• brcidades2017

Agenda semanal - 18 a 24 de outubro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Vivemos um momento que nos exige compreensão dos fatos e envolvimento. Se por um lado temos conseguido alguns avanços, como na luta contra a devastação de APP Mata do Gavi, ou no PL do Despejo Zero, as notícias cotidianas não deixam dúvidas da necessidade de nos mantermos alertas. E unidos!


O CAU/BR, caminhando nesta direção, lança editais de patrocínio para ações ATHIS, REURB e culturais sobre A&U. No III Fórum Nacional BrCidades, que aconteceu em setembro, várias mesas tiveram como foco o ATHIS.


E reforçamos o convite para a construção do ENCONTRO NACIONAL PELO DIREITO À CIDADE, proposto por entidades e organizações da sociedade civil, que acontecerá no primeiro semestre de 2022. A comissão provisória composta pelas entidades citadas abaixo, convida aos movimentos, entidades e organizações a aderirem a construção desse encontro com a 1ª Plenária prevista para o dia 29/10/21 às 18h.


COMISSÃO PROVISÓRIA: AMB (@amb_feminista) / BrCidades (@brcidades) / Campanha Despejo Zero (@campanhadespejozero) / Coalizão Negra por Direitos (@coalizaonegrapordireitos) / FNRU (@forum.reformaurbana) / IBDU (@ibdu_oficial) / Ondas (@ondas.observatorio) / Plataforma Dhesca (@dhescabrasi).


📝 LINK PARA LEITURA DA CARTA E ADESÃO


Segunda-feira, 18 de outubro


À partir das 10h30min

Debate Direito Humano à Vacinação

A Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da COVID realiza a Série de Debates em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19. O primeiro tema, neste dia 18, é o Direito Humano à Vacinação. A mesa de abertura terá a mediação da Coordenadora Nacional da Vida e Justiça, a sanitarista e presidenta do CEBES, Lúcia Souto.


Mesa 1 - 10h30min às 12h: “Cenário da Vacinação no Brasil”: Dados da Vacinação, Riscos das Variantes, Populações em vulnerabilização (PCD/Povos Originários/Periferias).

Mediação Lucia Souto (RJ). Com Armando de Negri Filho, Gonzalo Vecina (SP), Artur Custódio CIVS/CNS e testemunhos de vítimas e familiares.


Mesa 2 - 14:30min às 16:00: “Em defesa do complexo econômico industrial da Saúde para assegurar soberania e segurança sanitária ao país”: Análise do cenário atual de dependência de produção de insumos, Caminhos para autossuficiência na produção de insumos, Defesa dos Institutos – Fiocruz.

Mediação Claudia Travassos (RJ). Com Arthur Chioro (SP), Carlos Gadelha/ Fiocruz (RJ), Patrícia Clissa/ Butantan (SP), Debora Melecchi (RS) Representante CNS - CICTAF - Controle Social.


Mesa 3 - 19h às 20h30min: “Desafios Futuros do Programa Nacional de Imunização”: Cenários de Convivência com o Vírus, Estratégias para minimizar efeitos dos movimentos contra vacina e Fake News, Defesa do SUS e do PNI.

Mediação Rosangela Dornelles (RS). Com Pedro Hallal (RS), Mellanie Fontes Dutra (RS), Bruno Pedralva (MG) e testemunhos de órfãos e vítimas com sequelas. Assista:


ASSISTA PELO YOUTUBE VIDA E JUSTIÇA


Terça-feira, 19 de outubro


À partir das 08h

I Congresso de Cidades Mais Sustentáveis e os 20 anos do Estatuto da Cidade

O evento será no dia 19 de outubro, das 8h às 21h, totalmente online (Microsoft Teams). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado - da PUC Campinas, com apoio da Fapesp. Mais informações aqui.



Quarta-feira, 20 de outubro


19h

Curso Dilemas da Sociedade Brasileira

A quinta aula do curso Dilemas da Sociedade Brasileira, hoje sobre o tema: Lutas anticapitalistas e os Direitos do Povo - gênero, etnias, juventude, diversidade. Com a mediação de Rosa Amorim, militante do Levante Popular da Juventude e Diretora da Cultura da UNE, recebemos Thays Carvalho, Coordenação Política-pedagógica da Escola Nacional Paulo Freire; Erivan Hilário da Direção Nacional do MST e com Laura Sito, vereadora PT no Rio Grande do Sul. ASSISTA AO VIVO:

