• brcidades2017

Agenda semanal - 11/10 a 17/10

Agenda semanal


A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Nesta semana temos o Dia das Crianças (12), Dia do Professor (15) e Dia Mundial da Alimentação (16). Mas no momento em que o projeto neoliberal que está em curso faz da infância da maior parte da população uma fábrica de mão de obra; ataca professoras e professores, a educação, a ciência; e levou o Brasil de volta ao mapa da fome, acreditamos que o verbo correto não é comemorar.


Convidamos você a se indignar e se juntar a diversos movimentos sociais, entidades de direitos humanos, de moradia, acadêmicos, em um ENCONTRO NACIONAL PELO DIREITO À CIDADE pois, como diz a carta-convite à participação, “Nesse momento de sobreposição de crises e regressões, é nosso papel recolocar horizontes e desbloquear o futuro que hoje se encontra interditado”.


Vamos construir juntas e juntos?


Segunda-feira, 11 de outubro


20h

TV GGN - Guedes avança para destruir a ciência brasileira

Os jornalistas Luis Nassif e Marcelo Auler recebem na TV GGN o ex-ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Renato Janine Ribeiro. Em pauta: Guedes e a ciência brasileira. Participa também o cientista político Thiago Trindade, do Núcleo BrCidades do Distrito Federal .

Assista em AO VIVO: TVGGN 20 HORAS - 11/10/21


Quarta-feira, 13 de outubro


17h

Semana da Infância e Cultura de Paz: infância, natureza e não violência

Em 1997, a ONU estabeleceu o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Neste contexto, a Semana da Infância e Cultura de Paz é a contribuição do movimento Aliança pela Infância no incentivo a ações, inspirações, experiências e mobilizações coletivas que promovam a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Com o tema “Somos sol e natureza”, a SPAZ acontece, em 2021, entre os dias 11 e 17 de outubro. E no dia 13, quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), ocorre dentro da SPAZ a live “Infância, natureza e não violência”, com Giovana Barbosa de Souza, da UMAPAZ, e Marcia Oliveira, da Rede Não Bata, Eduque. A mediação será de Letícia Zero, da Aliança pela Infância. A transmissão será pelo YouTube da Aliança pela Infância.


19h

Live A Pandemia Acabou?

Com Dr. Túlio Alves, professor de Farmacologia da UNEB, Médico Anestesiologista, Doutor em Anestesiologia pela USP. Realizada por SENGE Bahia, ASMEA e SINARQ Bahia.

Assista no Youtube do SENGE-BA



Quinta-feira, 14 de outubro


19h

Inauguração da Sala Paulo Freire


O Labjuta (Laboratório de Justiça Territorial) e o LabGris (Laboratório de Gestão de Riscos), ambos da da UFABC (Universidade Federal do ABC), irão inaugurar a sala Paulo Freire, uma sede física dentro do campus Santo André. O evento terá transmissão no canal de YouTube do Lajuta e contará com a presença da professora Nita Freire e convidades. Link do canal aqui.


19h

O jovem na cidade

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá uma roda de conversa sobre o tema LGBTQIA+, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Será na quinta-feira, dia 14, às 19h, online. Transmissão pelo YouTube do BrCidades.


Domingo, 17 de outubro


Terminam neste domingo as inscrições do Edital para apoio a realização de ações voltadas para o empoderamento das mulheres no debate sobre o direito à cidade, do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU). Podem se inscrever Organizações da Sociedade Civil que façam parte de articulações, fóruns e redes locais que tenham ligação com o FNRU. O edital vai apoiar propostas de ações com enfoque nas temáticas de igualdade de gênero, raça e direito à cidade em que as mulheres sejam protagonistas e fortalecidas para atuar com uma perspectiva interseccional sobre as temáticas. Saiba mais aqui.



Para deixar no radar…


I Congresso de Cidades Mais Sustentáveis e os 20 anos do Estatuto da Cidade

O evento será no dia 19 de outubro, das 8h às 21h, totalmente online (Microsoft Teams). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado - da PUC Campinas, com apoio da Fapesp. Mais informações aqui.



Curso Os desafios da moradia no centro de São Paulo

Ministrantes: Profa. Dra. Beatriz Kara José; Profa. Dra. Letizia Vitale; Profa. Ms. Ana Gabriela Akaishi; Profa. Dra. Carolina Pozzi Castro; Profa. Dra. Helena Menna Barreto Silva; Profa. Dra. Leticia Sigolo. Palestrantes convidados: Arq. Alexandre Hodapp (Peabiru TCA); Prof. Dr. Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos). A carga horária será de 10 horas, com 5 aulas de 2 horas cada. O curso é pago. Plano de aulas:

  • Aula 1 (05/11) - Panorama geral sobre o centro: transformações e desafios

  • Aula 2 (12/11) - Formas de habitar o centro

  • Aula 3 (19/11) - O lugar do centro de São Paulo na dinâmica imobiliária residencial recente da metrópole: características e especificidades

  • Aula 4 (26/11) - Políticas públicas nas diferentes escalas de intervenção urbana 1.

  • Aula 5 (03/12) - Políticas públicas nas diferentes escalas de intervenção urbana 2.


Mais informações e inscrições aqui.


Vale conferir…


As Slums em Manaus e a (des)construção da cidade | 📣 BrCidades no GGN!


Texto feito por Adnamar Mota dos Santos. Leia tudo aqui.


Carta por um encontro nacional pelo direito à cidade - 💪 Entidades na luta pelo direito à cidade | 📣 BrCidades no Vitruvius! Leia na íntegra aqui.


Movimentos sugerem programa de autogestão para construir moradia popular. Fonte: Agência Câmara de Notícias. Leia mais aqui.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo