top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda Semanal - 15 a 21 de Novembro

Segunda Feira - 15 de novembro de 2021

  • Semana toda Grupo EtniCidades - FAUFBA| Seminário Salvador e Suas Cores 2021: Por uma Agenda Antirracista para as Cidades Brasileiras, Africanas e da Diáspora Negra nas Américas

Entre os dias 15 e 19 de novembro, o Grupo EtniCidades, da FAUFBA, promove o ‘’Seminário Salvador e Suas Cores 2021: Por uma Agenda Antirracista para as Cidades Brasileiras, Africanas e da Diáspora Negra nas Américas’’!

O evento busca traçar como o racismo, em suas diversas facetas, produz processos de racializações nas cidades. A transmissão será através das plataformas digitais do grupo e é possível se inscrever em: https://salvadoresuascores2021.46graus.com/

Arraste para o lado e confira a programação completa.




  • 19h (Lima) - 21h (horário de Brasília) Sociedad de Urbanistas del Perú | Semana Del Urbanismo 2021 Nesta segunda-feira, 15 de novembro, às 19h (Lima), como evento de encerramento do 𝐒𝐄𝐌𝐀𝐍𝐀 𝐃𝐄𝐋 𝐔𝐑𝐁𝐀𝐍𝐈𝐒𝐌𝐎 𝟐𝟎𝟐𝟏, a organização Sociedad de Urbanistas del Perú desenvolveu o tema: “Para onde vão nossas cidades e para onde queremos levá-las”. Nesta data terão o Dr. Fernando Carrión, a Dra. Erminia Maricato e o Dr. Alfonso Iracheta como painelistas e com a participação do sociólogo e urbanista Gustavo Riofrio como moderador do fórum.

Saiba mais em: www.diadelurbanismo.com

Registro em: https://bit.ly/semurb2021

# Dia do Urbanismo # SEMUR2021 #urbanistasperu # Semana do Urbanismo2021




Terça Feira - 16 de novembro de 2021


  • 17h (horário de Brasília) Canal Resistentes | Crítica às teorias pós-modernas


No sétimo episódio da série “Crítica às teorias pós-modernas”, Angélica Lovatto vai trabalhar a diferença entre o conceito de pós-estruturalismo e pós-modernidade. No episódio anterior já vimos que pós-modernismo difere de pós-modernidade. Aqui, a síntese do conjunto dessas diferenças será avaliada para nos guiar no terreno da ação política, frequentemente obstaculizado pela imprecisão teórica da força ideológica da quarta contrarrevolução burguesa.

Segue o link da Playlist para que você possa rever todos os episódios:

Segue o link da Playlist:





Quarta Feira - 17 de novembro de 2021


  • 16:30h (horário de Brasília) PUC CAMPINAS| Especialização em Habitação de Interesse Social e ATHIS

A turma do curso "Especialização em Habitação de Interesse Social e ATHIS" convida para a apresentação dos trabalhos finais sobre Jardim Bassoli e Vila Moscou, na quarta feira, dia 17 de novembro, às 16:30h LINK: bityli.com/9JnuCw



  • 18h (horário de Brasília) UFABC | A experiência de Buenos Aires


Este é o terceiro evento do Ciclo de Debates Internacionais “Políticas de urbanização de bairros populares na América Latina: trajetórias políticas, arranjos institucionais e limites” que tem por objetivo debater experiências de diferentes cidades latino-americanas, de modo a descentralizar nosso conhecimento construído com base na experiência brasileira, possibilitando, assim, a construção de uma perspectiva mais relacional.

Quando: 17 de novembro, às 18h. Local: youtube.com/ufabcvideos

A transmissão ao vivo será realizada no canal oficial da #UFABC no youtube. Não é necessário inscrição prévia, porém, caso haja interesse em receber certificado, o(a) participante deverá preencher o formulário que será repassado nos comentários da transmissão oficial. Saiba mais: ufabc.net.br/urbanizacaolatina





  • Dia todo Campanha Despejo Zero | Missão Denúncia - Fortaleza/CE


Missão-denúncia | Fortaleza/CE

Durante os dias 17 a 19 de novembro de 2021, Fortaleza receberá a segunda Missão-Denúncia, organizada em parceria pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), a Campanha Despejo Zero e outras dezenas de redes, entidades e movimentos populares regionais e nacionais.

A Missão vai visitar territórios atingidos ou ameaçados por despejos e violações de direitos humanos na capital cearense.

A comitiva formada por representantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNH), da Campanha Despejo Zero, do FNRU e da Habitat para a Humanidade Brasil será responsável por elaborar um relatório que vai compor um documento nacional de registro da crise de despejos e denúncia de violações de direitos humanos e do direito à moradia no Brasil.

Despejos são atos desumanos e criminosos em um contexto de pandemia e vulnerabilidade da população trabalhadora do país, principalmente as pessoas mais pobres, negras, mulheres, pessoas com deficiências e outros grupos.

Acesse a página especial com todas as informações sobre a missão-denúncia e o contexto de violações de direitos e despejos em Fortaleza >>> https://forumreformaurbana.org.br/.../missao-denuncia.../

Quinta Feira - 18 de novembro de 2021


  • 19h (horário de Brasília) Grupo de Pesquisa em Direito Urbanístico e Direito à Cidade + IBDU| Pesquisa científica sobre direito à cidade: uma agenda que se renova

#RadarIBDU | No próximo dia 18, às 19h, acontece o evento “Pesquisa científica sobre direito à cidade: uma agenda que se renova” do Grupo de Pesquisa em Direito Urbanístico e Direito à cidade da FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público RS.