Quinta-feira, 21 de outubro


16h

Oficinas Jurídicas - Construindo os sindicatos

A FNA está com mais uma novidade para vocês: as inscrições para as "Oficinas Jurídicas - Construindo os Sindicatos" já estão abertas! O objetivo é discutir e atualizar as entidades sobre as mudanças jurídicas e legislativas que envolvem o trabalho sindical. Realize sua inscrição em: https://forms.gle/VNZPai6a2Wda2vGs9. Confira o calendário completo das atividades no site: https://www.fna.org.br/2021/10/08/fna-oferece-oficinas-juridicas-a-sindicatos-filiados/



18h

Oficina Gramática Jurídica da Campanha Despejo Zero

Inscrições Abertas


No dia 21 de outubro, das 18h às 20h, acontece a Oficina Gramática Jurídica da Campanha Despejo Zero, com o objetivo de mapear e apresentar a memória da agenda jurídico-política da CDZ e suas repercussões político-institucionais gerais, entre os anos de 2020 e 2021, além de levantar e debater pontos para atualização do programa jurídico e político da Campanha. A Oficina é voltada a advogadxs populares, defensorxs públicos e movimentos populares que atuam pelo direito à moradia e pelo fim dos despejos. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.bit.ly/oficina-juridica-cdz. Enviaremos o link de acesso ao ZOOM por e-mail aos inscritos.


A Oficina Gramática Jurídica da Campanha Despejo Zero é promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), com coordenação do Grupo de Pesquisa Labá - Direito, Espaço e Política e apoio da Terra de Direitos, CDES Direitos Humanos, Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo



19h

Encontros - Pluralidade na Cidade - O Jovem na Cidade: Conectando Juventudes ao Debate e à Ação Político-Urbanística

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá a roda de conversa “Juventude imigrante”, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Assista pelo YouTube do BrCidades Maringá.

Vale conferir…


Em defesa da Outorga Onerosa do Direito de Construir em São Paulo | 📢 BrCidades na Carta Capital!

Outorga Onerosa do Direito de Construir. Este nome complicado esconde um instrumento urbanístico simples e extremamente justo. Instrumento que se baseia no conceito do “solo criado”, que diz que construir um edifício de vários andares é como criar várias camadas de solo, umas sobre as outras.


Texto por CELSO SANTOS CARVALHO. Leia na íntegra: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/em-defesa-da-outorga-onerosa-do-direito-de-construir-em-sao-paulo/



O Vale da Fome e o Direito à Alimentação | 📣 BrCidades no GGN!

O aumento da pobreza e de pessoas sem acesso à alimentação – e/ou alimentação saudável com qualidade – trazido pela pandemia de Covid-19 tornou ainda mais desafiador se atingir a meta global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de zerar a fome no mundo até 2030. Neste dia 16 de outubro celebramos o Dia Mundial da Alimentação e se faz necessário uma séria e profunda reflexão sobre os impactos causados pela pandemia, assim como também pela fome e miséria. Texto e vídeo por Marcelo Mazeta. Confira na íntegra: https://jornalggn.com.br/editoria/cidadania/o-vale-da-fome-e-o-direito-a-alimentacao-por-marcelo-mazeta-lucas/amp/


Para deixar no radar…


CAU Brasil lança editais de patrocínio para ações ATHIS, REURB e culturais sobre A&U

Prazo de inscrições se encerra dia 01º de novembro

O primeiro edital objetiva o desenvolvimento e a execução de projetos de apoio à ATHIS e REURB. O total de recursos a ser disponibilizado é de R$ 1.000.000,00. O segundo edital, de patrocínio cultural, visa “o desenvolvimento e a execução de publicações, produções e/ou eventos que, em consonância com a missão do Conselho, “aperfeiçoem e orientem o exercício ético e qualificado da profissão, e que promovam o acesso universal à arquitetura e urbanismo como garantia do bem-estar social”. Serão disponibilizados um total de R$ 100.000,00. Confira: https://www.caubr.gov.br/cau-brasil-lanca-editais-de-patrocinio-para-acoes-athis-e-culturais-sobre-au/



Curso Os desafios da moradia no centro de São Paulo

05, 12, 19 e 26/11 e 03/12

Ministrantes: Profa. Dra. Beatriz Kara José; Profa. Dra. Letizia Vitale; Profa. Ms. Ana Gabriela Akaishi; Profa. Dra. Carolina Pozzi Castro; Profa. Dra. Helena Menna Barreto Silva; Profa. Dra. Leticia Sigolo. Palestrantes convidados: Arq. Alexandre Hodapp (Peabiru TCA); Prof. Dr. Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos). A carga horária será de 10 horas, com 5 aulas de 2 horas cada. O curso é pago. Plano de aulas:


Aula 1 (05/11) - Panorama geral sobre o centro: transformações e desafios

Aula 2 (12/11) - Formas de habitar o centro

Aula 3 (19/11) - O lugar do centro de São Paulo na dinâmica imobiliária residencial recente da metrópole: características e especificidades

Aula 4 (26/11) - Políticas públicas nas diferentes escalas de intervenção urbana 1.

