• brcidades2017

Agenda semanal - 24 a 30 de outubro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

AMEAÇA AO DIREITO À MORADIA DAS FAMÍLIAS ENDIVIDADAS

🏠 Em junho deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4188/2021. O projeto propõe a destruição de uma das principais defesas do direito à moradia das famílias com dívidas: a garantia de que a casa usada como moradia - conhecida como "bem de família" - não pode ser confiscada por instituições financeiras para pagamento de dívidas.


🚨 A rede BrCidades e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico alertam a sociedade e a todas e todos que se preocupam com o direito à moradia das famílias endividadas.


👉🏽 Veja a Nota Técnica produzida pelo IBDU a respeito https://bit.ly/3CEcdTs

 

Segunda-feira, 24 de outubro


11:00h

BrCidades São Paulo | Pressão pelo Passe Livre no 2º Turno


Prefeito Ricardo Nunes, queremos Transporte Gratuito no Segundo Turno!


👉 Mais de 70 cidades e alguns estados já anunciaram o Passe Livre no 2º Turno!


Vamos na segunda-feira, dia 24, as 11h, pressionar o Prefeito Ricardo Nunes para que São Paulo também garanta o direito ao voto, zerando a tarifa no dia das eleições.


Na sede da prefeitura, Viaduto do Chá, 15.


17:30h

NEPACS- Núcleo de Pesquisa-ação e Cartografias Sociais | 1ª Jornada Internacional de discussão sobre cidades latino-americanas


A 1ª Jornada Internacional de discussão sobre cidades latino-americanas inaugura a sua primeira edição!


Evento organizado pelo NEPACS- Núcleo de Pesquisa-ação e Cartografias Sociais, núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP em parceria com a Univerisidade Autonoma de Bucaramanga (Colômbia) e com a Universidade Bío Bio (Chile)



Com a temática “Epistemologias decolonais e metodologias participativas em experiências socioterritoriais” este evento tem como objetivo debater sobre as dinâmicas urbanas em três cidades latino-americanas: São José dos Campos (Brasil), Bucaramanga (Colômbia) e Concepición (Chile).


Serão 04 encontros (10-10 24-10 21-1 12-12)


Horário 17h30 -19h (BRASIL) 16h30 -18h (CHILE) 15h30 -17h (COLÔMBIA)



📆 Para participar as inscrições já estão abertas e vão até o dia 09 de outubro. Anota aí!


Link da inscrição: https://forms.gle/Ks8PzJ2naWzD8dRn9



📌 Esta edição será aberta ao público e interessados no assunto o evento será transmitido via canal de youtube


Para mais informações sobre formas de participação/certificado/ conteúdos 👇


email: nepacs.projetoterritorio@gmail.com






 


Terça-feira, 25 de outubro


19h

Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais PUC-SP| Debate "Alteridade e segregação: Entre corpos e estruturas"


Convidamos a todos, todas e todes para, no 25/10 às 19:00, discutirmos a constituição da alteridade na cidade, atrelado aos corpos e as estruturas como símbolos edificadores da segregação na Metrópole Paulista.

O tema Alteridade e segregação: Entre corpos e estruturas será discutido sob um olhar transversal entre as ciências sociais e a literatura. Pensando nas múltiplas formas de segregação instituídas e concentradas nos corpos negros e dissidentes, nas relações de gênero, retroalimentando assim, desigualdades que ressoam nas estruturas sociais e institucionais.


Convidados:

Almunita Santos - Coordenadora pedagógica da Fundação Casa, doutoranda pela PUC-SP no Programa de Ciências Sociais, pesquisa “História de meninas negras egressas da Fundação Casa”.

David Nichols - Doutorando na Universidade de Emory, em Atlanta, no Programa da Literatura das Línguas Espanhol e Português, sua pesquisa têm enfoque no “encarceramento em massa na América Latina na segunda metade do século XX até o presente”, na perspectiva da literatura e o visual.

Dina Alves - Advogada, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, autora da pesquisa "Rés negras, juízes brancos" e Visiting Fellow - Institute for Advanced Studies University Indiana.


