top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 09 a 15 de agosto

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Na última quinta-feira, dia 5 de agosto, foi publicado no Diário Oficial da União o veto integral do presidente da República ao PL 827/2020, conhecido como DESPEJO ZERO. Fruto da luta dos movimentos sociais e de moradia e aprovado pelo Senado e pela Câmara, o PL proibiria o despejo em imóveis urbanos durante a pandemia de coronavírus.


No mesmo dia, apesar de decisão liminar do STJ que determinava a liberdade de Paulo Galo - membro do movimento de entregadores antifascistas, preso temporariamente por conta do protesto que ateou fogo na estátua de Borba Gato -, o delegado responsável pelo caso, pediu sua prisão preventiva. Galo foi transferido algemado e em camburão, em clara demonstração de intimidação, o que não surpreende, afinal entre os argumentos para sua prisão constam ele fazer parte de um movimento social antifascista e não ter revelado nomes de outros participantes do protesto. Ouça o podcast com Paulo Galo.


Ou seja, protege-se um símbolo questionável da história de SP, enquanto a população perde direitos a cada dia. Precisamos pensar na “Construção social de um projeto para as cidades do Brasil” e queremos lhe fazer um convite. Prepare-se: vem aí o III Fórum Nacional BrCidades, de 10 a 19 de setembro.

 

Segunda-feira, 09/08


CoronaChoque e a educação brasileira

18h

Quais os impactos da pandemia na educação brasileira um ano e meio depois da chegada do Covid-19 no Brasil? Roberto Leher, Margot Andras e Bia Carvalho debatem as mudanças na educação com a implementação do ensino remoto, a atuação das empresas privadas do setor durante a pandemia, os impactos pedagógicos com o ensino à distância e os principais desafios para uma educação emancipadora. A atividade faz parte do lançamento do dossiê 43 do Instituto Tricontinental, "O CoronaChoque e a educação brasileira: um ano e meio depois". Será nesta segunda-feira, dia 09, às 18h, pelo Instagram do Tricontinental e da Expressão Popular. Confira neste link o dossiê na íntegra.

 

Terça-feira, 10/08


Ato no largo São Bento

9h

Atenção a todas a favelas, ocupações, cortiços, sem teto e pessoas engajadas em mutirões, nesta terça-feira, dia 10, às 9h, acontece uma manifestação no Largo São Bento, contra os despejos, pela regularização fundiária, por mais agilidade na aprovação dos projetos de habitação, contra a revisão do Plano Diretor e por mais dignidade humana e comida no prato dos brasileiros que estão ainda mais vulneráveis no contexto da pandemia. Será nesta terça-feira, 10, às 9h. A caminhada será rumo à Prefeitura de São Paulo, passando pela Sehab.


Revisão do plano diretor? adia já!

10h30

Setores do mercado imobiliário têm pressa em aprovar uma revisão a todo custo. por isso, a Frente São Paulo Pela Vida convida as 500 organizações que integram a articulação e toda a sociedade civil para se manifestar, exigindo adiamento da revisão do Plano Diretor. Será nesta terça-feira, dia 10, às 10h30, em frente à Prefeitura de São Paulo (próximo à praça do Patriarca).


Diálogos Abertos

19h

Nos os dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) promove a série virtual "Diálogos Abertos - Reabilitar o comum: Trajetórias, possibilidades e desafios na Conservação do Patrimônio Edificado", transmitida sempre às 19h, em seu canal no YouTube. A abertura, realizada nesta terça-feira, terá como tema “A restauração do prédio do IAB SP”, com Silvio Oksman e mediação de Carla Veras. Serão quatro palestras cujo eixo conector é a possibilidade de recuperar edificações e, com isso, recuperar cidades e os espaços comuns. Haverá emissão de certificados para quem assistir no mínimo 3 das 4 palestras transmitidas. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição. Realização: Instituto de Arquitetos do Brasil. Apoio Institucional: Icomos Brasil, Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro e MPPP-Proarq-UFRJ

 

Quarta-feira, 11/08


Seminário Internacional DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis

14h30

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Petrópolis (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis) está realizando desde o dia 4 de agosto o I Seminário Internacional de Ensino. O evento tem a perspectiva de debater experiências e propostas a respeito do ensino de arquitetura e urbanismo a partir das emergências que despontam no século XXI. É público e transmitido ao vivo pelo YouTube. Na quarta-feira, dia 11, às 14h30, acontece o Eixo 3: Sociedades, territórios, culturas e políticas, com o tema Territórios, sociedades e culturas. As convidadas são Layla Talin (PMP - Prefeitura Municipal de Petrópolis) e Iazana Guizzo (FAU / UFRJ). A mediação será de Arthur Tavares (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis).


III Ciclo de debates sobre o direito à cidade

15h

Começa em agosto o III Ciclo de debates sobre o direito à cidade, organizado em parceria pelo Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê) da UnB, o Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (UnB) e o BrCidades, e com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A primeira atividade será na quarta-feira, dia 11, às 15h, com o tema “Redes civis de resistência frente à pandemia”. O evento ocorrerá entre os meses de agosto e outubro, com a programação integralmente online. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, é necessário realizar um cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UnB (clique aqui). Haverá transmissão é aberta ao público em geral pelo canal do BrCidades (acesse).


