• brcidades2017

Agenda semanal - 23 a 29 de agosto

Agenda semanal


A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política


Você está convidado para discutir e buscar caminhos coletivos para a construção de uma agenda urbana para cidades mais justas, democráticas e sustentáveis no III Fórum Nacional BrCidades, que acontecerá de 10 a 19 de setembro.

O encontro, virtual, reunirá integrantes dos Núcleos do BrCidades, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, de igualdade racial, e outros. Confira mensagem de Ermínia Maricato sobre o Fórum deste ano:



Confira destaques da agenda semanal:


Segunda-feira, 23/08


Despejo Zero

9h

A semana começa com um ato no Tribunal de Justiça de São Paulo contra os despejos e remoções na pandemia. O ponto de concentração é na Praça da Sé, às 9h. Para saber mais sobre a Campanha Despejo Zero, acesse: campanhadespejozero.org.



Terça-feira, 24/08


PL 146/2020

14h

Nesta terça-feira, 24, às 14h, acontece um ato em frente à Alesp, pela derrubada do veto ao PL 146/2020, que determina a suspensão do cumprimento de mandados de reintegração de posse e imissão na posse, despejos e remoções judiciais ou extra-judiciais enquanto vigorar medida temporária de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus. Participe!


Casarões da Rua João Suassuna , João Pessoa

19h

A palestra online “Reabilitar para re-habitar: a trajetória dos oito casarões da Rua João Suassuna no centro histórico de João Pessoa, Paraíba” acontece nesta terça-feira, 24 de agosto, 19h no Youtube do IAB, com os arquitetos Raissa Monteiro e Yuri Duarte Lopes. A mediação de Luiz Eduardo Sarmento. A atividade faz parte da série "Diálogos Abertos - Reabilitar o comum: Trajetórias, possibilidades e desafios na Conservação do Patrimônio Edificado”, no Mês do Patrimônio Cultural Brasileiro e em comemoração ao Dia Nacional da Habitação (21/08). Link para assistir aqui: https://youtu.be/-vCG9gBiCxA.



Quarta-feira, 25/08


IV Conferência Municipal de Política Urbana de Contagem

19h

Dia 25 de agosto, às 19h, pelo Zoom, acontece IV Conferência Municipal de Política Urbana para fazer a revisão do Plano Diretor, fruto da luta nos últimos 4 anos, denunciando a destruição da Represa de Vargem das Flores. É o momento de discutir propostas para uma cidade sustentável, saudável e inclusiva. A Contagem (MG) que queremos para os próximos 10 anos. Para participar, inscreva-se neste link.


Seleção Projeto TraDUS

Foi prorrogado o prazo para inscrição no processo seletivo de profissionais para participar como professores/ formadores no primeiro curso em desenvolvimento pelo Projeto TraDUS, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR e a Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. A nova data limite para as inscrições é dia 25/8 (quarta-feira). Confira as novas datas no edital.

Quinta-feira, 26/08


Privatizações

15h

O Documentário “Privatizações: a distopia do Capital” denuncia a quebradeira do Estado nos anos 1990 e mostra de que forma o Brasil perdeu elementos fundamentais da sua soberania ao transferir para o setor privado internacional uma parte essencial e simbólica do patrimônio coletivo brasileiro. Ele ficará disponível nesta quinta-feira, 26, às 15h. Em seguida, haverá um bate papo sobre o assunto com a Profa. Dra. Andrea Leão (UFOPA), a Profa. Dra. Luciana Royer (USP) e a Profa. Dra. Mariana Fix (USP). Haverá certificado de participação. A organização é do Cine Mais Cultura, da Universidade Federal do Oeste do Pará. A transmissão será pelo YouTube.


Regularização Fundiária

19h

Nesta quinta-feira, 26, às 19h, ocorre o lançamento virtual do livro “Os desafios da regularização fundiária no Brasil”, organizado pela União Nacional por Moradia Popular e Cities Alliance. A UNMP tem sido pioneira no tema e é um protagonista estratégico para o avanço da agenda urbana no Brasil. Agora, apresenta com orgulho o livro, que reúne especialistas e lideranças sociais para compartilhar exemplos e casos de regularização fundiária de todo o Brasil. Saiba mais: https://bit.ly/3j22Rby [No YouTube, clique em definir lembrete para ser avisado quando a live começar: https://bit.ly/3B4Sk5H]


O jovem na cidade

19h

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá a roda de conversa “Juventude Imigrante”, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Os convidados são Florêncio ventê Coha e Eliette Jean Louis. Será na quinta-feira, dia 28, às 19h, online. O link de acesso à sala virtual será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Para fazer a inscrição, acesse aqui.



Sexta-feira, 27/08


Curso de extensão

19h30

A Escola de Cidadania de Cidade Ademar e Pedreira convida a todos para as aulas realizadas em parceria com o curso de extensão da Unifesp. A primeira será na sexta-feira, dia 13, às 19h30, com o tema “As periferias dos grandes centros urbanos”, com Íon de Andrade. Haverá atividades até o mês de novembro e a plataforma utilizada para as aulas será o Google Meet. Ao final, haverá certificado emitido pela Unifesp.

Sábado, 28/08


Moradia digna

17h

Neste sábado, 28, às 17h, tem transmissão do Conversas Cidadãs, do núcleo BrCidades RMBS. Nesta edição, o tema será “Os cortiços da área central e os desafios da moradia como direito: renovar, requalificar pra quem?”, com Carmen Silva (MSTC), Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Débora Sanches (FAU Mackenzie), Samara Faustino (ACC - Associação dos Cortiços do Centro de Santos) e mediação de Monica Viana (BrCidades RMBS). Assista neste link.



Para deixar no radar…



Circuito Urbano 2021

Estão abertas as inscrições para o Circuito Urbano 2021, uma iniciativa do ONU-Habitat Brasil para potencializar eventos organizados por diversos atores sobre temas relacionados ao Outubro Urbano. Estão convidados a participar todos os indivíduos e instituições que possuam propostas de eventos que discutam a temática central deste ano: Cidades na Linha de Frente da Ação Climática. Para saber mais e inscrever seu evento até dia 31 de agosto, acesse: www.circuitourbano.org.



Guatemala

Já está disponível a gravação do 13º Webinário IBDU - América Latina, realizado na última segunda-feira com o tema: "Política urbana e territorial na Guatemala".

Para assistir, basta acessar este link: https://bit.ly/2XtOK6m


139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo