top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 17 a 23 de abril

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta?


PMCMV - O QUE MANTER E O QUE MUDAR?


Durante a semana que passou, houve um "jogo das cadeiras" e a relatoria da medida provisória que trata da retomada do Programa Minha Casa Minha Vida passou do Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL) para Fernando Marangoni (União Brasil). Tendo em vista o curto período para finalizar a relatoria,, a rede BrCidades elaborou uma carta com os principais pontos eu defendemos em torno do PMCMV.


Confira:


"O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) teve méritos indiscutíveis para as mais de 5 milhões de famílias beneficiadas com moradia entre 2009 e 2016. Nunca nenhum programa de moradia do governo federal alcançou tal dimensão em período tão curto e, o que foi inédito, garantiu ainda expressivos subsídios de forma a permitir o acesso à moradia à população de mais baixas rendas. Pela primeira vez na história do país um programa habitacional deu prioridade para a chamada Faixa 1 composta pela população com rendimentos de até R$ 1.800. Entretanto, quando vivemos a possibilidade alvissareira de um novo governo retomar políticas sociais tão importantes, como é o caso da política habitacional, é preciso atentar para a necessidade de

aprimorar o programa de forma a evitar a repetição de equívocos."


Veja o restante na íntegra: https://www.brcidades.org/materiais-diversos


 

Segunda-feira, 17 de abril


todos os dias, às 9h e 20h

BrCidades Maringá | 6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta"


Por hora, a rádio está disponível somente pela internet, acesse o site UEM FM às 9h ou 20h. Te esperamos lá! http://www.uemfm.uem.br/index.php


17h

Cebes Debate : Reconstrução do Brasil e a Reforma Agrária - 27 anos após de Eldorado do Carajás

Remoto - canal de youtube do Cebes Debate no link https://www.youtube.com/watch?v=XHF-iq82cic


O 17 de abril ficou marcado como dia da opressão camponesa, em memória dos 19 sem terra assassinados pela polícia do Pará, no episódio conhecido como o massacre de Eldorado dos Carajás. Nesta próxima segunda-feira, 27 anos depois do assassinato que se transformou em símbolo de luta, o Cebes Debate , neste momento de reconstrução do Brasil, convida Ivagno Silva Brito, filho de assentado e sobrevivente do massacre para conversar conosco sobre os horizontes de uma reforma agrária popular e democrática. Ivagno, coordenador do instituto latino americano de Agroecologia - IALA AMAZÔNICO, é graduado em Licenciatura plena em educação do Campo com ênfase em ciências humanas e sociais.



Bloqueio da obras do Resort Espanhol pela Comunidade Guarani da Aldeia Ka'Aguy-Porã


Apesar de embargos judiciais repetidos, a empresa “IDB Brasil”, filial da empresa espanhola Cetya, persiste em querer implementar o mega empreendimento imobiliário “MARAEY” na restinga de Marica, com a benção da Prefeitura de Marica.

A restinga de Marica virou portanto o teatro de uma luta ideológica entre o caminho “desenvolvimentista” e o modelo “ambientalista” que permitiria atingir a felicidade econômica. Quais argumentos levantam uma empresa estrangeira e uma prefeitura petista para convencer que um bloco de cimento numa APA é “legal” ? O projeto social de compensação ao resort devia ser um conjunto de projetos a favor dos indígenas do Estado do Rio. É ético compensar, mesmo com coisas boas, uma coisa muito ruim ? Se não for ruim, precisava de “Projeto de Compensação” ?

Tais são as numerosas perguntas que a corajosa resistência dos povos levanta. A resposta pode ser nas fotografias. O que lhe parece melhor ? Bota uma cruz na foto que você prefere... Tal foi o jeito de comunicar da artista francesa Delphine Fabbri Lawson, que teve um filho com o cacique Darci Tupã.


Poucos dias atrais, a obra de destruição da cobertura vegetal e do frágil solo da restinga começou. Os homens da aldeia jà não podem mais circular na APA em busca do sapé com qual constroem suas ocas e as jovens índias foram barradas dos campos onde encontravam as sementes com quais fazem artesanato.


Prorrogação de prazo para o V Simpósio nacional sobre democracia e desigualdades

Inscrições pelo link https://www.sndd2023.eventos.dype.com.br/

O santo padroeiro dos que deixam tudo para cima da hora rogou por vocês, e o prazo para submissão de resumos para GTs e Posters foi prorrogado. A nova data é 17/4. Anota na tua agenda para não perder essa nova chance.




 

Quarta-feira, 19 de abril


10h Ato contra a tragédia crime de 19/02 em São Sebastião

Presencial - Em frente a prefeitura de São Sebastião O Arrela Coletivo Caiçara conclama seus membros e toda a sociedade do litoral norte de SP para o Ato que marcará os 2 meses da tragédia/crime de 19/02, um ato por memória e de luta!



12h Roda de conversa da Democracia em Pauta

Presencial - Coreto do jardim público - Rio Claro/SP




16h

Projeto Brasil Popular | Programa Brasil Popular

Remoto - Canal de youtube da TV247


No dia 19 de outubro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 Convidados: a confirmar


🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247


19h

Live: Cultura de paz e prevenção à violência no ambiente escolar/ SISMUS

Remoto - facebook da SUSMUS


Plenária de Educação Ambiental Sociedade Civil

Remoto - inscrição pelo link https://linktr.ee/rebea Vai acontecer via Zoom, os diálogos da Sociedade Civil sobre as Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil.


Grupos de Trabalho a partir de 4 Eixos a seguir:

GT 1- Educação ambiental na educação formal

GT 2 - Educação ambiental na educação não formal

GT 3 - Educação ambiental nas políticas ambientais

GT 4 - Educação ambiental nas demais políticas setoriais



 

Sexta-feira, 21 de abril

9h Pré-encontro Zona Oeste 3

Presencial - Espaço COletivo XXIII/Coosturart - Rua Vitorino Pereira de Sousa, 395 - Santa Cruz - Rio de Janeiro/RJ


Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehoq3brK32jnI3AmvvuYd15C3PntNxYvVvjFtiLCbBMaEH8Q/viewform?usp=sf_link

O "Pré-encontro da Zona Oeste 3" compõe o "Congresso de Mulheres de Favelas e Periferias 2023". O CMFP 2023 é uma iniciativa do coletivo de mulheres moradoras de diversos territórios. A construção desenvolvida para o Congresso vem sendo constituída de forma participativa através de propostas produzidas por nós, Mulheres de Favelas e Periferia, para a elaboração e implementação de políticas públicas. Desejamos alcançar as Mulheres de diversos territórios, por isso a realização dos Pré-encontros. Pretendemos ser inspiração e referência para a diversidade de mulheres que somos: adolescentes, jovens, adultas, idosas, negras, brancas, indígenas, LGBTQIA+, para que todas sejamos a luta coletiva, um instrumento de poder para o nosso segmento social. Por isso convidamos VOCÊ para estar conosco!!




15h

Aula magna e exibição do documentário Paisagem concreta

Presencial - Fundação Iberê - Av. Padre Cacique, 2000, - Porto Alegre/RS




16h

Seminário Cracolândia em Emergência Caminhos e Ações

Presencial - Teatro de Contêiner Magunzá - Rua dos Gusmôes, 43 - São Paulo/SP Venha ajudar, seja voluntárie, manda direct no insta @cracolandiaemergencia perguntando como. Em breve divulgaremos a programação detalhada, mas já vai se organizando pra não perder ;)



 


Sábado, 22 de abril

12h20

Seminário Cracolândia em Emergência Caminhos e Ações

Presencial - Bar da Nice - Rua General Osório, 25 - São Paulo/SP


 

Domingo, 23 de Abril


10h

Seminário Cracolândia em Emergência Caminhos e Ações

Presencial - Bar da Nice - Rua General Osório, 25 - São Paulo/SP




Chuva de conteúdo:


Podcast: Vozes do afundamento/Vitimas da Brasken


Podcast: Cúpula Rio + 30 Vozes em Movimento - Cidades Sustentáveis e Justas


Cartilha: Orientações para enfrentar a violência contra pessoas que lutam por moradia/Centro Gaspar Garcia


Livro digital: Partilhas emergentes: assitência e assessoria técnica, extenção universitária e direito à cidade em debate (RAU+E/FAUFBA)

acesse em: bit.ly/3mcOKEM


Exposição: Terra e resistência: bioconstruindo o direito à cidade Visitação gratuita no Espaço criativo casa do Zoto - O Espaço Criativo Casa do Zoto está localizado na Av. Assis Chateaubriand, nº 1620, Goiâna, GO


 

Para ficar no radar...


25 de abril: Seminário de lançamento da consulta sobre regularização de plataformas digitais


16 de maio, 14 de Junho e 11 de Julho: IV Ciclo de debates sobre direito à cidade -Passe livre e democracia.


12 a 15 de setembro - DF, Brasília - V Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades traz como tema: “Retomar a democracia após o colapso”


21 de junho a 17 de de setembro - Curso/Imersão "Como fazer laboratórios?" - Silo Arte e Latitude Rural Incrições até 15 de maio pelo link silo.org.br/links


6 a 9 de Julho - Remoto - 1° Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Saiba mais: https://www.ufac.br/site/eventos/2023/i-simposio-internacional-multidisciplinar-das-humanidades-brasil-mocambique





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page