• brcidades2017

Agenda semanal - 15 a 21 de agosto

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

BATE PAPO COM ERMINIA MARICATO E RAIMUNDO BONFIM


📍CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE - Ao longo destes últimos meses trilhamos um longo e promissor caminho, que mostra ser necessário e possível resgatar, colocar em diálogo e refletir criticamente sobre a riqueza das experiências acumuladas, reafirmando mais que nunca a primazia da luta e organização que tece solidariedades e deflagra ações coletivas no tecido social.


🚩A Conferência Popular pelo Direito à Cidade constitui a afirmação de nossa capacidade de reconhecer as diferenças entre os muitos movimentos e lutas urbanas, e, ao mesmo tempo, de promover a convergência desta enorme e diferenciada potência presente em nossas cidades. Ela reafirma a autonomia de cada movimento e do conjunto das lutas e movimentos urbanos frente ao aparelho estatal. Ela consolida o compromisso de construir nossa unidade na diversidade e a certeza de que nas cidades se travam batalhas decisivas e que as lutas urbanas são parte essencial da luta de nosso povo para enfrentar os desafios atuais e construir a sociedade e a cidade de amanhã – justas, igualitárias, ambientalmente responsáveis.




 

Segunda-feira, 15 de agosto


17h00

Aula aberta com Lula, Haddad, Erminia Maricato, Adriava Alves e Marilena Chaui na USP


O coletivo USP Pela Democracia, formado por professores, estudantes e servidores da Universidade, vai promover no dia 15 de agosto, a partir das 17 horas, a aula aberta Universidade pública e democracia. O evento terá a participação dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad, que concorrem à presidência e ao governo do Estado de São Paulo, respectivamente, além de personalidades acadêmicas como Marilena Chauí, Ermínia Maricato e Adriana Alves.

Não perca!




 

Terça-feira, 16 de agosto


15h30

LabJuta | Exibição do documentário CITY OCCUPIED


EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO CITY OCCUPIED. O documentário é um dos resultados do projeto de pesquisa City Occupied que contou com participação de pesquisadores e ativistas de instituições, movimentos e coletivos da África do Sul, Brasil, Colômbia e Reino Unido. O evento acontecerá no âmbito da disciplina "Urbanização Insurgente" do PGT UFABC. Após a projeção haverá debate com participação do prof. Nate Millington da Universidade de Manchester. O projeto ‘Cidade Ocupada’ explora ocupações de prédios e terrenos nas cidades de São Paulo, Cidade do Cabo, e Bogotá. A partir de uma compreensão comparativa da urbanização contemporânea, o projeto considera as ocupações como respostas a uma crise habitacional global mas também como formas alternativas de organização e intervenção nas cidades. Por meio de um interesse transnacional na coprodução de soluções, o projeto defende que as ocupações sejam levadas a sério como forma de responder à crise habitacional global.




19h00

Frente Juntos pelo Brasil | Roda de conversa "Reconstrução e Transformação das Cidades Brasileiras"


Na próxima 3a feira, 16 de agosto, às 19h, a Frente Juntos pelo Brasil irá promover uma roda de conversa com pesquisadores urbanos sobre a "Reconstrução e Transformação das Cidades Brasileiras", no âmbito do ciclo Dialogos pelo Brasil. Nesse encontro serão debatidas propostas e contribuições para o Programa de Governo de Lula. A mediação será feita pelo coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades (Napp Cidades) da Fundação Perseu Abramo, Nabil Bonduki e a proposta será apresentado por Eduardo Marques e Ricardo Corrêa. Os debatedores serão: Ermínia Maricato (USP); Adauto Cardoso (UFRJ); Raquel Rolnik (USP,); Leo Heller (Fiocruz); José Ricardo Faria (UFPR); Ana Claudia Cardoso (UFPA); Ana Fernandes (UFBA);

Henri Acselrad (UFRJ) e

Pedro Jacobi (USP).

Esperamos receber críticas e sugestões para aperfeiçoar as propostas.

O encontro será transmitido pelo site www.programajuntospelobrasil , pelo YouTube da Fundação Perseu Abramo e pela TVPT.

Contamos com sua audiência




 

Quarta-feira, 17 de agosto


9H00 - 18H00

BrCidades DF| 1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais saudável, resiliente e solidário no campo e na cidade


Com alegria compartilhamos com vocês nossa programação para o 1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais saudável, resiliente e solidário no campo e na cidade. Residências Acadêmicas, Cursos de Especialização e Grupos de Pesquisa e Extensão, que será realizado de forma remota e transmitido no canal do You Tube do ”PPG FAU UnB”, nos dias 17, 18 e 19 de agosto.


Nosso evento tem por objetivo reunir Residências Acadêmicas, Cursos de Especialização e Grupos de Pesquisa e Extensão que tratam da complexidade da produção do habitat e da assessoria/assistência técnica em um debate sobre a extensão na pós-graduação e tem o apoio do CAU-BR, ANPARQ, FAP-DF, PPGFAU-UnB, BrCidades e da Rede Moradia Assessoria.


