top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 06 a 12 de março

Atualizado: 6 de mar. de 2023

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

As mulheres e a cidade

"Em 2023 mais um 8 de Março de um momento de profundas reflexões". É a partir deste apontamento que a colaboradora da rede BrCidades, Terezinha Gonzaga, levanta 12 pontos e propostas para uma transformação social e feminista que passam pelas cidades.

Seu importante texto será divulgado ainda esta semana, mas já vale apontar alguns dos pontos:

1. Assegurar o direito das mulheres à titularidade da moradia, a fim de assegurar sua autonomia e emancipação econômica e política, libertando-a do domínio do homem sob a propriedade da moradia.

2. Incentivar iniciativas culturais, considerando-as como potencializadoras das ações educacionais, assegurando a perspectiva de gênero, utilizando as diferentes linguagens e expressões artísticas, resgatando o cotidiano da cultura popular, da cultura, lazer e do esporte como direitos indispensáveis a uma cidadania plena das mulheres na cidade.

3. Criação e aprovação de lei que considere o tempo de trabalho de cuidado como tempo de trabalho para a aposentadoria de mulheres.


Fique atenta em nossas redes sociais para acompanhar o debate!

 


Segunda-feira, 06 de março


17:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Entrega "CARTA PELAS CIDADES" ao GT Cidades da equipe de Transição do Governo Federal


Os movimentos sociais, entidades, organizações e demais parceiros que construíram coletivamente a Conferência Popular pelo Direito à Cidade se reuniram mais uma vez para contribuir e organizar os acúmulos, a fim de incidir e pautar as propostas pactuadas na PLATAFORMA DE LUTAS PELO DIREITO À CIDADE no GT Cidades da equipe de transição do Governo Federal.

Terça-feira, 22 de novembro



 


17:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Entrega "CARTA PELAS CIDADES" ao GT Cidades da equipe de Transição do Governo Federal


Os movimentos sociais, entidades, organizações e demais parceiros que construíram coletivamente a Conferência Popular pelo Direito à Cidade se reuniram mais uma vez para contribuir e organizar os acúmulos, a fim de incidir e pautar as propostas pactuadas na PLATAFORMA DE LUTAS PELO DIREITO À CIDADE no GT Cidades da equipe de transição do Governo Federal.


O documento, que será apresentado à equipe de transição do governo federal, propõe a retomada do Ministério das Cidades e uma linha de políticas progressistas, voltadas para a melhoria de vida da maioria da população e a preservação ambiental.


O documento se referencia no conteúdo da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, realizada em junho de 2022.





 

Quarta-feira, 23 de novembro


dia todo

UrBA [22] | Início do Seminário Urbanismo da Bahia: MATOPIBA? Contradições e resistências no cerrado, no agrário e no urbano


O Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal da Bahia-Campus Barreiras, por meio da Coordenação de Curso e do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Arquitetura e Urbanismo, com a parceria inestimável do grupo de pesquisa Lugar Comum (PPG-AU/UFBA) e com o apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, anuncia a realização do 12º Seminário Urbanismo da Bahia, o urbBA[22], que ocorrerá de forma presencial na cidade de Barreiras-BA entre os dias 23 e 26 de novembro de 2022. Esta edição do Seminário se mobiliza em torno do tema MATOPIBA? Contradições e resistências no cerrado, no agrário e no urbano, de forma a nortear a busca e o aprofundamento das discussões que complexificam as problemáticas vivenciadas nessa região, expressando um movimento de expansão das análises sobre o urbanismo, o planejamento e os estudos urbanos praticados em áreas interioranas do estado, assim como em outras regiões brasileiras. O urbBA[22] convida a todos para a submissão de trabalhos acadêmicos, profissionais e artísticos que reflitam as questões do urbanismo recortadas por esse cenário, organizando-se a partir de quatro eixos temáticos, visando à articulação de relações entre cidades, suas identidades, memórias, conflitos, territorialidades, experiências e movimentos: Eixo 1: (Re)existências, representações e narrativas nos territórios; Eixo 2: Práticas de gestão dos recursos do cerrado, as águas, disputas e discursos; Eixo 3: Cidades fluviais, camadas históricas e paisagens culturais; Eixo 4: Infraestrutura urbana e planejamento em pequenas e médias cidades. As chamadas de trabalhos consideram três possibilidades de participação no evento: (1) envio de artigos, a serem apresentados nas Sessões Temáticas; (2) envio de resumos expandidos, que subsidiarão Rodas de Conversa; (3) envio de propostas em outros formatos, a fim de integrarem a programação das Atividades Livres. Será permitida a submissão de propostas, individuais e coletivas, em mais de uma modalidade. Podem participar do evento estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais, membros de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e coletivos. Data para submissões de trabalhos: até 22 de agosto de 2022 Data da divulgação dos trabalhos aprovados: até 4 de outubro de 2022 Informações adicionais: https://urbba22.wixsite.com/my-site e urbBA22@gmail.com

Idioma Português, Brasil




16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje


No dia 19 de outubro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 Convidados: a confirmar

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247


 

Quinta-feira, 24 de novembro


19h FNA | 46º ENSA


Está chegando...

As atividades do 46º ENSA começam no dia 24 de novembro, às 19h. E nesta edição, o Colóquio “Projetar, Construir, Morar: Arquitetura e Políticas de Habitação” vai trazer três mesas abertas ao público nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

A participação é gratuita e será realizada de forma híbrida, presencialmente no Salão Alvorada do Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), e on-line na plataforma Zoom e no canal no YouTube da FNA. Inscreva-se em: https://bit.ly/coloquioensa

Arraste para o lado e confira os detalhes das mesas de debates.




 

Sexta-feira, 25 de novembro


9:00h - 17:30h FNA | 46º ENSA


CONTINUAÇÃO DO 46 ENSA, ORGANIZADO PELA FNA. O 46º ENSA também vai estar repleto de atividades internas. A ideia é conversar sobre os projetos desenvolvidos pela atual gestão, como a Cartilha T.A.B.A. e o Solare, os ERSAs Regionais que aconteceram 2022 e um lançamento pra lá de especial dos livros "Quatro Décadas com Lula: o Poder de Andar Junto", "Destruição da Arquitetura: Crônicas Políticas de um País em Demolição" e "O Mármore e a Murta: Antônio Vieira. Jesuítas, Cativos e Bandeirantes no Século XVII".




dia todo BrCidades Alagoas-Arapiraca | FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL


O Fórum de Habitação Social 2022 do curso de arquitetura e urbanismo da UFAL Campus Arapiraca tem como tema central para essa edição CIDADE, DEMOCRACIA E HABITAÇÃO.

A cidade e as possibilidades de efetivação do exercício do seu direito será nosso tema. Gênero, racismo, cultura e outros temas serão discutidos sem medo e sem preconceitos.

Sejam bem-vindos ao FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL 2022: Cidade, democracia e habitação.


O evento ocorrerá de forma PRESENCIAL na UFAL-Arapiraca. Mais informações em: https://www.eventbrite.com/e/forum-de-habitacao-social-tickets-461742563437




 

Sábado, 26 de novembro


9:00h - 20h FNA | 46º ENSA


CONTINUAÇÃO DO 46 ENSA, ORGANIZADO PELA FNA. O terceiro dia de 46º ENSA vai ter muita discussão sobre o mercado de trabalho e sobre as políticas sindicais para 2023! Já se programou para acompanhar todos os debates?

Também teremos a cerimônia de premiação do Arquiteto e Urbanista do Ano, para Claudia Pires, e o Prêmio FNA 2022 para as iniciativas Fab Social, ArchDaily Brasil e ComCat

Passa para o lado e confira todos os painelistas.




 

Para deixar no radar…


Paul Singer 90 Anos: Intérprete do Brasil

O seminário presencial ocorrerá entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro, em São Paulo, capital, na rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque. Não perca!



BrCidades Alagoas: FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL: CIDADE, DEMOCRACIA E HABITAÇÃO nos dias 18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro

O núcleo Alagoas - Arapiraca da rede BrCidades convida todas e todos para o FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL, a ser realizado nos dias 18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro, Transmissão ao vivo no canal da UFAL no youtube para todo Brasil.


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site



 

Leia também:


Educação popular na periferia brasileira | BrCidades no GGN!

O direito à cidade como direito à educação é a mais urgente tarefa para a esquerda após as eleições


Vídeo Aula - Trajetória e produção de Henri Lefebvre Henri Lefebvre é o autor que cunhou o termo "direito à cidade". Nesses vídeos nosso compa Paolo Colosso reconstitui a trajetória e produção do filósofo francês.

Parte I: https://youtu.be/fGz7wZQE_t4

A parte II saiu essa semana: https://youtu.be/F5k6qRPy2wg

E não esqueçam de se inscrever no canal Comuns Urbanos 😉



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page