A live marca o lançamento do e-book “O direito à cidade como agenda de pesquisa: Coletânea de doze anos de investigação científica do Grupo de pesquisa em Direito Urbanístico e direito à cidade da FMP”. A história do grupo será contada através do depoimento de sete pesquisadores e pesquisadoras que participaram da trajetória do grupo em diferentes momentos, explorando distintos objetos de pesquisa.

A live será coordenada pela Diretora Geral do IBDU e professora da FMP, Betânia Alfonsin, com a presença de Jacqueline Custódio, Bruno Siufi, Vicente Cortese, Guilherme Faccenda, Pedro P. F. Pereira, Fernanda Madalosso e Paulo Eduardo Berni.

Inscreva-se pelo site e garanta 3 horas de atividade complementar na modalidade de extensão: https://bit.ly/3qj3zoT



Sexta Feira - 19 de novembro de 2021


  • 10h (horário de Brasília) BrCidades São Paulo| MESA DE ABERTURA - OS DESAFIOS DAS OCUPAÇÕES DE EDIFÍCIOS ANTIGOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Com o objetivo de reunir os acúmulos a respeito do tema das ocupações realizadas pelos movimentos de moradia e de promover debates para constituir uma agenda propositiva, a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal organizou o seminário "Os desafios das ocupações em edifícios antigos na cidade de São Paulo” partir do dia 19/11 e em mais 3 datas: 26/11 e 03/12.

A inscrição é aberta ao público no Portal da Câmara Municipal de São Paulo para acompanhamento do seminário e participação dos debates por inscrição no link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/seminariodh/ . Haverá concessão de certificado de horas ao fim do ciclo. O evento será transmitido pelo Youtube da Câmara Municipal de São Paulo e também no site oficial da Câmara Municipal.



Sábado - 20 de novembro de 2021


  • 17h (horário de Brasília) SENGE/BAHIA| Uma conversa sobre as contribuições dos engenheiros negros e engenheiras negras pra o Brasil

No próximo sábado, 20/11, o SENGE/BA irá promover uma live no canal do YouTube da organização com intuito de homenagear os engenheiros negros e engenheiras negras que contribuíram massivamente pra o desenvolvimento Brasileiro em diversas áreas. O nosso palestrante vai ser o engenheiro civil e professor do IFBA, Ubiratan Félix. A live acontecerá às 17h do dia 20/1, não perca!


  • Dia todo em todo Brasil Movimento Negro| 20 DE NOVEMBRO EM TODO O BRASIL: FORA BOLSONARO RACISTA!

O movimento negro vai às ruas no dia 20 de novembro deste ano, Dia da Consciência Negra, junto com o conjunto das organizações que compõem a Campanha Fora Bolsonaro, para se manifestar contra o racismo e também pelo “Fora Bolsonaro”. Em várias cidades haverá atos de rua, passeatas, manifestações e outros eventos sob a bandeira FORA BOLSONARO RACISTA! Esta decisão do movimento negro foi reforçada na plenária nacional da Convergência Negra (articulação que reúne a maior parte das entidades nacionais e regionais do movimento negro brasileiro) realizada no dia 23 de outubro com a participação de quase 300 representantes de organizações da luta contra o racismo e movimentos sociais, como a UNE, Ubes, CUT, MST. Os movimentos avaliam que o governo Bolsonaro é o responsável por uma verdadeira tragédia no campo social, politico e econômico que impacta negativamente os trabalhadores e trabalhadoras, tendo como vítima principal a população negra.

A compreensão é que a luta contra o racismo passa pela derrota do fascismo representado pelo governo Bolsonaro. Por isto, o dia da Consciência Negra deste ano tem a palavra de ordem “Fora Bolsonaro Racista” e a perspectiva de que a agenda antirracista tenha lugar central na campanha contra o governo Bolsonaro.




Domingo - 21 de novembro de 2021


  • ÚLTIMO DIA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste| Chamada de Trabalhos

Vem aí o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, buscando dar continuidade às discussões fomentadas pelo primeiro evento, que ocorreu em Recife/PE, em 2020, e reunir militantes, ativistas, movimentos sociais, organizações comunitárias, assessores populares, estudantes e professores de diferentes campos.


O II Fórum está programado para o período entre 6 a 10 de abril de 2022, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, tendo como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. Essa atuação tem forte embasamento nas teorias relacionadas ao direito à moradia, à terra e à cidade, estabelecendo uma relação dialética com práticas que buscam transformar a realidade do espaço e da sociedade. A partir dessa práxis, buscamos pensar a Assessoria Técnica Popular enquanto uma plataforma, que não só reúne questões comuns, como emerge enquanto uma ferramenta para a luta pelo direito de habitar dignamente.


Levando em consideração a variedade de práticas de assessoria técnica, foram pensadas 6 categorias para submissões de trabalhos: (1) Rodas de discussão; (2) Relato de experiência; (3) Artigo; (4) Vídeo/Produto Audiovisual; (5) Poemas e manifestos; e (6) Fotografias. As propostas devem estar inseridas na temática central, e ainda, em um dos três eixos: Marcos, Meios e Provocações, a partir dos quais se estruturam as atividades do evento.


A Chamada de Trabalhos ficará aberta entre os dias 20 de outubro a 21 de novembro de 2021. Outras informações, os modelos para cada categoria e o link para submissões estão disponíveis no site do II Fórum: https://forumpopularne.wixsite.com/2forum!




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page