top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 16 a 22 de agosto

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política


Diariamente, percebemos as consequências do esgotamento da Terra devido à ação humana. Percepção confirmada pela antecipação do Dia do Esgotamento, que desde 1972 acontece cada vez mais cedo. Em 2021, no mundo foi em 29 de Julho. No Brasil, o esgotamento aconteceu dois dias antes.


Recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou mais uma vez para o aquecimento global, que vem acelerando. Também percebemos essa consequência cotidianamente.


Precisamos fazer frente a isso, por isso convidamos você para discutirmos e buscarmos caminhos coletivos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis no III Fórum Nacional BrCidades, que acontecerá de 10 a 19 de setembro.


O encontro, virtual, reunirá integrantes dos Núcleos do BrCidades, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, de igualdade racial.




Segunda-feira, 16/08


Legislação

15h

Acontece nesta segunda-feira, 16, 15h, a aula inaugural do curso “O papel da legislação urbanística”, com Prof. Dra. Monica Antonia Viana, Prof. Ma. Lenimar Gonçalves Rios e Celso Carvalho (coordenação nacional do BrCidades). O curso é online e EaD e oferecido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Santos. Ainda haverá atividades nos dias 23 e 30 de agosto. Para mais informações entre em contato com a Escola.


Terra, teto, trabalho

18h

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, da Arquidiocese de Belo Horizonte, convida todas para a 3ª Edição do Café com Fé, que trata de temas da atualidade, cultura, política e espiritualidade. Nesta segunda, 16, às 18h, a live terá a presença da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, para falar do direito à moradia e à cidade, sob a ótima do tema da 6ª Semana Social Brasileira: "Mutirão pela cida - terra, teto, trabalho". Acompanhe pelo YouTube.


Patrimônio histórico

18h

A chamada “defumação” da estátua de Borba Gato abriu intenso e transversal debate em diversos setores sociais. O ato foi judicializado e os movimentos sociais foram criminalizados, tendo seus militantes presos. Um conjunto de questões tomaram a cena pública. O que é patrimônio histórico? A que e a quem representa? Quais seus vínculos com a memória social e coletiva? Quem tem direito à essa memória e a sua patrimonialização? Esses e outros pontos balizarão o “Papos de cidadania” desta segunda-feira, 16, às 18h, com Zulu Araújo (diretor Geral da Fundação Pedro Calmon - Secult/BA), Nabil Bonduki (professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), Clara Ant (Instituto Lula) e Alyne Reis (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro). A live é promovida pela Universidade da Cidadania Resiste, acompanhe pelo facebook.



Terça-feira, 17/08


Regulação do solo

9h

Acontece nesta terça-feira, 17, às 9h, o encontro Instrumentos de regulación del suelo - razones urbanas, sociales y financieras, com a arquiteta María Lucía Refinetti Martins, da FAUUSP. O tema norteador será “La práctica de la planificación territorial: instrumentos de planificación y de gestión”. O encontro é via zoom, mas haverá transmissão pelo Youtube da Cátedra Rocca Etulain de Teorías Territoriales.


Semana da Habitação

15h

Em comemoração ao Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), o CAU Brasil promove a Semana da Habitação, um seminário online que vai tratar de questões urbanas, políticas habitacionais e ATHIS. A abertura será nesta terça-feira, 17, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook, evento é promovido pelas comissões de Política Profissional (CPP-CAU/BR) e a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR). A programação vai até o dia 19 de agosto, sempre das 15h às 17h. Confira aqui a programação completa.


Diálogos Abertos

19h

Na última semana, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) iniciou a série virtual "Diálogos Abertos - Reabilitar o comum: Trajetórias, possibilidades e desafios na Conservação do Patrimônio Edificado", transmitida sempre às terças, às 19h, em seu canal no YouTube. A próxima exibição será no dia 17 de agosto. Todos os episódios tem como eixo conector a possibilidade de recuperar edificações e, com isso, recuperar cidades e os espaços comuns. Haverá emissão de certificados para quem assistir no mínimo 3 das 4 palestras transmitidas. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição. Realização: Instituto de Arquitetos do Brasil. Apoio Institucional: Icomos Brasil, Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro e MPPP-Proarq-UFRJ


BrCidades Londrina

20h

O núcleo BrCidades de Londrina convida a todos para participar de sua reunião aberta que acontece nesta terça-feira, 19, das 20h às 21h30, pelo Google Meet.



Quarta-feira, 18/08


Semana da Habitação

15h

Em comemoração ao Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), o CAU Brasil promove a Semana da Habitação, um seminário online que vai tratar de questões urbanas, políticas habitacionais e ATHIS. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook, o evento é promovido pelas comissões de Política Profissional (CPP-CAU/BR) e a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR). Confira aqui a programação completa. Na quarta-feira, dia 18, o tema norteador é “A questão habitacional e as políticas públicas”, em duas mesas: A política habitacional e os planos de habitação e Experiências Regionais em Habitação de Interesse Social no Brasil. Será das 15h às 17h.


Território e luta

A Central de Movimentos Populares (CMP) e a Fundação Perseu Abramo convidam a todas e todos para se inscrever no curso online “Território e luta: o trabalho de base do movimento popular urbano”, com o objetivo de refletir sobre a atuação, a questão organizativa e os desafios atuais dos movimentos populares no país, em especial os que atuam nos territórios urbanos. Serão debatidos temas do dia a dia das organizações de base, como trabalho, educação, saúde, racismo, violência de gênero e religião, dentre outros. As aulas serão online, gratuitas e semanais, a partir de quarta-feira, 18 de agosto. O curso terá certificado e todo conteúdo fica disponível na plataforma de ensino. Inscrições pelo site.



Quinta-feira, 19/08


Semana da Habitação

15h

Em comemoração ao Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), o CAU Brasil promove a Semana da Habitação, um seminário online que vai tratar de questões urbanas, políticas habitacionais e ATHIS. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook, o evento é promovido pelas comissões de Política Profissional (CPP-CAU/BR) e a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR). Confira aqui a programação completa. Na quarta-feira, dia 18, o tema norteador é “boas práticas e o Mais Arquitetos”.


O jovem na cidade

19h

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá a roda de conversa “Juventudes Negras”, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Será na quinta-feira, dia 19, às 19h, online. O link de acesso à sala virtual será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Para fazer a inscrição, acesse aqui.


Sexta-feira, 20/08

Curso de extensão

19h30

A Escola de Cidadania de Cidade Ademar e Pedreira convida a todos para as aulas realizadas em parceria com o curso de extensão da Unifesp. A primeira será na sexta-feira, dia 13, às 19h30, com o tema “A moradia como um direito social”, com Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos) e Margareth Uemura (Instituto Polis). Haverá atividades até o mês de novembro e a plataforma utilizada para as aulas será o Google Meet. Ao final, haverá certificado emitido pela Unfesp.



Para deixar no radar…


Editais abertos

A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), entidade responsável pela assessoria técnica em seis municípios atingidos da bacia do Paraopeba (Região 1 e 2), está com editais abertos para contratação de consultorias especializadas em danos à moradia, bens móveis e infraestrutura urbana, nas regiões 1 e 2, respectivamente. Destinam-se pessoa jurídica, constituída legal e juridicamente há pelo menos um ano, com equipe multidisciplinar, histórico de atuação em defesa dos direitos humanos e experiência com comunidades em situações de vulnerabilidade, com preferência à comunidades atingidas por desastres sociotecnológicos ou grandes empreendimentos. O prazo de envio de proposta/cotação: 17/08/2021. O tempo de duração da execução das Consultorias Especializadas: 180 dias. Clique para acessar o edital da Região 01 (Brumadinho) e clique para acessar o Edital da Região 02 (Betim, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Igarapé).


Estatuto da cidade

Já está disponível a publicação "20 anos do Estatuto da Cidade: Experiências e reflexões", organizada por Edésio Fernandes, associado do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). O livro reúne depoimentos e fotografias de mais de 70 autores. Diversos associados, associados e membros do IBDU colaboram com a obra, resultando em uma grande diversidade regional, assim como de formato. A diretora-geral do IBDU, Betânia Alfonsin, é responsável por um depoimento autobiográfico, enquanto outros autores e autoras redigiram artigos científicos e textos em que relatam experiências sobre esta Lei. A íntegra da publicação está disponível neste link.


Políticas afirmativas

O programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou, pela primeira vez, ações afirmativas com cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência e beneficiárias do PROUNI. Além disso, a participação em projetos de extensão também pontua na classificação. As inscrições acontecem até 17 de agosto. Mais informações no site.


10ª Mostra Ecofalante de Cinema

Segue rolando a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, iniciada na última semana. A programação do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais reúne 101 títulos, 30 deles inéditos no Brasil. Leia mais.


III Ciclo de debates sobre o direito à cidade

Aconteceu na última semana a abertura do o III Ciclo de debates sobre o direito à cidade, organizado em parceria pelo Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê) da UnB, o Programa de Educação Tutorial em Ciência Política (UnB) e o BrCidades, e com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A primeira atividade foi na última quarta-feira, dia 11, às 15h, com o tema “Redes civis de resistência frente à pandemia”. Assista aqui.




101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page