Educação popular como prática da esperança

18h

O saber popular convida a todos para a roda de conversa “Educação popular como prática da esperança no contexto da pandemia do Covid 19”, com Ana Brêtas (escritora, socióloga e enfermeira), Zetildes Lima (auziliar de enfermagem e líder comunitária) e flávia Leão (enfermeira, doutora em Saúde Pública e egressa do projeto). Será nesta quarta-feira, dia 11, às 18h. O evento será realizado pelo Google Meets e é necessário fazer inscrição prévia.


10ª Mostra Ecofalante de Cinema

19h

A Cerimônia de Abertura acontece de 11 de agosto a 14 de setembro. A abertura, nesta quarta-feira, às 19h, será em uma live de Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante, com participação de diretores de alguns filmes que fazem parte da programação. Em seguida, às 20h00, exibição em streaming do filme “O Novo Evangelho” – Milo Rau (Alemanha, Suíça, Itália, 2020, 107'). A programação do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais reúne 101 títulos, 30 deles inéditos no Brasil. Leia mais.


Desocupações ilegais

19h30

Nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30, pelo Youtube da TV Resistência contemporânea, acompanhe a live “O vírus das desocupações ilegais durante a pandemia”, com Isadora Brito (coordenadora nacional do MTST), Julio José Araújo (membro do MPF no Rio de Janeiro e Ayala Ferreira (coordenação nacional do MST). A ,ediação será de José Carlos Garcia (Juiz Federal e membro da AJD).

 

Quinta-feira, 12/08


Seminário Internacional DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis

17h

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Petrópolis (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis) está realizando desde o dia 4 de agosto o I Seminário Internacional de Ensino. O evento tem a perspectiva de debater experiências e propostas a respeito do ensino de arquitetura e urbanismo a partir das emergências que despontam no século XXI. É público e transmitido ao vivo pelo YouTube. Na quinta-feira, dia 12, às 17h, acontece o Eixo 3: Sociedades, territórios, culturas e políticas, com o tema Epistemologias descoloniais e a participação de Cartografia Negra (São Paulo, SP) e Gabriela Gaia (FAUFBA). A mediaçaõ será de Maria das Graças Ferreira (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis).


O jovem na cidade

19h

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá a roda de conversa “Juventudes Negras”, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Será na quinta-feira, dia 12, às 19h, online. O link de acesso à sala virtual será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Para fazer a inscrição, acesse aqui.

 

Sexta-feira, 13/08


Seminário Internacional DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis

14h30

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Petrópolis (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis) está realizando desde o dia 4 de agosto o I Seminário Internacional de Ensino. O evento tem a perspectiva de debater experiências e propostas a respeito do ensino de arquitetura e urbanismo a partir das emergências que despontam no século XXI. É público e transmitido ao vivo pelo YouTube. Na sexta-feira, dia 13, às 14h30, acontece o Diálogo de Encerramento, com o tema Ecologias de saberes, com Claudio Acioly Jr (LILP; IHS-Erasmus University Rotterdam; BLENDlab), Ângela Penalva Santos (FCE / UERJ). A mediação será de Emanuela Alves da Rocha & Álvaro Rocha de Araújo (DAU/ESDI/UERJ-Petrópolis).


Curso de extensão

19h30

A Escola de Cidadania de Cidade Ademar e Pedreira convida a todos para as aulas realizadas em parceria com o curso de extensão da Unifesp. A primeira será na sexta-feira, dia 13, às 19h30, com o tema “Processo de ocupação e transformação do espaço urbano, industrialização e urbanização”, com Maria Lucia Refinetti. Haverá atividades até o mês de novembro e a plataforma utilizada para as aulas será o Google Meet. As inscrições vão até o dia 12 (quinta-feira). Ao final, haverá certificado emitido pela Unfesp.

 

Para deixar no radar…


III Fórum BrCidades

Venha construir conosco um um projeto para as cidades do Brasil no III Fórum BrCidades, da 10 a 19 de setembro. Salve estas datas!


Editais abertos

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), entidade responsável pela assessoria técnica em seis municípios atingidos da bacia do Paraopeba (Região 1 e 2), está com editais abertos para contratação de consultorias especializadas em danos à moradia, bens móveis e infraestrutura urbana, nas regiões 1 e 2, respectivamente. Destinam-se pessoa jurídica, constituída legal e juridicamente há pelo menos um ano, com equipe multidisciplinar, histórico de atuação em defesa dos direitos humanos e experiência com comunidades em situações de vulnerabilidade, com preferência à comunidades atingidas por desastres sociotecnológicos ou grandes empreendimentos. O prazo de envio de proposta/cotação: 17/08/2021. O tempo de duração da execução das Consultorias Especializadas: 180 dias. Clique para acessar o edital da Região 01 (Brumadinho) e clique para acessar o Edital da Região 02 (Betim, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Igarapé).


ENDHAS 2021

Está no ar o site do Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS), promovido pelo ONDAS, de 09 a 11 de dezembro, totalmente online. acesse: https://endhas.com/


Políticas afirmativas

O programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou, pela primeira vez, ações afirmativas com cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência e beneficiárias do PROUNI. Além disso, a participação em projetos de extensão também pontua na classificação. As inscrições acontecem até 17 de agosto. Mais informações no site.


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page