitetos(as) e urbanistas, artistas e coletivos artísticos a enviarem proposições para a exposição-festival "Cidades pós-pandemia: colocar no horizonte uma obra em comum", que se realizará em 2022 no Museu da Escola Catarinense ( MESC) e em seu entorno na área central de Florianópolis. O evento visa organizar iniciativas que tenham a vida urbana como tema e/ou como parte de seu repertório, sob a forma de fotografias, vídeos ( documentais e ficcionais), performances, intervenções, rodas de ativação e oficinas. Para mais informações:

https://posarq.ufsc.br/2021/10/15/edital-02posarq2021-cidades-pos-pandemia-colocar-no-horizonte-uma-obra-em-comum/



 

Leia também:


ORGANIZAÇÃO POPULAR | Campanha de Solidariedade do MTD fortalece os processos organizativos nas comunidades

A fome, o desemprego, a possiblidade de despejo nas ocupações são problemas enfrentados pelo movimento. Leia mais:


Projeto social de contagem realiza chá de cozinha:


131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page