top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 19 a 25 de setembro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

A BANCADA PELO DIREITO À CIDADE EM SP ESTÁ CRESCENDO

São mais de 30 adesões até o momento de candidaturas a deputada(o) estadual, deputada(o) federal comprometendo os futuros mandatos eleitos à defenderem as bandeiras levantadas pelos núcleos do BrCidades no estado de São Paulo, sendo elas a infraestrutura urbana nas periferias, construção da rede público de inclusão social, garantir o direito à mobilidade urbana e interurbana, universalização do saneamento, moradia popular, combate às privatizações, fortalecer a participação social efetiva e segurança pública e combate ao racismo. Aderiram até o momento as candidaturas de: @carmensilvamstc@chirleypankara@coletivodireitoseigualdade@deborapsol@dgmdouglasmartins@dudahidalgo13@edianemariamtst@eduardosuplicy@estela.almagro@gabrielplacce@jandyraueharapt@josaqueirozpt@deputadoluizfernandosp@monicaseixas@drcaseiro@marianamouracientista@marina.helou@professorabebel@prof.ricardoalvarez@simaopedrochiovetti@telmadesouza1@machado13rp@augustodearrudabotelho@negrobelchior@profeliseugabriel@hilton_erika@ivanvalentepsol@julianacardoso_pt@mateusmoro1350@pauloteixeira13@santoskywalker@soutamires.sp

Além do vereador eleito por São Paulo @daniel.annenberg

 

Segunda-feira, 19 de setembro


data limite

Campanha Despejo Zero | Inscrições para o #curso “Defensoras/es populares do Direito à Moradia''


O curso “Agentes Populares do Direito à Moradia” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana e da Campanha Despejo Zero, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis. O curso tem por objetivo provocar reflexões teóricas, práticas e propositivas sobre o direito à moradia, e assim contribuir para a atuação daqueles que constroem essa luta no dia a dia. Nesta formação serão promovidos debates e exercícios relativos aos direitos humanos, direito à cidade, conflitos fundiários, sistema de dados, assessoria técnica (construtiva e jurídica), planos alternativos populares, dentre outros temas intrínsecos ao cotidiano da luta pelo Direito à moradia.

Serão 14 aulas, sempre às terças e quintas-feiras das 19h às 21h. Haverá também atividades offline propostas a cada encontro, integralizando 40h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% do total de nossas atividades.




18:30h

Articulação Recife de Luta | Apresentação da Plataforma de Luta pelo Direito à Cidade às candidaturas de Pernambuco


✏️ Apresentação da Plataforma de Luta pelo Direito à Cidade às candidaturas de Pernambuco


No dia 19/09, a Articulação Recife de Luta e todos os coletivos, movimentos, organizações e entidades que fazem parte da rede, farão um evento de entrega da ‘Plataforma de luta pelo direito à cidade’ às candidaturas majoritárias e proporcionais do estado.


🔹 No mesmo momento, também serão apresentadas a Carta Compromisso da Campanha Despejo Zero por um #BrasilSemDespejos e a Carta Compromisso do IAB como parte da agenda nacional e regional de desenvolvimento social e econômico, priorizando a qualidade e o cuidado com a vida da população brasileira.


🚩 O evento é aberto e acontece a partir das 18h30 no Auditório 3 do Memorial da Medicina (Derby). Conhece algum candidato ou candidata que precisa se comprometer com o direito à moradia digna e o direito à cidade? Envia esse convite!


📣 Apresentação da Plataforma de Luta pelo Direito à Cidade às candidaturas de Pernambuco

🗓️ 19/09

🕡 18h30

📍Auditório 3 - Memorial da Medicina | Rua Amauri de Medeiros, 206 (Derby)




 


Terça-feira, 20 de setembro


Dia todo

Instituto Água e Saneamento (IAS)| Encontro técnico "os resultados inéditos de dois anos de monitoramento sobre as regionalizações do saneamento nos estados"


O Instituto Água e Saneamento (IAS), por meio do Observatório do Marco Legal do Saneamento, apresenta neste encontro técnico os resultados inéditos de dois anos de monitoramento sobre as regionalizações do saneamento nos estados, após a aprovação do Marco Legal.


Durante todo o dia 20 de setembro (terça-feira), especialistas em saneamento, planejamento urbano e regional, direitos humanos, representantes da sociedade civil, consultores e gestores que atuaram na implementação dos processos de regionalização participarão de mesas temáticas.


A primeira analisa o quadro das regionalizações no país, com foco nas diferentes estratégias adotadas e no avanço da regulamentação, estruturação de suas governanças e planejamento.


A segunda mesa debate os desafios de governança frente aos novos arranjos regionais para a garantia da universalização de fato, que seja inclusiva e promova acessibilidade física e financeira, de qualidade e suficiente.