Mediação:

Paulo Ramos - Doutorando pela PUC-SP no Programa de Ciências Sociais e Coordenador Acadêmico do Núcleo de Pesquisa Pretaquisador.


📍 Onde? Sala 4B10 - PUC-SP - Campus Perdizes

🗓️ Quando? 25/10/2022

🕗 Que horas? 19:00 hrs





19h

CAU/GO| Aula Magna com a fotógrafa Joana França


📌 O CAU/GO realiza no dia 25/10 Aula Magna com a fotógrafa Joana França, especialista em registros de projetos arquitetônicos e de cidades.


📷 Formada em Arquitetura e Urbanismo (UnB), Joana França trabalha em parceria com arquitetos e editoras na documentação da recente produção arquitetônica brasileira e do patrimônio moderno.


🖥️ Informações e inscrições: www.caugo.gov.br


 

Quarta-feira, 26 de outubro


14h

Campanha Despejo Zero SP | ATO PELA PRORROGAÇÃO DA ADPF 828


Movimentos do Campo e Cidade, por Despejo Zero, saem às Ruas de São Paulo, no dia 26 de Outubro


Dia 31 de outubro de 2022, vence mais uma vez prazo da ADPF 828, do Supremo Tribunal Federal - STF, que suspende os despejos nas áreas rurais e urbanas, em todo Brasil.


Com os impactos da pandemia, com os cortes brutais de mais de 95% do desgoverno bolsonaro na área de habitação, com o aumento da informalidade e da população em situação de rua, volta do Brasil para o mapa da fome e da extrema pobreza, milhares e milhares de pessoas podem ser despejadas e perderem, ainda neste final de ano, as suas moradias.


Frente a iminência de uma tragédia sem precedentes, pelo risco de uma avalanche de despejos nas áreas urbanas e rurais, os Movimentos do Campo e da Cidade, saem às ruas neste dia 26 de outubro, para pedir ao STF a prorrogação da ADPF 828, o fim dos despejos administrativos em São Paulo e a retomada do Gaorp no TJ São Paulo, onde levaremos a dimensão do problema dos despejos no Estado São Paulo e no Brasil.


Concentração: na Praça da República, às 14 horas, caminhada até o Tribunal de Justiça de São Paulo, com uma parada em frente à Prefeitura de São Paulo. Participe!


Campanha Despejo Zero: Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade! Fora Bolsonaro!




14h

PPGFAU UNB | Abertura do Curso e Programa de Extensão Residência Multiprofissional CTS - Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica.


Abertura do Curso e Programa de Extensão Residência Multiprofissional CTS - Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica.


Dia 26 de OUTUBRO, de 14h às 19h

Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB


14h - 14:30 - Apresentação da Residencia CTS e Lançamento do Livro - Coordenadores: Liza Andrade e Ricardo Neder


14:30 às 15:00 - Mesa de Abertura:

Reitora Márcia Abraão

Presidente do CAU BR - Nadia Someck

Deputada Érika Kokay

Diretor da FAU/UnB - Marcos Thadeu

Coordenador da Pós-Graduação da FAU/UnB - Caio Frederico e Silva

Decana de Extensão - Olgamir Amancia

Diretor Faculdade UnB Planaltina José Reinaldo Miranda

Coordenador de Cursos Lato Sensu - Jackson Raymundo


15:00 às 15:30 - Mensagem de Boas Vindas (apresentação remota)

Professora Angela Gordilho - Residência RAU+ E/UFBA

Professora Ermínia Maricato -BrCidades


15:30 às 16:30 - Mesa das Lideranças dos Territórios


- Associação das Mulheres Poderosas de Santa Luzia - Cidade Estrutural - DF

- Associação dos Moradores, Lutadores e Apoiadores do Residencial Dorothy Stang - ARIS Dorothy Stang - Sobradinho - DF

- Casa da Natureza no Sol Nascente - ARIS Sol Nascente - Ceilândia - DF

- ASPRAFES - Associação dos Produtores Rurais e Agricultores FA - Assentamento Rural Pequeno William - MST - Planaltina - DF

- APRACOA-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS E ARTESANAIS DO ASSENTAMENTO OZIEL III – PIPIRIPAU / PLANALTINA DF

- Associação Renovadora do Quilombo Mesquita - Quilombo Mesquita - Cidade Ocidental - Goiás. - Oca do Sol e Preserva Serrinha - Associação REDE de Preservação e Desenvolvimento Sustentável da Serrinha do Parano


16:30 - 17h - Café Comunitário


17h às 19h - Apresentação dos Coordenadores de Módulos e Tutores

Capítulos do Livro da Residência CTS


• Tecnociência solidária, adequação sociotécnica e economia solidária - Professor Dr. Ricardo Toledo Neder - FUP/UnB; Tutora - Lívia Cristina Barros da Silva Wiesinieski

• Educação freiriana e trabalho - Professora Dra. Raquel de Almeida Moraes - FE/UnB ; Tutora – Ana Luiza Aureliano Silva

• Conexões territoriais, lutas sociais e redes de solidariedade - Professor Dr. Perci Coelho de Souza – IH/UnB; Tutora – Letícia Miguel Teixeira

• Adequação sociotécnica para a produção do habitat: padrões espaciais no campo e na cidade - Professora Dra. Liza Maria Souza de Andrade - FAU/UnB; Tutora – Juliette Anna Fanny Lenoir

• Adequação sociotécnica para a agroecologia e agrourbania Professora Dra. Flaviane Canavesi - FAV/UnB; Tutora – Natália da Silva Lemos.

• Saúde ecossistêmica, saneamento e governança Professora Aldira Guimarães Duarte Dominguez - FCE/UnB; Tutor – Diogo Isao Santos Sakai

• Apoio Técnico - Valmor Cerqueira Pazos – FAU/UnB - mestrando FE/UnB D



16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje: Eleições 2º turno


No dia 19 de outubro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 com o tema Eleições 2º turno , às 16h. Convidados: Darlan Montenegro


e Natália Szermeta

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247


18:00h FFLCH USP | Evento on-line A Fortuna Crítica de Chico de Oliveira: 50 Anos de Crítica à Razão Dualista.


A metáfora do Ornitorrinco, a relação entre modernidade e arcaísmo e outras contribuições do sociólogo e professor da USP Chico de Oliveira, que morreu em 2019, serão revisitadas nos dias 26 e 27 de outubro no evento A Fortuna Crítica de Chico de Oliveira: 50 Anos de Crítica à Razão Dualista. Em formato on-line, com mesas às 18 horas, a iniciativa é uma parceria do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP com o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e a Boitempo Editorial. A organização é de Camila Góes, que fará a abertura das atividades, e de Ronaldo Tadeu de Souza, ambos pós-doutorandos em Ciência Política da FFLCH.





18:30h

BrCidades ES | Lançamento do livro Outra arquitetura social: assessoria e assistência técnica em arquitetura e urbanismo


C O N V I T E 💥O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-PPGAU e o Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo - NAU, ambos da Ufes, convidam a todas/os para o lançamento do livro Outra arquitetura social: assessoria e assistência técnica em arquitetura e urbanismo, formato E-book, no próximo dia 26 de outubro na Ufes. Venham compartilhar conosco a alegria deste momento!

@ppgauufes

@fapes

@iabes

@edufeseditora

@brcidades

@ufesoficial

@asmeditora




 

Quinta-feira, 27 de outubro


Inicio de curso Residência Multiprofissional CTS | curso de extensão para aperfeiçoamento em “Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica”

Venha participar do Curso de Extensão: Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)- Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica (Introdução/ Fundamentação em CTS e Educação Freiriana)!

Vinculado à Residência Multiprofissional CTS o curso ocorrerá de forma remota, às quintas feiras, das 18:30hs às 21:00hs, pela plataforma Zoom no período de 27/10 a 22/12/22.

O curso de extensão para aperfeiçoamento em “Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica” tem por objetivo formar uma base epistemológica transdisciplinar em Tecnociência Solidária e incluir a Extensão Universitária na Pósgraduação por meio integração ao projeto de Residência Multiprofissional CTS - UnB, uma parceria do Núcleo de Política de Ciência, Tecnologia e Sociedade – NPCTS/CEAM/UnB com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU, a Faculdade de Planaltina/FUP, a Faculdade de Agricultura e Medicina Veterinária/FAV e CDS/UnB, a Faculdade de Ceilândia/FCE, a Faculdade de Saúde/FS, a Faculdade de Educação/FE e do Instituto de Humanas/IH. Envolverá formação e educação visando produção cognitiva que vai além da tecnologia social para promover assessoria sociotécnica em planos de gestão social para a produção do habitat, agroecologia, geração de trabalho e economia solidária, saúde ecossistêmica e saneamento.

As inscrições podem ser realizadas no SiGAA até o dia 21/10. Link: https://sigaa.unb.br/sigaa/public



18:00h FFLCH USP | Evento on-line A Fortuna Crítica de Chico de Oliveira: 50 Anos de Crítica à Razão Dualista.


A metáfora do Ornitorrinco, a relação entre modernidade e arcaísmo e outras contribuições do sociólogo e professor da USP Chico de Oliveira, que morreu em 2019, serão revisitadas nos dias 26 e 27 de outubro no evento A Fortuna Crítica de Chico de Oliveira: 50 Anos de Crítica à Razão Dualista. Em formato on-line, com mesas às 18 horas, a iniciativa é uma parceria do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP com o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e a Boitempo Editorial. A organização é de Camila Góes, que fará a abertura das atividades, e de Ronaldo Tadeu de Souza, ambos pós-doutorandos em Ciência Política da FFLCH.

No dia 26, Bernardo Ricupero será o mediador de uma mesa que contará com a participação de André Singer, professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH, Ermínia Maricato, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Wolfgang Leo Maar, professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Já no dia 27, Ronaldo de Souza fará a mediação do debate entre o professor Ruy Braga, do Departamento de Sociologia da FFLCH, a professora Joana Barros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a professora Sara Freitas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). “O intuito do evento é retomar o desafio colocado para Oliveira e sua geração a partir do golpe de 1964, que desestabilizou as teorias”, comenta Camila Góes. “O momento que vivemos, se pensarmos o Brasil desde 2016, oferece um desafio análogo e queremos retomar essa fortuna crítica, que pautou uma agenda enorme.”





18:30h PPGFAU UNB | Curso e Programa de Extensão Residência Multiprofissional CTS - Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica.


Venha participar do Curso de Extensão: Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)- Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica (Introdução/ Fundamentação em CTS e Educação Freiriana)!

Vinculado à Residência Multiprofissional CTS o curso ocorrerá de forma remota, às quintas feiras, das 18:30hs às 21:00hs, pela plataforma Zoom no período de 27/10 a 22/12/22.




 

Para deixar no radar…


BrCidades Alagoas: FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL: CIDADE, DEMOCRACIA E HABITAÇÃO nos dias 18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro

O núcleo Alagoas - Arapiraca da rede BrCidades convida todas e todos para o FÓRUM DE HABITAÇÃO SOCIAL, a ser realizado nos dias 18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro, Transmissão ao vivo no canal da UFAL no youtube para todo Brasil.


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site



 

Leia também:


Arquitetos urbanistas lançam manifesto em apoio a Lula | 📣 BrCidades no GGN!

Na luta pela política habitacional e urbana como forma de uma sociedade menos desigual, arquitetos urbanistas assinam um manifesto em apoio a candidatura do ex-presidente Lula, que disputa o Palácio do Planalto.

leia mais: https://jornalggn.com.br/politica/arquitetos-urbanistas-lancam-manifesto-em-apoio-a-lula/


Privatização do saneamento é remédio para matar doentes | 📢 BrCidades na Carta Capital!

O segmento privado tem profundo desinteresse em atender justamente onde há maior demanda de investimento.

leia mais: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/privatizacao-do-saneamento-e-remedio-para-matar-o-doente/


Vídeo Aula - Trajetória e produção de Henri Lefebvre Henri Lefebvre é o autor que cunhou o termo "direito à cidade". Nesses vídeos nosso compa Paolo Colosso reconstitui a trajetória e produção do filósofo francês.

Parte I: https://youtu.be/fGz7wZQE_t4

A parte II saiu essa semana: https://youtu.be/F5k6qRPy2wg

E não esqueçam de se inscrever no canal Comuns Urbanos 😉



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo