top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 24 a 30 de julho

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta? 📢⚠ CAMPANHA: AS CIDADES DO BRASIL ESTÃO À VENDA - O CASO DE FORTALEZA/CE


As novas práticas de aprovação dos super prédios, em Fortaleza, são baseadas na crença que não se deve cercear o mercado em usar da sua criatividade e liberdade de atuação na cidade.


Em troca? Eles estão cerceando os seus direitos. Como?

- Adensando em áreas com foco de saturação de infraestrutura


O poder público terá que investir novamente em áreas já consolidadas. Concorrendo com áreas que tinham pouca ou nenhuma infraestrutura.


saiba mais em @brcidades

 

Segunda-feira, 24 de julho


de 24 a 26 de julho

Campanha Despejo Zero e FNRU | Missão Denúncia no litoral de SP

*Presencial, Baixada Santista e Litoral Norte de SP


Missão Denúncia acolhe população sobre impactos das chuvas e ameaças irregulares de despejos no Litoral de São Paulo 📣


De 24 a 26 de julho acontece, na Baixada Santista e no Litoral Norte de São Paulo, uma missão denúncia para averiguar os impactos dos recentes desastres socioambientais nas populações vulneráveis e as denúncias sobre violações de direitos humanos na região, como a dificuldade no acesso à infraestrutura básica, a exemplo de água e saneamento básico, além de ameaças de despejos irregulares.


Segundo dados da última pesquisa da Campanha Despejo Zero, São Paulo tem o maior número de famílias ameaçadas de remoção. São quase 60 mil em todo o estado.


A missão denúncia é organizada pelo FNRU com a Campanha Despejo Zero, e conta com o apoio de várias instituições da sociedade civil e organizações sociais que lutam pela garantia de direitos.


Durante os três dias de visitas às comunidades, a equipe, formada por representantes das entidades envolvidas na missão, vai coletar depoimentos de moradores das cidades de Santos, Cubatão, São Vicente, Bertioga, Guarujá e São Sebastião.


Em fevereiro deste ano, o Litoral Norte de São Paulo registrou o maior volume de chuvas em um período de 24h na história do país e vitimou 65 pessoas, sendo 64 moradoras de São Sebastião. Na ocasião, milhares de pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, e as cidades mais afetadas ainda sofrem com as consequências.


No último dia da ação, o grupo participa de uma mesa de diálogo, liderada pela Defensoria Pública de São Paulo, na cidade de São Sebastião, seguida de uma audiência pública popular, em Santos, na qual serão formalizadas as denúncias e cobradas as providências por parte do poder público.



10h

ABRASCO | Debate "A financeirização do NHS e dos cuidados no Reino Unido"

*Presencial, Palácio Universitário da UFJR, CAMPUS PRAIA VERMELHA - RIO DE JANEIRO/RJ.


O National Health System (NHS), que durante décadas foi referência de qualidade e eficiência na área da saúde pública e da provisão universal, inclusive influenciando o desenho do nosso SUS, encontra-se hoje em quase-colapso. Mudanças estruturais nas formas de financiamento, contratos PPPs, terceirização de serviços e políticas de austeridade têm incentivado a chamada financeirização do sistema. O mesmo processo agora alcança também a economia dos cuidados, encarece custos e degrada serviços, levando a um forte processo de concentração e centralização nas mãos de grupos financeiros indiferentes às demandas da população em geral. Isso tem levado a uma forte deterioração dos indicadores de saúde e das condições de vida no Reino Unido. Para entender esse processo, no próximo dia 24 de julho, das 10h00 às 13h00, será realizado o Seminário "A financeirização do NHS e dos cuidados no Reino Unido", promovido pelo IEI/UFRJ (proposição de Lena Lavinas), em parceria com ABrES, Abrasco, Desid/Sectics/MS e ENSP/Fiocruz.






9h e 20h

6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta" - BrCidades Maringá


Remoto - Site UEM FM às 9h ou 20h. - http://www.uemfm.uem.br/index.php

 

Terça-feira, 25 de julho

25 a 29 de julho CAU/BR | EVENTO "SEMANA DA HABITAÇÃO 2023"

*Presencial, Sesc Comércio - Rua Otoniel Dórea, 464, Centro + Coworking Conviva - R. Riachuelo, 1200 - ARACAJU/SE

A política de habitação é um tema central para nossa sociedade e transversal em relação a diferentes políticas públicas, e por meio das metas sugeridas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU), é possível encontrar a convergência entre as políticas de habitação, saúde, igualdade de gênero, ensino, entre outras. Vigente desde 2015, a Agenda 2030 tem como um de seus objetivos garantir o acesso de todos a habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos e urbanizar as favelas (ODS 11). Apesar dos avanços de políticas públicas e debates acerca do tema, o direto à habitação está longe de ser uma realidade universal, apresentando diversos desafios a serem superados.

A Lei da ATHIS trata de um dos eixos previstos na política habitacional brasileira, a melhoria habitacional. Promulgada em 2008, a lei 11.888 é fruto da luta histórica das entidades de arquitetura e urbanismo e dos movimentos de moradia. Apesar da relevância da lei, nos seus primeiros anos de operação não foram realizadas ações efetivas e o tema acabou ficando em segundo plano no âmbito das ações relativas à habitação em nível nacional. Certo da centralidade da lei para a redução de desigualdades e melhoria da condição de moradia da população, o CAU passa a realizar ações para evidenciar as possibilidades que a ATHIS oferece. A primeira ação de fomento à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) realizada pelo CAU foi no ano de 2015. A partir de 2017, com o estabelecimento de uma diretriz orçamentária de que todos os CAU/UF e o CAU/BR deveriam investir pelo menos 2% de suas receitas de arrecadação líquidas em ATHIS, diversas ações relevantes foram desenvolvidas país afora e contribuíram para colocar a pauta da ATHIS e da moradia digna em um novo patamar de compreensão pela sociedade. Contudo, passados alguns anos do início desta política, em face das profundas mudanças sociais, políticas, econômicas, ambientais e, sobretudo, em função dos impactos da pandemia da Covid19 nas cidades e nos territórios vulneráveis, o CAU Brasil deu início através do programa Mais Arquitetos a uma nova proposta de valorização profissional, com foco na ATHIS enquanto política pública, de forma unificada.

Como parte do programa, desde 2021, o CAU Brasil vem realizando a ‘Semana da Habitação’, um ponto de encontro anual do CAU com a sociedade, para que possamos avaliar os avanços, retrocessos e desafios acerca deste tema. Nos anos anteriores, o evento foi realizado próximo ao dia 21 de agosto, uma forma de marcar a data nacional do ‘Dia da Habitação’. Neste ano, no entanto, antecipamos o calendário para o mês de julho, e em uma organização conjunta entre o Gabinete da Presidência e as comissões responsáveis pelo debate do tema no CAU Brasil, a Comissão de Política Profissional (CPP-CAU/BR) e a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR), sugere-se como tema a seguinte proposta: 15 anos da lei de ATHIS e o fomento do CAU e das Entidades de Arquitetura e Urbanismo ao tema da moradia digna. Qual o impacto das ações do CAU na construção de uma política pública nacional de ATHIS? Um momento de reflexão em relação aos avanços, desafios e perspectivas para a próxima década.

O evento foi organizado com uma abordagem imersiva em três eixos. O primeiro é focado na trajetória do CAU BR no apoio à implementação da ATHIS como política pública, culminando com a proposta de criação de um Fundo específico para ações de ATHIS. O segundo eixo reconhece o trabalho das Organizações da Sociedade Civil apoiadas pelo sistema CAU, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando pelo direito à moradia e à cidade. Por fim, a terceira eixo se concentra nos atores da gestão pública e nas universidades que atuam ou podem vir a atuar na pauta da ATHIS. O propósito do CAU é proporcionar um encontro com debates, oficinas, compartilhamento de experiências e reflexões sobre o direito a uma moradia digna através das ações de ATHIS realizadas nos últimos anos, além das perspectivas para o futuro.




14h

Movimento Baía Vive| PRÉ CONFERÊNCIA SOBRE A BAÍA DE GUANABARA DO CLUBE DE ENGENHARIA

*Presencial, Avenida Rio Branco, 124 - Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Venha colaborar na elaboração do Plano Integrado pela Restauração da Saúde Ambiental da Baía de Guanabara! No link você pode se inscrever nas Pré Conferências que estão sendo planejadas em vários municípios, universidades e comunidades. Link das Conferências: https://forms.gle/2JG6kCvfdiWVQ98J8 Você poderá se inscrever na I Conferência Participativa da Baía de Guanabara (PRAI-BG, 2023-2030) e receberá semanalmente o Boletim de Econotícias com o calendário das Conferências. Mais informações: (21) 99734-8088 - WhatsApp do Comitê Organizador Mais informações sobre o calendário das Pré Conferências Participativas da Baía de Guanabara no site www.baiaviva.org.br #BaíaViva #baíaviva💚🌍🐬🦩🌻