A terceira reúne relatos de casos reais de regionalização nos estados. Estão confirmados representantes do Ceará, Bahia e outros estados. Veja a programação completa em: https://www.aguaesaneamento.org.br/as-regionalizacoes-do-saneamento-nos-estados-evento/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=inscricao_confirmada_as_regionalizacoes_do_saneamento_nos_estados&utm_term=2022-09-18



14:00h

BrCidades Paraná | Roda de conversa: Mandatos federais e Políticas Locais


No dia 20 de setembro o núcleo Paraná de Curitiba realizará a Roda de conversa: Mandatos federais e Políticas Locais, com o objetido de difundir e debater uma agenda urbana comprometida com a justiça social! Não perca! O evento ocorrerá em formato virtual no canal de Youtube do BrCidades.



14:00h

Comitês Populares | #VemProSpace com João Pedro Stédile


⚠️ Atenção: nova data!


#VemProSpace O DIA CHEGOU 🥳


João Pedro Stédile, dirigente do @movimentosemterra vem falar sobre a importância dos Comitês Populares do #TimeDoLula nos últimos dias decisivos de campanha para resgatar a esperança do Brasil!


📆 Terça 20/09 às 14h no Twitter: https://twitter.com/ComiteLula


Vem pro space 😍




 

Quarta-feira, 21 de setembro


16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje: Economia e politicas sociais


No dia 21 de setembro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 com o tema Economia e politicas sociais, às 16h. Convidados: José Dari Krein Juvandia Contraf

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247


18:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Lançamento do livro “A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil”


Na próxima quarta-feira (21), realizaremos o lançamento do livro “A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil”, organizado pelo Projeto Brasil Popular e editado pela Expressão Popular. No evento também será realizado um debate sobre o livro, que contará com as participações do economista e professor, Márcio Pochmann, da advogada e militante do Movimento Brasil Popular, Thays Carvalho e da doutora em ciências sociais e integrante da coordenação nacional do MST, Kelli Maffort.


A atividade acontece na Livraria Tapera Taperá às 18h e faz parte das atividades do bicentenário da independência do Brasil, organizadas pela Escola Nacional Paulo Freire, Movimento Brasil Popular e Projeto Brasil Popular.





 

Quinta-feira, 22 de setembro


17:00h (horário de Brasília)

UFMS| Palestra "Habitação e planejamento na América Latina: da visão técnica à ação comunitária


Palestra "Habitação e planejamento na América Latina: da visão técnica à ação comunitária” será ministrada pela professora Nilce Cristina Aravecchia Botas, da FAU-USP, quinta-feira, dia 22, às 17:00 horas (Brasília).

Link para inscrição:

Aproveito para avisar que as palestras anteriores estão disponíveis:




 

Sábado, 24 de setembro


13h às 22h MST | III Festival "A esperança vai vencer o medo" e a gente te quer ocupando a rua mais uma vez junto com a gente


😎 Se prepara que tá chegando mais um dia de celebração em defesa da democracia! Vem aí o nosso III Festival "A esperança vai vencer o medo" e a gente te quer ocupando a rua mais uma vez junto com a gente!


🌄 A nova edição do Festival será sábado, dia 24 de setembro, em São Paulo. Vamos reunir mais uma vez toda a diversidade de atividades culturais e gastronômicas que rolaram nas duas edições anteriores. Teremos atrações musicais, comida boa, lojinhas, bebidas e drinks especiais preparados pelos Bares pela Democracia!


🍽️ Além disso, durante o nosso Festival também estaremos recolhendo alimentos não perecíveis, com o compromisso de contribuir com aqueles que diariamente sofrem com a fome e a desigualdade social em São Paulo. Infelizmente, sabemos que o Brasil voltou ao mapa da fome e é nosso compromisso político fazer tudo que for necessário para mudar a realidade do país


👀 Fiquem ligados nas nossas redes e nas redes de todos os bares que constroem os @barespelademocracia, em breve divulgaremos onde o Festival vai acontecer e toda a programação!


✊🏿 Para defender a democracia e vencer o bolsonarismo, vamos às ruas construindo uma forma de fazer política que valorize a cultura e a arte! A esperança vai vencer o ódio!






 

Para deixar no radar…



Lançamento O cuidado: teorias e práticas da Profa. Dra. Helena Hirata

Presencial em São Paulo no dia 29/09 às 18h30 na LIVRARIA DA TARDE - Rua Cônego Eufênio leite, 956 - Pinheiro, São Paulo/SP


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site



 

Leia também:


Livro "Reflexões Periféricas: propostas em movimento para a reinvenção das quebradas" O livro RELEXÕES PERIFÉRICAS: PROPOSTAS EM MOVIMENTO PARA A REINVENÇÃO DAS QUEBRADAS já está disponível em: https://dandaraeditora.com.br/produto/reflexoes-perifericas-propostas-em-movimento-para-a-reinvencao-das-quebradas/



Como a rede pública pode transformar o Brasil | 📢 BrCidades na Carta Capital!

Para salvar a Nação e garantir o futuro é necessário recuperar uma geração que hoje sofre com a fome, o desemprego e as consequências da pandemia.



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page