• brcidades2017

Agenda semanal - 22 a 28 de novembro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Mais de 123.153 mil famílias no Brasil estão ameaçadas de despejo, de acordo com novos dados divulgados pela Campanha Nacional Despejo Zero


👀 A Campanha Nacional Despejo Zero divulgou nesta sexta-feira (19/11) novos dados sobre famílias despejadas e ameaçadas de remoção durante a pandemia no Brasil. O balanço, que reúne número de ameaças, remoções e suspensões de ordens de reintegração de posse no período de março/2020 a outubro/2021, pode ser acessado aqui: https://bit.ly/out21balançoDespejoZero


▪️ No período, destaca-se que o aumento de famílias removidas entre agosto/2021 e outubro/2021 foi de 1.775. Desde março/2020, pelo menos 80 casos de reintegração de posse foram ativamente suspensos, garantindo segurança temporária para mais de 11.280 famílias. Desses, 17 foram identificados no período de agosto/2021 a outubro/2021, graças em grande parte à liminar concedida pelo STF para suspensão dos despejos no período da pandemia e à sanção do PL Nacional Despejo Zero.


▪️ Outro ponto importante a se destacado é que ambas as medidas chegam ao fim do prazo de vigência em meados de dezembro/2021 – esta informação é especialmente importante quando vemos o número de famílias atualmente ameaçadas de despejo, que estão protegidas pela ADPF e/ou pelo PL Nacional: são mais de 123 mil famílias em situação de ameaça, em plena crise social. Por este motivo, se faz ainda mais importante a mobilização e articulação pela prorrogação dos prazos de vigência da #ADPF828 e do PL Nacional Despejo Zero. _#despejozero_


Segunda-feira, 22 de novembro


17h (horário de Brasília)

ONDAS | DEBATE: ACESSO A BANHEIROS EM LOCAIS PÚBLICOS

Dentro da programação do Dia Mundial do Banheiro, que aconteceu em 19 de novembro, o ONDAS coordena a mesa de debates "Acesso a Banheiros em Locais Públicos".

Com a participação de Ricardo Moretti e Amauri Pollachi, ambos do ONDAS, e de Vanilson Torres – Movimento Nacional da População em Situação de Rua, e Fernanda Deister Moreira – Coordenadora de Desenvolvimento no Brasil da Global WaSHo, o debate acontecerá hoje (22/11), às 17h, com transmissão pelo canal do Youtube do Instituto Água e Saneamento (IAS): https://www.youtube.com/channel/UCkgrqEeqVC-kOcAjkkGwdQA

#agua #saneamento #direitoshumanos #águaédireito #diamundialdobanheiro #banheiro #ONDAS





18h (horário de Brasília)

Articulação Nacional de Agroecologia | 3ª Roda de Conversa A cidade também planta - Agricultura Urbana.

🌻 Com muita alegria convidamos a todas e todos para a nossa 3ª Roda de Conversa A cidade também planta, que abordará o tema Agricultura Urbana.


🌱 Além do relato de experiências, discutiremos também conceitos, questões e problemas para melhor compreender como a agricultura urbana resiste na capital e região metropolitana do Rio de Janeiro.


💫 Vem junto com a gente!


🖇️ O evento será on line, inscreva através do link:

https://forms.gle/44r62hrpZnWuLPw68


🔎 Se você se inscreveu para as Rodas anteriores, não é necessário se inscrever novamente.