 

Quarta-feira, 26 de julho


19h

Núcleo Londrina BrCidades | Reunião ATHIS - Moradia é um direito

Híbrido: Presencial - CTU UEL - Londrina /PR e remoto por meets


Toda quarta feira o núcleo Londrina do BrCidades se reune para tratar de seu grupo de trabalho ATHIS - MORADIA É UM DIREITO. Entre em contato com o núcleo

 

Quinta-feira, 27 de julho


18h

SNHRU60 | 2ª Plenária de organização do SNHRU60

*Remoto por link do meets


*Plenária Nacional de Construção do SNHRU60*


Ei, gente querida!


Estamos há 3 meses do nosso evento, que ocorrerá na Universidade de Brasília, de 20 a 24 de outubro. Até lá temos muita coisa pra fazer e chegar no Seminário com acúmulos o mais coletivo possíveis.


Mas o que é esse Seminário? Qual vai ser a programação? Como posso participar? Nessa pegada de responder as dúvidas e ouvir contribuições, tamo convocando a nossa 1ª Plenária Nacional!


Então, já coloca aí na agenda: vai ser online, dia 28/06, às 18h30, mas é só pra quem preencheu o formulário de adesão hein. Não fez ainda? É só acessar o link na nossa Bio e preencher.


Te esperamos lá



 

Sexta-Feira, 28 de julho


19h

Movimento Brasil Popular | Festa "SAMBA DO TRABALHADOR"

*Presencial, Rua Guaianases, 1435 - Centro, SÃO PAULO/SP

BEM AVENTURADO SÃO OS DEVOTOS DO SAMBA! 🪘📿


📆´Dia 28 de julho temos um encontro marcado em mais uma edição do Samba do Trabalhador, o favorito da sua última sexta do mês.


🎟 Roda de samba com entrada grátis, bebida barata e comida boa é só na Rua Guaianases, 1435 a partir das 19h. Venha curtir seu happy hour com a galera!


ACEITAMOS CARTÕES NAS BEBIDAS E COMIDAS




 

Sábado, 29 de julho


08:30h

Instituto IGENTES | 2º encontro do Curso de Formação Popular e Multiplicadora

*Presencial, Av. Leoberto Leal, 976, Barreiros, São José - GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC

No sábado, dia 29 de julho, acontecerá o 2º encontro do Curso de Formação Popular e multiplicadora para lideranças das comunidades da Grande Florianópolis. Não perca!






13h

Programa Brasil Popular - Projeto Brasil Popular

Remoto - Canal de youtube da TV247


Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!



 

Chuva de conteúdo:

Livro digital "Fundamentos do Direito à Cidade" está disponível gratuitamente acesse em: https://www.amazon.com.br/gp/aw/d/B0C6YMX3N8/ref=tmm_kin_swatch_0?ie=UTF8&qid=1689952514&sr=8-1


Pochmann: O Censo revela uma reorganização do espaço urbano. Uma desmetropolização do Brasil. acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=7E887UPOaJk


Universidade Pública, Pesquisa e Sociedade: Reveja a publicação dos 60 anos de pesquisa da FAUUSP feita em 2008 acesse em: https://erminiamaricato.files.wordpress.com/2012/09/a-fau-pesquisa-nos-seus-60-anos.pdf

 

Para ficar no radar...


04 a 06 de agosto - Encontro Nordeste da Economia de Francisco e Clara - OLINDA/PE


31 de julho a 2 de agosto - Bogotá/Colômbia - Respondendo à crise climática e social: 5º fórum de moradia e habitat da HABITAT PELA HUMANIDADE 10 de agosto - Remoto - Limite de inscrição no curso Direito à Ciodade, Políticas Públicas e os ODS Manaus. Saiba mais em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0Y4PLNmVX9RAoiprXU2cdf5jAHqfVwtrAon6kCpZAhF2HHcUqujsiyeBwFSSk6JGVl&id=100094208997349


31 de agosto a 19 de outubro - Curso de Extensão: AGROECOLOGIA POLÍTICA: SISTEMATIZAR, VISIBILIZAR, MULTIPLICAR - plataforma zoom. Inscrições em:https://sigaa.unb.br/sigaa/public


4 a 8 de dezembro - Brasília/DF - Conferência Nacional de Cultura - CNPC


21 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page