top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 12 a 18 de setembro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS - Edital 06/2022

OUTROS FUTUROS SÃO POSSÍVEIS

TERRITÓRIOS E CIDADES DEMOCRÁTICAS


O Instituto Lula promove o Concurso Nacional de Ideias Outros Futuros são Possíveis “TERRITORIOS E CIDADES DEMOCRÁTICAS”, coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, com o objetivo de selecionar projetos, planos, ensaios e estudos propositivos representativos da temática proposta.

O objetivo do Concurso é selecionar cinco (5) projetos, planos, estudos e/ou ensaios que representem outros futuros possíveis, a fim de apresentar soluções para territórios e cidades democráticas, justas e sustentáveis.

As inscrições estão abertas até dia 14/10 de 2022.

A submissão das propostas, até dia 31/11/2022.


Edital e Anexos são acessados pelo link:

https://drive.google.com/drive/u/8/folders/16S4hvOF35pKlMU7vozm32HTEzUCcJdXQ


 

Segunda-feira, 12 de setembro


13h

BRCIDADES SP | DOUGLAS BELCHIOR E SIMÃO PEDRO COM BRCIDADES PELO DIREITO À CIDADE


Nesta segunda-feira, 12/09, às 13h, ocorrerá o ato de assinatura da carta compromisso do BrCidades pelo direito à cidade no estado de São Paulo, elaborada pelos núcleos do BrCidades do estado de SP, com a presença do candidato a deputado federal Douglas Belchior @negrobelchior e o candidato a deputado estadual @simaopedrochiovetti .


A carta já conta com mais de 20 assinaturas de candidaturas. Venha fortalecer essa mobilização por uma bancada comprometida com o direito à cidade!


12/09 | 13h | IAB-SP, Rua Bento Freitas, 306, 4° andar





DIA TODO - 12 a 14 de setembro

I Seminário Brasileiro de Municípios Costeiros


Nesta segunda-feira, 12/09, começa o I Seminário Brasileiro de Municípios Costeiros, resultado do I CURSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO e objetiva refletir acerca dos resultados obtidos pelos municipios participantes em 12 estados costeiros brasileiros.

O evento será transmitido pelo YOUTUBE da plataforma de REDE ODS BRASIL.




DIA TODO - 12 a 17 de setembro

II Semana Integrada do Cerrado


A II Semana Integrada do Cerrado é um evento interinstitucional que tem o intuito de realçar a importância deste bioma, refletindo sobre sua biodiversidade, impactos socioambientais, história e cultura de comunidades tradicionais e a integração de ações socioambientais, buscando a conservação do Cerrado brasileiro. O evento é organizado por instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, e por organizações da sociedade civil dos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão e, também, do Distrito Federal.

A edição deste ano será regida pelo tema “Cerrado: saberes, usos e abusos” e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de setembro de 2022, no formato híbrido (contando com atividades online e presenciais). Além disso, no âmbito deste evento, será comemorado o VII Dia Nacional do Cerrado do Instituto Federal de Goiás (IFG), o III Dia Nacional do Biólogo do IFG e II Encontro Regional dos Programas de Pós-Graduação com Foco no Cerrado.

As atividades on-line serão transmitidas pelo Canal no YouTube da Semana Integrada do Cerrado (link: https://www.youtube.com/results?search_query=semana+integrada+do+cerrado) e, também, do IFG Comunidade (link: https://www.youtube.com/c/IFGComunidade). As inscrições no evento são gratuitas e haverá emissão de certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG, por meio do link: bit.ly/semanacerrado2022





 


Terça-feira, 13 de setembro


tarde e noite

Fórum Nacional de Reforma Urbana | Missão denúncia - Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ


🔸 Começa hoje a Missão de denúncia de Violações do Direito à Moradia em Petrópolis e no Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Confira a programação!


Realizada pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana, Campanha Despejo Zero, entidades e movimentos populares nacionais e locais, a missão vai averiguar nos territórios as violações de direitos relacionados ao contexto da falta de moradia e das ameaças de despejo.


❌ O Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro que mais despejou famílias na pandemia. De acordo com dados da Campanha Despejo Zero, um total de 5.590 famílias foram despejadas de suas casas e moradias, de março de 2020 até maio de 2022. Outras 3.481 famílias seguem ameaçadas no Rio de Janeiro.


🚩 Acompanhe as notícias e abertura da missão aqui!






18:00h

ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento | Lançamento do Grupo de Assuntos Jurídicos do ONDAS


O ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento convida você para o lançamento do Grupo de Assuntos Jurídicos do ONDAS. Na ocasião, teremos também a palestra “Direito Fundamental à Água: Entre Brasil e Colômbia”, com Graça Borges de Freitas, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Ouro Preto.

O evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, às 18h, será on-line e, para participar, basta acessar a sala do Zoom: bit.ly/3CYBJ7G





19:00h

Canal ToDoS | Programa Diálogos com BrCidades


No DiáLOGOS desta terça, à partir das 19 Horas, vamos receber Carina Serra, Arquiteta e Urbanista, pesquisadora do LABHAB da FAUUSP e membro da coordenação nacional do BrCidades, para tratar do tema: Direito à Cidade e BrCidades. LINK: https://www.youtube.com/c/ToDoSTeuCanal


 

Quarta-feira, 14 de setembro


16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje: combate à fome e a pobreza no Brasil


No dia 14 de setembro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 com o tema combate à fome e a pobreza no Brasil, às 16h. Convidados: TEREZA CAMPELO PADRE JÚLIO

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247



 

Quinta-feira, 15 de setembro


IBDU | O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e a Editora Fórum anunciam a abertura do edital para submissão de trabalhos para o número 15 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico REUB.


O prazo para a submissão dos trabalho vai ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022.

🔎 Acesse o edital: https://bit.ly/3StE0Nj



 

Para deixar no radar…



#curso “Defensoras/es populares do Direito à Moradia''

O curso “Agentes Populares do Direito à Moradia” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana e da Campanha Despejo Zero, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis. INSCRIÇÕES ATÉ 19 DE SETEMBRO. ACESSE: https://www.even3.com.br/defensorespopularesdireitoamoradia/


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site


Debate - A CRISE BRASILEIRA E O PROJETO POPULAR PARA O BRASIL No dia 21 de setembro acontecerá o debate A CRISE BRASILEIRA E O PROJETO POPULAR PARA O BRASIL com Márcio Pochmann e Kelli Mafort em São Paulo, capital, na Tapera Taperá, às 18h. Não perca!

 

Leia também:


Quem mais sofre os impactos da crise do clima nas cidades? | Em entrevista ao Greenpeace Brasil Em entrevista ao Greenpeace Brasil, pesquisadora do Instituto Pólis repercute estudo sobre quem são as pessoas mais expostas a enchentes, inundações e deslizamentos



Como a rede pública pode transformar o Brasil | 📢 BrCidades na Carta Capital!

Para salvar a Nação e garantir o futuro é necessário recuperar uma geração que hoje sofre com a fome, o desemprego e as consequências da pandemia.



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page