Além disso busca-se estabelecer um diálogo sobre a produção do conhecimento a partir da extensão nos territórios populares no âmbito da pós-graduação e os desafios ante a pressão produtivista posta aos programas de pós-graduação.


PROGRAMAÇÃO DIA 17: 9:00h - MESA DE ABERTURA


10:00hs

mesa 1


produção de conhecimento, pesquisa-ação,

extensão e assessorias técnicas

mesa de abertura


14:00hs

mesa 2

apresentação da residência cts:

diálogos com a residência au+e


16:00hs

mesa 3

apresentação das residências/ cursos

lato sensu


Esperamos por você!




 

Quinta-feira, 18 de agosto


10:00h - 18:00h

BrCidades DF| 1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais saudável, resiliente e solidário no campo e na cidade


PROGRAMAÇÃO DIA 18 10:00hs às

12:00hs

mesa 4

apresentação das residências/ cursos lato sensu


14:00hs às

16:00hs

mesa 5

apresentação das residências/ cursos lato sensu


16:00hs às

18:00hs

mesa 6

apresentação das residências/ cursos lato sensu




 

Sexta-feira, 19 de agosto


09:00h - 18:00h

BrCidades DF| 1º Encontro Nacional sobre Extensão na Pós-graduação e Assessoria Técnica para a Produção do Habitat mais saudável, resiliente e solidário no campo e na cidade


PROGRAMAÇÃO DIA 19 9:15hs às

10:35hs

apresentação - gt extensão anparq


9:00hs às

9:15hs

roda de conversa - bloco 1


10:40hs às

12:00hs

roda de conversa - bloco 2


14:00hs às

15:30hs

roda de conversa - bloco 3


15:30hs às

17:10hs

roda de conversa - bloco 4


18:00hs encerramento




 

Sábado, 20 de agosto


09:00h - 17:00h

Fórum Nacional de Reforma Urbana| Oficina "Mulheres, raça e direito à cidade" - RIO DE JANEIRO


🌸 No ano de 2021, o Fórum Nacional de Reforma Urbana, em parceria com outras redes e articulações nacionais, realizou o Ciclo de Oficinas Virtuais Mulheres, Raça e Direito à Cidade em 17 estados do Brasil.


🌸Em 2022 o Ciclo prevê a realização de uma oficina presencial em cada um desses estados. No Rio de Janeiro, a oficina ocorrerá no dia 20 de agosto, das 9hs às 17hs no SIMPRO - Rua Pedro Lessa, 35 - Cinelândia.


🌸Haverá apoio para viabilizar a participação das interessadas. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram dia 15 de agosto.


🌸As inscrições podem ser feitas através deste link 👇

https://forms.gle/sXNcYVhnqCtoEDdF9




 

Para deixar no radar…


Evento de abertura do Projeto Arquitetura Viva

Dia dia 25/08, às 19h! Para participar basta acessar o link: http://unialfa.site/projeto-arquitetura-viva


#RBDU | O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e a Editora Fórum anunciam a abertura do edital para submissão de trabalhos para o número 15 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico REUB.

O prazo para a submissão dos trabalho vai ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022.

🔎 Acesse o edital: https://bit.ly/3StE0Nj

 

Leia também:


O lucro que vem do esgoto | 📢 BrCidades no GGN!

Na ótica da qualidade de vida urbana, do meio ambiente, ou da saúde pública, a pergunta do título parece ter uma resposta óbvia demais. Quem ousaria dizer que é conveniente que praias fiquem impróprias para o banho, que rios inteiros sejam transformados em valões de esgoto, que se gaste bilhões de reais em tratamento de doenças de transmissão hídrica, quando com gastos muito menores em saneamento estas doenças praticamente não existiriam? leia mais: https://jornalggn.com.br/artigos/o-lucro-que-vem-do-esgoto-por-ricardo-de-sousa-moretti-e-edson-aparecido-da-silva/


Entre ver estrelas e apagar pessoas | 📢 BrCidades no Outras Palavras!

Como podemos construir o telescópio Webb, para investigar a origem do universo, e não ver as multidões miseráveis que se alastram pelas cidades? Capaz de maravilhas, a razão técnica deve submeter-se à substantiva, permeada pelos valores.

leia mais: https://outraspalavras.net/cidadesemtranse/entre-ver-estrelas-e-apagar-pessoas/


A construção social da invisibilidade urbana| 📢 BrCidades na Carta Capital!

Nas cidades brasileiras, os habitantes contam com a imposição dos estigmas da violência, delinquência e invisibilidade. São processos evidentes na formação do espaço brasileiro já associados ao que se tem chamado de necropolítica urbana.

leia mais: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/a-construcao-social-da-invisibilidade-urbana/


Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo