top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 16 a 22 de outubro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta?

Está chegando


Nos dias 23 e 24 de outubro ocorrerá o Seminário "O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana", em Brasília!


Acompanhem em nossas redes! Para mais informações: https://www.even3.com.br/seminario-o-povo-sua-casa-sua-cidade-60-anos-de-luta-por-habitacao-e-reforma-urbana/

 

Segunda-feira, 16 de outubro


9h e 20h

6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta" - BrCidades Maringá

Remoto - Site UEM FM às 9h ou 20h. - http://www.uemfm.uem.br/index.php


MST - Tuitaço Reforma agrária é comida no prato


✊🏾 POR TERRA E COMIDA DE VERDADE PARA O POVO! Nos próximos dias em todo o Brasil, camponeses e camponesas iniciam mais uma jornada de lutas. Pautando o papel da Reforma Agrária para a produção de alimentos saudáveis para combater a fome no campo e na cidade, o MST realiza a *Jornada Nacional por Terra e Comida de Verdade para o Povo!*, com mobilizações em todas as regiões.


🚩O combate à fome e a miséria em nosso país passa pela necessidade assentamento IMEDIATO de todas as famílias acampadas no país. São mais de 60 mil famílias debaixo da lona preta, na luta pela terra. São famílias que se colocaram na frente da luta pela democracia nos últimos seis anos e que agora almejam a conquista da terra para avançar na produção de comida de verdade para a mesa do povo brasileiro!



11h

Semana municipal da alimentação água é vida, água é alimento

Rua Silva Bueno, 2109 - São Paulo - SP




16h

Debate público - A moradia: base estruturante para a vida e inclusão social da população em situação de rua

Auditório da Câmara dos Vereadores - Rio de Janeiro - RJ


Venha pro debate A MORADIA: Base estruturante para a vida e a inclusão social da POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA


Estarei com o meu amigo, deputado federal Reimont e a Pastoral do Povo de Rua, junto com o autor do livro, Luiz Kohara!


Venha compartilhar esse momento conosco!


Firme na luta

Edson Santos 🚩


https://www.instagram.com/p/CyRo7SPpqF0/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==



19h

Seminário 50 anos - Pós graduação Ciências Sociais

Auditório Paulo Freire - São Paulo - SP - Transmissão pela TV Puc




Juventude em Luta e MPA - Mostra de cinema juventude em luta

Nosso Acampamento Nacional "Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular" é feito de arte, cultura e o audiovisual vai marcar presença com a nossa I Mostra de Cinema da Juventude em Luta.


😍 A mostra acontecerá nos dias 14,15 e 16 de outubro e estamos selecionando curtas-metragens para compor nossa programação e queremos a participação de vocês na telinha da nossa mostra.


👩🏽‍💻🤳🏾 Enviem suas produções para o e-mail: mostraacampjuv@gmail.com, com link de acesso do seu filme, equipe que participou, sinopse e um cartaz de divulgação do filme.


‼️ Estamos aguardando sua participação, vamos ocupar todos os espaços e o cinema é mais um lugar que a juventude deve construir.



 

Terça-feira, 17 de outubro


9h30

LABHAB - A questão metropolitana latinoamericana: fenômeno, governança e institucionalização

Sala 807 FAUUSP - Rua do Largo, 876 - São Paulo - SP e via link enviado através da inscrição pelo link https://forms.gle/p6aoeV1HXNeDRjGp8

As aglomerações metropolitanas são uma tipologia predominante das cidades no século XXI. No Brasil, ainda que os primeiros dados do Censo 2022 feito pelo IBGE tenham apresentado alterações na população morando em aglomerações metropolitanas, o fenômeno não parece estar decrescendo. É possível afirmar que, como fenômeno presente em todo o mundo, as grandes áreas metropolitanas do século XXI enfrentam uma série de desafios complexos devido à urbanização contínua, aos desafios ambientais e às crescentes desigualdades sociais. A complexidade e envergadura destes desafios exige que os cidadãos participem da governança destas grandes aglomerações para além das formas tradicionais de participação cidadã . Estas áreas metropolitanas vão se conformando de maneira acelerada e contínua através da construção de grandes infraestruturas e projetos por distintos agentes que atuam de maneira insular, sem uma visão comum de um futuro territorial desejável e possível. Isso deixa entrever a necessidade de explorar novas formas de governança macro-metropolitana, em que diferentes maneiras de compreender e governar o território dialoguem com novas prioridades sociais, econômicas e ambientais. Na América Latina, a Cumbre Internacional del Hábitat de América Latina y el Caribe (CIHALC) tem procurado fomentar a cooperação dos países da região no sentido de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana da ONU. Nos encontros de 2022 e 2023 a meta de construir técnica e politicamente “Nuevas Agendas Compartidas” tem se desenvolvido e aprimorado. O Seminário Internacional A QUESTÃO METROPOLITANA LATINOAMERICANA: FENÔMENO, GOVERNANÇA E INSTITUCIONALIZAÇÃO se apresenta então como um lugar de acompanhamento e reflexão sobre o fenômeno metropolitano e sua governança reconhecendo mudanças e alterações dos aglomerados metropolitanos e a necessidade de políticas públicas e institucionalidades que os articulem à rede urbana e rural nos países da América Latina.

Para maiores informações, envie e-mail para labhab@usp.br





18h

Frente ambientalista - Lançamento GT fauna da frente ambientalista

Câmara dos deputados - São Paulo - SP


Frente Ambientalista Convida para o Lançamento do Grupo de Trabalho de Proteção à Fauna; Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, a Frente Parlamentar Ambientalista promoverá o lançamento do Grupo de Trabalho de Proteção à Fauna, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a liderança do deputado federal Matheus Laiola (União) como coordenador. O Brasil, uma verdadeira joia em termos de biodiversidade, abriga um tesouro incomparável de vida selvagem. Nossa nação é o lar de mais de 100 mil espécies de animais e aproximadamente 40 mil tipos de vegetais, representando uma riqueza biológica única no mundo. O objetivo do GT é promover debates sobre pautas de proteção à fauna no Congresso Nacional e fomentar discussões substanciais e estratégicas que visam fortalecer as políticas voltadas para a preservação e defesa da vida selvagem em nosso país. A proteção da fauna não é apenas uma prioridade, é uma responsabilidade que devemos assumir com determinação e comprometimento! Contamos com a sua presença! 🦜🌿 Data: 17/10/23 Hora: 18h às 19h Local: Salão Nobre - Câmara dos Deputados


Instituto Polis - Curso Direito À cidade em São Paulo: por uma cidade diversa, participativa e inclusiva

Link para as incrições: https://www.even3.com.br/direito-a-cidade-em-sao-paulo-por-uma-cidade-diversa-participativa-e-inclusiva/



19h

Seminário 50 anos - Pós graduação Ciências Sociais

Auditório Paulo Freire - São Paulo - SP - Transmissão pela TV Puc




 

Quarta-feira, 18 de outubro



18h

Setorial de combate ao racismo do PT Mauá - 1º Encontro de formação

Rua Santa Helena, 248 - Mauá - SP


O Setorial de Combate ao Racismo do PT MAUÁ convida à todos para a Roda de Conversa sobre O avanço das políticas públicas nos Governos do PT

c/ Matilde Ribeiro

Matilde é Poeta, assistente social e pós-doutoranda em Estudos sobre Cooperação Internacional Brasil-África na UFABC-Fundação Universidade Federal do ABC.

Professora na área de Pedagogia e coordenadora do Grupo AMANDLA: estudo, pesquisa e extensão sobre Políticas Públicas de Raça/etnia, gênero e territorialidade no Institoto de Humanidades da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Exerceu os cargos de Ministra da Igualdade Racial/Governo Lula e de Assessora dos Direitos da Mulher em Santo André.

Integrou as equipes técnicas da SOF - SempreViva Organização Feminista e do Instituto Cajamar. Anota na sua agenda, dia 18 de Outubro as 18:00 na Rua Santa Helena, 248.. Estão todos convidados




19h

Núcleo Londrina BrCidades - Reunião ATHIS - Moradia é um direito

Híbrido: Presencial - CTU UEL - Londrina /PR e remoto por meets


Toda quarta feira o núcleo Londrina do BrCidades se reune para tratar de seu grupo de trabalho ATHIS - MORADIA É UM DIREITO. Entre em contato com o núcleo



 

Quinta-feira, 19 de outubro


8h

UNESP - I Seminário das Cidades "Direitos nas pequenas e médias cidades"

Link para inscrições e mais informações: even3.com.br/iseminariodascidades/

O I Seminário das Cidades “Direitos nas pequenas e médias cidades” tem o propósito de refletir e captar informações sobre as demandas, contextos e desafios inerentes às pequenas e médias cidades na atualidade, a fim de identificar e promover alternativas que contribuam para o desenvolvimento do direito à cidade. Para isso, serão desenvolvidas diversas atividades ao longo do Seminário que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, de forma híbrida, ou seja, presencialmente no campus da Unesp Franca, e pela Internet, de forma síncrona, reunindo uma equipe de especialistas em diversas áreas relacionadas aos desafios das pequenas e médias cidades, bem como ao direito à cidade.


O Seminário das Cidades receberá, até dia 09 de outubro de 2023, resumos de trabalhos acadêmicos completos ou em andamento, a serem apresentados nos temas dos Grupos de Trabalho a seguir descritos na modalidade presencial, ou online de forma síncrona, no dia 19 de setembro, sobre os temas “GT1: Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano em Pequenas e Médias Cidades”, “GT2: Cidadania e Direitos Fundamentais nas Pequenas e Médias Cidades” e “GT3: Governança Local e Participação Cidadã em Pequenas e Médias Cidades”.


O evento contará com a participação do Me. Flávio Tavares Brasileiro, Arquiteto e Urbanista e atual Coordenador-Geral de Planos Participativos do Departamento de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos do Ministério das Cidades do Governo Federal na conferência de abertura no dia 19.


As mesas de debates, realizadas nos dias 19 e 20, tratarão sobre os temas “Desafios das pequenas e médias cidades para promoção do direito à cidade: reflexões sobre o Estado de São Paulo” e “Políticas públicas para a promoção do direito à cidade nas pequenas e médias cidades”, contam com a presença das professoras e professores Dra. Angelica Vieira de Souza Lopes, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Dra. Beatriz Fleury e Silva, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Dr. Estevam Vanale Otero, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP Araraquara e do Dr. Rafael Alves Orsi do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. Ainda, o evento contará com a advogada urbanista Ma. Rosane de Almeida Tierno, Conselheira da Regional Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e com Maurílio Ribeiro Chiaretti, arquiteto e urbanista com atuação voltada à Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social e regularização fundiária e vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA).


Na manhã do dia 20 haverá também uma atividade na região central do Município de Franca, SP, no formato de passeio, em que o professor Dr. Mauro Ferreira do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (PAPP-UNESP), autor do livro “Vila Franca D´el Rey – 200 anos de arquitetura e urbanismo”, abordará a história e a arquitetura de Franca. As inscrições para esta atividade são limitadas e devem ser realizadas para além da inscrição regular no evento.


Contamos com a presença de todas e todos neste evento!



14h

Seminário nacional de habitação e reforma urbana 2023 Rio SHRU60

Sede de IAB- RJ - Beco do Pinheiro, 10 - Rio de Janeiro - RJ


📌 Quitandinha+60


🏘 Passados 60 anos do histórico Seminário Nacional de Habitação e Reformada Urbana, realizado no Quitandinha, convidados a todas e todos para discutir a nova agenda urbana, com destaque a duas questões: moradia e mudanças climáticas, no Seminário s.HRu 2023.Rio.


▪O evento acontece nesta quinta-feira, 19 de outubro, das 14h às 21h, na sede do IAB-RJ. Inscrições grauitas pelo Sympla: https://bit.ly/sHRu2023Rio


Inscrições: https://bit.ly/sHRu2023Rio





15h

Audiência pública sobre a dívida do Estado de São Paulo e o limite dos juros

Plenário José Bonifácio - ALESP - São Paulo - SP


Em sintonia com as recém lançadas Frentes Parlamentares no âmbito federal, a fim de colocar em evidência esse sistema de endividamento e as taxas de juros exorbitantes que só favorecem o sistema financeiro, a ACD/Núcleo SP está organizando uma Audiência Pública, com apoio dos mandatos dos deputados Carlos Giannazi e Antônio Donato, no próximo dia 19 de outubro, às 15 horas, no Plenário José Bonifácio, 1º andar da Assembleia Legislativa de SP, Rua Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, São Paulo.


Para tanto, convidamos Vossa Excelência para participar da referida Audiência Pública, já afirmando que sua presença será de inestimável colaboração.

Aproveitamos para informar que a audiência Pública de SP contará com a presença, dentre outros, de Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional da ACD.

Lara Fernanda



 

Sexta-feira, 20 de outubro


8h

UNESP - I Seminário das Cidades "Direitos nas pequenas e médias cidades"

Link para inscrições e mais informações: even3.com.br/iseminariodascidades/



 


Sábado, 21 de outubro


10h MTD - Curso de extensão Gestão das águas e prevenção deriscos com soluções baseadas na natureza

Escola Classe 66- EC66 de Ceilândia - Brasília - DF Data: 07, 14 e 21 de outubro (10h-12h; 14h-16h). No intervalo do almoço serão fornecidas marmitas da Cozinha Popular do MTD para os participantes inscritos no curso.


Vagas: 60 pessoas


Organização: Professores da Universidade de Brasília e Movimento dos Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos – MTD


Parceria e Apoio: Fiocruz e Deputado Max Maciel


O projeto visa à leitura comunitária e aprofundamento da compreensão dos problemas associados à gestão das águas no Bairro Sol Nascente, trecho 3, com vistas à proposição de ações e medidas de prevenção de riscos, com soluções baseadas na natureza. Um mapeamento dos problemas no olhar da comunidade será realizado em dois momentos, no início da atividade de extensão, e ao final do ciclo, após o conjunto de atividades previstas no curso, momento em que serão também listadas as ações e medidas baseadas na natureza que podem ajudar a enfrentar ou reduzir os problemas identificados.

Serão destacados, no processo formativo, as interfaces entre os subsistemas que compõem o saneamento básico: água potável, águas pluviais, esgotamento sanitário e resíduos urbanos, e possíveis formas de enfrentar os problemas decorrentes das transformações no regime natural e ciclo das águas provocados pela urbanização, adotando-se os princípios das soluções baseadas na natureza e das cidades sensíveis à água.


PROGRAMAÇÃO


Dia 07 de outubro – Sábado


Encontro 1 - Mapeamento dos problemas no olhar da comunidade (manhã)

Encontro 2 - Riscos associados à água no ambiente urbano (tarde)


Dia 14 de outubro - Sábado


Encontro 3 - Esgotos sanitários e suas relações com o sistema de manejo das águas pluviais (manhã)

Encontro 4 - Água potável, água cinza e alternativas para a conservação da água. (tarde)


Dia 21 de outubro - Sábado


Encontro 5 - Soluções baseadas na Natureza - construindo comunidades seguras e sensíveis à água (manhã)

Encontro 6- Soluções baseadas na Natureza - vegetação (tarde)


Inscrição (reserva de vagas)

https://forms.gle/XDHBETMSb3TL8GVr8



PDUR/UFPR - Curso de Extensão Operacionalização de políticas públicas

Remoto - Link enviado através da inscrição pelo formulário link:https://forms.gle/N7yuxiGDKjU4eSkj6


Convidamos a todos, todas e todes para o Curso de Extensão “Operacionalização de Políticas Públicas” organizado pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional da Universidade Federal do Paraná (PDUR - UFPR). O Curso é gratuito com início em 30 de setembro, sempre aos sábados pela manhã (09:00 até 12:00) em formato remoto pela plataforma Microsoft Teams.Os temas a serem trabalhados incluem a implementação e fiscalização de políticas públicas, cobrindo o funcionamento dos sistemas nacionais de políticas sociais (SUS, SUAS, etc), a estrutura organizacional e orçamentária, os marcos legais, os mecanismos de participação popular e controle social.


A abordagem será conceitual e dialogada a partir de casos concretos, permitindo a participação dos inscritos nas discussões.


Público-alvo: estudantes, professores da educação básica, servidores públicos e lideranças de movimentos populares.

Inscrições: acesse o link:https://forms.gle/N7yuxiGDKjU4eSkj6


13h

Programa Brasil Popular - Projeto Brasil Popular

Remoto - Canal de youtube da TV247


Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


 


Chuva de conteúdo:

Disponível livro "A moradia é a base estruturante para a vida e a inclusão social da população em situação de rua" de Luiz Kohara e Francisco Comaru acesse em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38042-a-moradia-e-a-base-estruturante-para-a-vida-e-a-inclusao-social-da-populacao-em-situacao-de-rua


Podcast Cidades de Fato - Episódio "Tendências urbanas e populacionais a partir do Censo 2022" acesse em: https://open.spotify.com/episode/1Mbh81kbtnETayeUsASpJ3?si=Zyd0hB4TQVWsIEQHcSSG8w&nd=1


Texto "ESTATUTO DA CIDADE: (IN)APLICAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL" acesse em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/14266


 

Para ficar no radar...


28/10 - 8h - V Encontro feminista paulista - Av São João, 473 - São Paulo - SP


4 a 8 de dezembro - Conferência Nacional de Cultura - CNPC - Brasília - DF


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page