#ACidadeTambémPlanta

#AgriculturaUrbana

#Agroecologia



20h (horário de Brasília)

FNA | MESA DE ABERTURA DO 45º ENSA

Nesta segunda-feira (22/11) temos a abertura oficial do nosso 45º ENSA. 🎉 O primeiro encontro, com o tema "A atual conjuntura e a reconstrução de um novo mundo possível", acontece a partir das 20h, lá no nosso canal no YouTube, e vai discutir a urbanização brasileira e os antecedentes da pandemia, emergência climática, cenário de desregulamentação e os desafios para o desenvolvimento socioambiental. 😉


Anote aí 📝

📅 Dia: 22/11

⏰ Hora: 20h

💻 Onde: Canal do YouTube da FNA (https://youtu.be/2SwiHlcWl9s)

👥 Participantes: Nabil Bonduki (professor da FAU USP e coordenador do NAPP Cidades da Fundação Perseu Abramo), Erminia Maricato (professora da FAU USP e coordenadora do BrCidades), Tainá de Paula (vereadora da cidade do Rio de Janeiro) e a deputada federal (PT/DF) Erika Kokay.





Terça-feira, 23 de novembro


11h (horário de Brasília)

BrCidades e Blog Democracia Direta | BrCidades - Contribuições para a democracia brasileira

Na próxima terça feira, dia 23 de novembro, o Blog Democracia Direta, em parceria com a rede BrCidades, organizará um debate para discutir as constriuições, saldos, desafios e perspectivas para um projeto para as cidades do Brasil. Participantes: Erminia Maricato

Arquiteta e urbanista, mestra, doutora e professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Secretaria de Habitação de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo 1989-1992. Vice Ministra das Cidades - 2003-2005 (Formulou a proposta de criação do Ministério das Cidades)

Membro do Conselho de Pesquisa da USP - 2007 a 2010

Atualmente é Coordenadora Nacional do Projeto BrCidades. Em 2018 ganhou o prêmio APCA na categoria urbanidade. Em 2020 foi a primeira mulher a ser premiada com a Medalha de Ouro, prêmio máximo concedido pela Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA). Goura Nataraj

Mestre em filosofia (UFPR), professor de yoga e cicloativista, Goura foi eleito vereador de Curitiba em 2016 com 6.657 votos e deputado estadual em 2018 com 37.366 votos. Em 2020, foi candidato a prefeito de Curitiba e ficou em 2o lugar, com 110.977 mil votos.

Tem um mandato participativo e propositivo, com mais de 35 projetos aprovados em apenas dois anos, mais de 25 audiências públicas realizadas e centenas de proposições.

Como Presidente da Comissão de Meio Ambiente, seu papel tem sido fundamental para frear grandes retrocessos ambientais do governo estadual e federal.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor e pesquisador da Escolas de Saúde Pública do RN, é membro da rede Br Cidades e da executiva nacional da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela democracia.

Carina Serra

Arquiteta e urbanista. Mestranda pela FAUUSP. Pesquisadora do LabHab-USP. Coordenadora nacional do BrCidades. Colaboradora da Campanha Despejo Zero.

Roque Werlang

Possui graduação em Economia e Pós Graduação em Economia pela UFRGS. Exerceu a Chefia de Departamento de Economia e Matemática na FUNDASUL entre os anos de 1995 a 2005. Foi Secretário Adjunto de Fazenda e Coordenador Adjunto do Gabinete de Planejamento de Porto Alegre, Secretário de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento da Gestão de Camaçari - BA. Foi Secretário da Fazenda e Secretario Geral de Governo e Relações Comunitárias de Novo Hamburgo. Em setembro de 2012 foi designado Prefeito de Novo Hamburgo nas Férias do Titular. Secretário de Coordenação e Planejamento de Rio Grande (2019-2020) e Secretário de Fazenda entre 2017 e 2019. Atualmente é consultor do DGPE FGV na área de inteligência fiscal, finanças públicas, Governo Aberto, planejamento urbano participativo e gestão pública participativa e criador do Blog Democracia Direta



16h (horário de Brasília)

LabHab - FAUUSP | III Seminário de Extensão Universitária: Diálogos e Partilha de Saberes - PALESTRA DE ABERTURA


🗓 O III Seminário de Extensão Universitária: Diálogos e Partilha de Saberes acontecerá de 23 a 27 de novembro de 2021, em São Paulo, de forma híbrida.


📣 A terceira edição do evento pretende ampliar ainda mais o escopo e alcance das discussões e debates sobre Extensão Universitária, além de fazer parte das atividades em comemoração ao Centenário Paulo Freire.


✏️ Durante o seminário, acontecerá também a Exposição Extensão em Movimento.


ℹ️ Para realizar as inscrições e para mais informações, acesse: http://3seminarioextensao.observatoriodasmetropoles.net.br




19h – Ataques aos direitos e desregulamentações: relações de trabalho, reforma trabalhista, reforma administrativa

Mediação: Dânya Silva (FNA)

Convidados: Ruy Braga (professor e sociólogo), Madalena Margarida (Secretária Nacional de Saúde da CUT), Fausto Augusto Junior (coordenador técnico DIEESE)

https://www.youtube.com/channel/UCX3qETbPzqvszQ3i4iefCXw



Quarta-feira, 24 de novembro


19h

45º ENSA - FNA | Arquitetura e urbanismo em tempos de pandemia e colapso ambiental: futuro das cidades, direito à cidade, cidades inclusivas, crise ambiental e vida humana nas pandemias.

Mediação: Ormy Hütner (FNA)

Convidados: Benedito Barbosa (União dos Movimentos de Moradia de São Paulo), Raquel Rolnik (professora da FAU-USP), Socorro Leite (Habitat Brasil) e Natália Bonavides (Deputada Federal/RN)


https://www.youtube.com/channel/UCX3qETbPzqvszQ3i4iefCXw


Quinta-feira, 25 de novembro


19h

45º ENSA - FNA | Novos formatos de trabalho e arranjos profissionais: ATHIS e assessorias para projetos autogestionários

19h – Novos formatos de trabalho e arranjos profissionais: ATHIS e assessorias para projetos autogestionários

Mediação: Danilo Matoso (FNA)

Convidados: Daniela Sarmento (CAU Brasil), Evaniza Rodrigues (UNMP), Taiane Beduschi e Karla Moroso (Arquitetura Humana), Joseildo Ramos (Deputado Federal/BA).



Sexta-feira, 26 de novembro


14h

BrCidades São Paulo | OS DESAFIOS DAS OCUPAÇÕES EM EDIFÍCIOS ANTIGOS NA CIDADE DE SÃO PAULO


Com o objetivo de reunir os acúmulos a respeito do tema das ocupações realizadas pelos movimentos de moradia e de promover debates para constituir uma agenda propositiva, a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal organizou o seminário "Os desafios das ocupações em edifícios antigos na cidade de São Paulo” partir do dia 19/11 e em mais 3 datas: 26/11 e 03/12.

A inscrição é aberta ao público no Portal da Câmara Municipal de São Paulo para acompanhamento do seminário e participação dos debates por inscrição no link: https://www.saopaulo.sp.leg.br/seminariodh/ . Haverá concessão de certificado de horas ao fim do ciclo. O evento será transmitido pelo Youtube da Câmara Municipal de São Paulo e também no site oficial da Câmara Municipal.




17h

BrCidades Ceará | Ciclo de Capacitação em Planos Diretores Participativos

Ciclo de Capacitação em Planos Diretores Participativos


1º Momento: Aula Expositiva (17h)

Prof João Sette Whitaker ( 40min + 20min perguntas)

Lucas Rozzoline - CAU/CE (15 min)

-------------------------------------------

Intervalo 15min

-------------------------------------------

2º Momento: Roda de Conversa (18h30)

1h (Marília Gouveia Ferreira Lima, Adelina Ferrer Feitosa Carvalho, Cícera da Silva Martins, Kelvin Cavalcante de Lima)

30 min (25 min perguntas + 5 min encerramento) ACESSO: YOUTUBE DO BRCIDADES



Sábado, 27 de novembro


09h

BrCidades | 1ª Roda de Conversa sobre Arquitetura Vernacular Kalunga e Saberes Locais da Chapada dos Veadeiros

1ª Roda de Conversa sobre Arquitetura Vernacular Kalunga e Saberes

Locais da Chapada dos Veadeiros

Dia: 27 de novembro

Horário: 9h às 12h

Programação

9:00 às 9:30 - Café com prosa

9:30 às 10:00 - Apresentação do projeto de extensão “Arquitetura Vernacular

Kalunga: difusão e preservação dos saberes tradicionais” do Polo de Extensão

Kalunga da Universidade de Brasília.

 Apresentação do site em construção

 Discussão sobre os impactos do turismo e da expansão imobiliária na

Arquitetura Vernacular da Chapada dos Veadeiros – Goiás

10:00 às 11:00 - Apresentação dos mestres construtores e artesãos locais.

11:00 às 12:00 - Roda de conversa sobre arquitetura com terra e técnicas

locais (desafios e possibilidades na região)

Equipe do Projeto Arquitetura Vernacular Kalunga: difusão e preservação dos

saberes tradicionais:

Profa. Liza Maria Souza de Andrade (coordenadora geral)

Profa Livia Cristina Barros da Silva Wiesinieski (coordenadora adjunta)

Arquiteta Talita Xavier Maboni (coordenadora adjunta)

Arquiteto Caio Monteiro Damasceno (coordenador adjunto)

Mestrando Valmor Cerqueira Pazos (servidor da Unb/coordenador executivo)

Estudantes:

Lara Teresa Môro Bossaerts

Laila Beatriz d Almeida

Tainá Brederode Sihler Rossi

Valmor Cerqueira Pazos Filho

Colaboradores:

Carlos Roberto Kalunga (Ciranda Viva Bioconstrução)

Luiz Felipe Machado da Silva (Pólen)

Luana Figueiredo de Carvalho Oliveira (Grupo Etnicidades/UFBA)






Leia também


📢 45° ENSA discute desafios do mundo do trabalho e os impactos na vida das cidades. O ano de 2021 foi marcado pelas consequências da pandemia da covid-19 e, mesmo com os avanços da vacinação, a conjuntura de instabilidades políticas, os impactos nos índices sociais, ambientais e de relações econômicas se mantêm. Com esse cenário em mente, o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo (ENSA), reúne a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados, e traz convidados para discutir os desafios e as perspectivas para atuação de arquitetos e urbanistas.

https://bit.ly/3DKAAOs


📢 O MSTC organizou no dia 06 de Novembro a apresentação do trabalho desenvolvido nas ocupações e em núcleos da periferia de São Paulo. O foi uma continuação de um debate feito pelo MSTC junto com outros movimentos, entidades, instituições, poder público na luta contra especulação imobiliária e à criminalização da população de baixa renda, defendendo habitação, saúde, lazer e cultura para todos os associados, com trabalhos sociais e parcerias com coletivos de cultura e assessorias técnica para melhorias das Ocupações em Territórios Populares.

Nesse dia de luta a coordenadora nacional, Erminia Maricato, e a coordenadora do Movimento dos Sem Teto do Centro, Carmen Silva se reencontraram, depois de quase dois anos. A luta que cura!

https://bit.ly/3CFLrrN








Para deixar no radar… 2ª PLENÁRIA - Encontro Nacional pelo Direito à Cidade.

Dia 29 de novembro às 19h (horário de Brasília) acontece a segunda Plenária para a construção do Encontro Nacional pelo Direito à Cidade. Guarde a data. Em breve mais informações!

Chamadas de trabalho - COLABCIDADE

Até o dia 28 de novembro o COLABCIDADE receberá repositórios de ideias e soluções para os problemas da cidade. O BrCidades é parceiro da iniciativa e conta com a contribuição do juri da colaboradora Maria Carolina Maziviero (UFPR). Acesse: https://www.colabcidade.com/repositorio.html





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agenda semanal - 08 a 14 de novembro

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e