Aula 5 (03/12) - Políticas públicas nas diferentes escalas de intervenção urbana 2.


Mais informações e inscrições:

https://iabcursos.byinti.com/#/event/os-desafios-da-moradia-no-centro-de-sao-paulo



11º Seminário de Urbanismo da Bahia

3, 4 e 5 de novembro

O grupo de pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, anuncia a realização do 11º Seminário de Urbanismo da Bahia, o urbBA[21], que ocorrerá de forma virtual nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021. Esta edição se mobiliza em torno da temática “Por uma arte de cultivar e esperançar cidades”, desdobrando as ideias do cultivar, do esperançar e do construir espaços favoráveis ao florescimento do comum. De forma a nortear a busca e aprofundamento de relações, interfaces, conflitos, territorialidades, experiências, movimentos e tradições que vinculem cidades e cuidado, o Seminário se organiza a partir de três eixos: (1) cuidado como política; (2) cuidado como prática; (3) cuidado como formação. Para mais informações, acesse aqui.


Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

9, 10 e 11 de dezembro

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. O evento acadêmico e popular contará com espaço para diferentes formas de apresentação da pesquisa e extensão universitária e valorização das lutas pelo direito humano à água e ao saneamento. Programação, inscrição e submissão de trabalho: www.endhas.com


2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras

26 a 28 de outubro

O Grupo de Pesquisa EtniCidades - Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo (CNPQ/UFBA) - convida a todxs para participar do 2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras, que acontecerá em formato online de 26 a 28 de Outubro de 2021. O seminário propõe um espaço de debate interdisciplinar aproximando os estudos sobre questões étnico-raciais, mais especificamente os Estudos Críticos da Branquitude, com os campos da Arquitetura, Urbanismo e do Planejamento Urbano. Em sua segunda edição, o evento traz o tema PODER E PRIVILÉGIO BRANCO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Partindo do momento histórico atual, abordaremos temas relevantes para pensar como o racismo estrutura o imaginário e as relações sociais em diversas esferas e quem são os seus beneficiários. Com isso procura-se reunir elementos que permitam identificar como as hierarquias e lugares sociais racializados são reproduzidos através e no espaço urbano, bem como possíveis caminhos para o enfrentamento desses processos na construção de uma sociedade e cidades mais justas e democráticas. Mais informações no site: https://branquitudecidade2021.46graus.com/

O evento será transmitido pelo canal do EtniCidades no Youtube.



Curso livre online Cidadania Insurgente nas Cidades, oferecido pela Escola da Cidade

Nos dias 25 e 27/10; 03, 08, 10, 17, 22 e 24/11

O objetivo é subsidiar uma reflexão crítica acerca das formas de atuação de movimentos sociais e do ativismo em geral nas cidades, buscando refletir tanto sobre como os atores agem em relação às políticas públicas quanto sobre suas formas de atuação autônoma. Entre os temas: movimentos sociais e políticas públicas; horizontes utópicos; interseccionalidade; movimentos e contra movimentos; ativismo na pandemia; como estudar mobilizações, ativismo e movimentos sociais. Professoras: Paula Freire Santoro, arquiteta urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP); Ana Claudia Teixeira, cientista política, professora colaboradora da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professora convidada: Luciana Tatagiba (Unicamp). Data: 25 e 27/10; 03, 08, 10, 17, 22 e 24/11, de 19 às 21hs. Carga horária total: 16 horas. Inscrições, valores e outras informações: https://escoladacidade.edu.br/cursos-livres/cidadania-insurgente-nas-cidades/


Minicurso ‘A Economia de Francisco e Clara’

Inscrição até 27 de outubro

A Escola Casa Comum, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, da PUC Minas, promove o minicurso ‘A Economia de Francisco e Clara’ para interessados em impulsionar práticas econômicas alternativas. Pretende-se compreender os processos liderados pelo papa em nível global e sua articulação nacional. Vamos juntos pensar, sentir e agir modos de ‘realmar a economia’ para construir o amanhã. Os encontros virtuais, às quartas-feiras, de 10.11 a 15.12, entre 19h e 21h, com ambiente virtual de aprendizagem, apostilas e formulação de projetos territoriais. O minicurso será assessorado por Eduardo Brasileiro, integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. Se inscreva até 27.10 https://www.pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/A-Economia-de-Francisco-e-Clara.aspx?moda=2&polo=1&curso=3091&situ=1. Apoio: Grupo de Reflexão e Trabalho da Economia de Francisco e Clara da PUC Minas, Arquidiocese de Belo Horizonte e Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo