• brcidades2017

Agenda semanal - 25 a 31/10

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário



Primeiro encontro do BrCidades, em outubro de 2017, na Praça Roosevelt, SP

Há quatro anos nós, da rede BrCidades, fizemos nosso primeiro evento: um encontro na Praça Roosevelt, em São Paulo. Desde então, muito aconteceu. Conquistas importantes esbarram com as dificuldades cada vez maiores, em tempos de crise sanitária e desgoverno.


Mas se os tempos são difíceis, nossa capacidade de articulação se torna cada dia maior e mais necessária.


Acompanhe na nossa agenda algumas das atividades previstas para os próximos dias.


E amanhã, temos uma novidade: estará no ar novo episódio do podcast Cidades Coletivas nas mídias digitais do BrCidades. Neste segundo episódio, a intersecção de assuntos sobre o direito à cidade tem como foco a saúde física e mental da população que vive nas cidades brasileiras. Abordamos esse assunto a partir de dois pilares importantes: a mobilidade urbana e o saneamento.


Para quem perdeu - ou quiser ouvir de novo - o primeiro episódio está aqui.



Segunda-feira, 25 de outubro


14h

Gestão participativa para o planejamento sensível à água em microbacias no DF

O grupo de pesquisa e extensão "Periférico, trabalhos emergentes" e o grupo de pesquisa “Água e Ambiente Construído” convidam para a qualificação de tese "GESTÃO PARTICIPATIVA PARA O PLANEJAMENTO SENSÍVEL À ÁGUA EM MICROBACIAS NO DF: as práticas emancipatórias na Serrinha do Paranoá e no Ribeirão Sobradinho", desenvolvido pelo doutorando Diogo Isao Santos Sakai, sob orientação da Profa. Dra. Liza Andrade. A defesa acontecerá na sexta-feira, 25 de outubro, às 14h. É importante entrar com antecedência. O link de acesso a reunião na plataforma Microsoft Teams é este aqui.



14h

Diretrizes para o equilíbrio de ecossistemas urbanos em ocupações informais

O grupo de pesquisa e extensão "Periférico, trabalhos emergentes" convida para a defesa da dissertação "DIRETRIZES PARA O EQUILÍBRIO DE ECOSSISTEMAS URBANOS EM OCUPAÇÕES INFORMAIS: Proposições para a Ocupação Santa Luzia", desenvolvido pelo mestrando Vinícius Silva Rezende, sob orientação da Profa. Dra. Liza Andrade. A defesa acontecerá na sexta-feira, 25 de outubro, às 14h. É importante entrar com antecedência. O link de acesso a reunião na plataforma Microsoft Teams é este aqui.



19h

Início do Curso livre ‘Cidadania Insurgente nas Cidades’

O curso livre online “Cidadania Insurgente nas Cidades” é oferecido pela Escola da Cidade e busca subsidiar uma reflexão crítica acerca das formas de atuação de movimentos sociais e do ativismo em geral nas cidades, buscando refletir tanto sobre como os atores agem em relação às políticas públicas quanto sobre suas formas de atuação autônoma. Ele acontecerá nos dias 25 e 27 de outubro; e 03, 08, 10, 17, 22 e 24 de novembro, de 19 às 21hs. A carga horária total é de 16 horas. Temas: Movimentos sociais e políticas públicas; horizontes utópicos; interseccionalidade; movimentos e contra movimentos; ativismo na pandemia; como estudar mobilizações, ativismo e movimentos sociais. Professoras: Paula Freire Santoro, arquiteta urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) / Ana Claudia Teixeira, cientista política, professora colaboradora da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Professora convidada: Luciana Tatagiba (Unicamp). Inscrições, valores e outras informações clique aqui.



19h

Live Planejamento Urbano: desafio das cidades sustentáveis

O evento 'Planejamento urbano: desafio das cidades sustentáveis' será um webinário com foco na política urbana para o desenvolvimento de cidades que buscam alinhar o crescimento urbano com questões ambientais e sociais. Serão realizados cinco painéis, com duração aproximada de 20 minutos, onde serão expostos os desafios da construção de uma cidade sustentável, desde a elaboração de sua legislação urbanística, da implementação de políticas públicas de habitação de interesse social e de agricultura urbana e compostagem como ferramentas para o desenvolvimento de comunidades. Link do YouTube:



Terça-feira, 26 de outubro


9h

Seminário "Setor Criativo e Sustentável Sul - Direito à Cidade”

O Seminário "Setor Criativo e Sustentável Sul - Direito à Cidade: construindo territórios inclusivos e justos" apresentará a perspectiva territorial na construção de cidades mais democráticas e garantidoras de Direitos. Dando visibilidade ao modelo de governança necessário aos desafios do processo de localização e municipalização da Agenda 2030, considerando a necessidade da garantia de todos os direitos humanos e colocando a cidade ao alcance de todas e todos. O evento é organizado pelo Instituto Cultural e Social No Setor, com co-organização da Universidade de Brasília e Administração Regional do Plano Piloto. Mais informações e inscrições aqui.


14h e 19h

Primeiro dia do 2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras

O Grupo de Pesquisa EtniCidades - Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo (CNPQ/UFBA) - convida a todxs para participar do 2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras, que acontecerá em formato online de 26 a 28 de Outubro de 2021. O seminário propõe um espaço de debate interdisciplinar aproximando os estudos sobre questões étnico-raciais, mais especificamente os Estudos Críticos da Branquitude, com os campos da Arquitetura, Urbanismo e do Planejamento Urbano. Em sua segunda edição, o evento traz o tema PODER E PRIVILÉGIO BRANCO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.


Terça-feira: 14h Branquitude, saúde e cidade a partir do contexto da pandemia de Covid-19; 19h - Branquitude e construções da subjetividade na sociedade brasileira. Mais informações no site: https://branquitudecidade2021.46graus.com/. O evento será transmitido pelo canal do EtniCidades no Youtube, link aqui.


14h

Audiência Pública BA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), por meio da sua Ouvidoria Geral, no uso de suas atribuições legais, realizará no dia 26 de outubro de 2021, às 14h , Audiência Pública sobre o “ Direito à moradia e implantação da ZEIS na Comunidade Nova Canaã” . A Audiência acontecerá na Câmara de Vereadores do Município de Santo Antônio de Jesus e tem como objetivo dialogar acerca das formas de garantir o direito à moradia e à regularização fundiária da comunidade Nova Canaã. Estará em discussão também a implantação de uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Endereço: Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus - Rua Manoel José da Paixão Araújo, nº 58, centro.


19h

Acesso à moradia para população em situação de rua

A moradia é um direito social, assim como a saúde e educação, todas as pessoas em situação de rua devem ter garantido. A Resolução 40 do CNDH e a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) trazem a garantia do direito à moradia para população em situação de rua. Vamos debater o tema com Renan Sotto Mayor, defensor público Federal, que tem atuado para fazer avançar este direito. Assista em



Dia todo

1º Seminário “Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis

Nos dias 26 e 27 de outubro será realizado o 1º Seminário “Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis: desafios atuais e futuros” que tem por objetivo retomar o movimento que foi iniciado no país na década de 90, refletindo sobre as lições aprendidas e êxitos alcançados a partir de análises conjunturais e fomentar a formação de redes colaborativas entre diversos segmentos da sociedade em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável. O seminário é realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e um conjunto de parceiros, incluindo a Fiocruz, por meio da Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), que participa da comissão organizadora. Mais informações aqui.



Quarta-feira, 27 de outubro


9h30min

II Seminário Internacional e IV Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O GT - Soberania Alimentar do BrCidades estará representado pelas pesquisadoras Liza Maria Souza de Andrade e Natália da Silva Lemos do PPG-FAU/UnB no Painel II - Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Regiões Metropolitanas Sustentáveis, que ocorrerá no dia 27 de outubro de 2021, a partir das 09h30.

Assista em https://www.youtube.com/watch?v=tTuXXAzml_M



14h e 19h

Segundo dia do 2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras

Este ano, o seminário traz o tema PODER E PRIVILÉGIO BRANCO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

Quarta-feira: 14h - Branquitude, patriarcado e cidade no Brasil contemporâneo; 19h - Branquitude, Justiça e Segurança Pública no Espaço Urbano. Mais informações no site: https://branquitudecidade2021.46graus.com/. O evento será transmitido pelo canal do EtniCidades no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC84MNWgKELfQnmjsNct-qyQ


19h

Curso Dilemas da Sociedade Brasileira

AULA 06: DILEMAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Quarta-feira, 27 de outubro, às 19h, acontece o sexto encontro do curso Dilemas da Sociedade Brasileira sobre o tema "Soberania, Ciência e Saúde". Com a mediação de Rosa Amorim, militante do Levante Popular da Juventude e Diretora da Cultura da UNE, recebemos Newton Lima, ex-Prefeito da Cidade de São Carlos e ex-Reitor da UFSCar; Águida Almeida, economista e professora da UFCG e Elias Jabbour, professor da UERJ. Assista:




Quinta-feira, 28 de outubro


14h e 19h

Terceiro dia do 2º Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras

Este ano, o seminário traz o tema PODER E PRIVILÉGIO BRANCO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Quinta-feira: 14h - Abordagens críticas à branquitude na Arquitetura e Urbanismo; 19h - Política urbana e desafios para o enfrentamento da supremacia branca nas cidades brasileiras. Mais informações no site: https://branquitudecidade2021.46graus.com/. O evento será transmitido pelo canal do EtniCidades no Youtube, link aqui.


16h

Oficinas Jurídicas - Construindo os Sindicatos

Mudanças da Reforma Trabalhista, responsabilidades descritas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, adequação e reforma dos Estatutos Sindicais são os temas das oficinas jurídicas oferecidas pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) aos seus sindicatos filiados. Os encontros são realizados de forma virtual. As inscrições estão abertas e é possível realizá-las neste link até dois dias antes do início de cada oficina. As aulas são ministradas pela equipe da LBS Advogados, assessoria jurídica parceira da Federação.


19h

Encontros - Pluralidade na Cidade - O Jovem na Cidade: Conectando Juventudes ao Debate e à Ação Político-Urbanística - Indígenas

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá roda de conversa sobre juventude indígena, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Assista pelo YouTube, link aqui.


19h

Mulher, água e feminismo no território

Embora o direito à água esteja na constituição brasileira, a realidade da maioria das famílias brasileiras mostra que a segurança hídrica ainda é um horizonte distante. E as mulheres estão entre os que mais sofrem com a falta de saneamento ambiental e acesso à água no Brasil. Venha debater com a gente na live Mulher, água e feminismo no território: contexto de luta por moradia, que acontece no dia 28 de outubro, quinta-feira, às 18h30, pelo facebook e youtube da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), e facebook da União dos Movimentos de Moradia (UMM-SP):



Sexta-feira, 29 de outubro


14h

Periférico, trabalhos emergentes

O grupo de pesquisa e extensão "Periférico, trabalhos emergentes" e o grupo de pesquisa “Água e Ambiente Construído” convidam para a qualificação de tese "GESTÃO PARTICIPATIVA PARA O PLANEJAMENTO SENSÍVEL À ÁGUA EM MICROBACIAS NO DF: as práticas emancipatórias na Serrinha do Paranoá e no Ribeirão Sobradinho", desenvolvido pelo doutorando Diogo Isao Santos Sakai, sob orientação da Profa. Dra. Liza Andrade. A defesa acontecerá nesta sexta-feira, 29, às 14h. É importante entrar com antecedência. O link de acesso a reunião na plataforma Microsoft Teams é (https://tinyurl.com/5j79t879).


Sábado, 30 de outubro


17h

Live Núcleo BrCidades RMBS

Conversas Cidadãs Célio Nori. Tema: Território dos Povos e Comunidades Tradicionais Costeiras. Mediação: Paula Ravanelli, do BrCidades - Núcleo Baixada Santista. Assista:




Para deixar no radar…


Inscrições até 25 de outubro

Ciclo de formação - Defesa de Defensores de Direitos Humanos

IDDD está em busca de ativistas, lideranças, advogados/as populares, membros/as de coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil para participarem de um ciclo formativo sobre empoderamento legal. Apoio financeiro: Para viabilizar a participação e permanência dos/as participantes, será oferecido apoio financeiro para quem indicar necessidade, no valor total de R$1.220,00 por pessoa. A formação será realizada no formato híbrido, sendo 3 encontros presenciais (em São Paulo/SP) e 7 remotos, de 06 de novembro a 04 de dezembro. Inscrições: até 25 de outubro em https://bit.ly/3vtDu75 (vagas limitadas). Divulgação do resultado da seleção: a partir de 29 de outubro. Mais informações no edital: https://bit.ly/3naMk5Y.


Inscrição até 27 de outubro

Minicurso ‘A Economia de Francisco e Clara’

A Escola Casa Comum, do Núcleo de Estudos Sociopolíticos, da PUC Minas, promove o minicurso ‘A Economia de Francisco e Clara’ para interessados em impulsionar práticas econômicas alternativas. Os encontros virtuais, às quartas-feiras, de 10.11 a 15.12, entre 19h e 21h, com ambiente virtual de aprendizagem, apostilas e formulação de projetos territoriais. O minicurso será assessorado por Eduardo Brasileiro, integrante da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara. https://www.pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/A-Economia-de-Francisco-e-Clara.aspx?moda=2&polo=1&curso=3091&situ=1 Apoio: Grupo de Reflexão e Trabalho da Economia de Francisco e Clara da PUC Minas, Arquidiocese de Belo Horizonte e Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.


Inscrição até 1º de novembro

CAU Brasil lança editais de patrocínio para ações ATHIS, REURB e culturais sobre A&U

O primeiro edital objetiva o desenvolvimento e a execução de projetos de apoio à ATHIS e REURB. O segundo edital, de patrocínio cultural, visa o desenvolvimento e a execução de publicações, produções e/ou eventos que promovam o acesso universal à arquitetura e urbanismo como garantia do bem-estar social. Confira: https://www.caubr.gov.br/cau-brasil-lanca-editais-de-patrocinio-para-acoes-athis-e-culturais-sobre-au/


3, 4 e 5 de novembro de 2021

11º Seminário de Urbanismo da Bahia

O grupo de pesquisa Lugar Comum, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, anuncia a realização do 11º Seminário de Urbanismo da Bahia, o urbBA[21], que ocorrerá de forma virtual nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021. Esta edição se mobiliza em torno da temática “Por uma arte de cultivar e esperançar cidades”, desdobrando as ideias do cultivar, do esperançar e do construir espaços favoráveis ao florescimento do comum.



05 de novembro

1ª Plenária Encontro Nacional pelo Direito à Cidade

Reforçamos o convite para a construção do ENCONTRO NACIONAL PELO DIREITO À CIDADE, proposto por entidades e organizações da sociedade civil, que acontecerá no primeiro semestre de 2022. A comissão provisória composta pelas entidades citadas abaixo, convida aos movimentos, entidades e organizações a aderirem a construção desse encontro com a 1ª Plenária, que acontece no dia 5 de novembro, às 14h. O link de acesso a reunião na plataforma Microsoft Teams é (https://tinyurl.com/5j79t879).


COMISSÃO PROVISÓRIA: AMB (@amb_feminista) / BrCidades (@brcidades) / Campanha Despejo Zero (@campanhadespejozero) / Coalizão Negra por Direitos (@coalizaonegrapordireitos) / FNRU (@forum.reformaurbana) / IBDU (@ibdu_oficial) / Ondas (@ondas.observatorio) / Plataforma Dhesca (@dhescabrasi).


Link para leitura da carta e adesão:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeEsXqHMhkMUjp52_MayfUU8pyM1i62do6egWyhY0nAnPW_w/viewform


05 de novembro a 03 de dezembro

Curso Os desafios da moradia no centro de São Paulo

Neste curso iremos apresentar e discutir os processos históricos e atuais ocorridos no centro de São Paulo e algumas das possibilidades de intervenção até agora ocorridas que tiveram como objetivo a justiça social. A carga horária será de 10 horas, com 5 aulas de 2 horas cada. O curso é pago. Plano de aulas, mais informações e inscrições:

https://iabcursos.byinti.com/#/event/os-desafios-da-moradia-no-centro-de-sao-paulo


9 de novembro

ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários

Segundo dados da campanha despejo zero, existem quase 100 mil famílias ameaçadas por conflitos fundiários no Brasil. Apesar dos avanços na aprovação de leis que suspendem os despejos na pandemia, sabemos que essas leis determinam um prazo para tais suspensões e que só abrangem parte dessas famílias. Esse debate é um convite ao engajamento do campo da arquitetura e urbanismo social para se somar aos esforços de apoio técnico na construção de alternativas que assegurem o direito à moradia dessas famílias. A partir de experiências concretas de ATHIS como ferramenta de mediação de conflitos fundiários, queremos aprofundar formas de ampliar essas ações pelo Brasil. Será no dia 9 de novembro, às 17h. Link para inscrição: https://forms.gle/sxjV9SHrDkEC36f69


19 e 20 de novembro

II Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara

O encontro será realizado pela Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara de modo virtual, nos dias 19 e 20 de novembro, com celebração, falas inspiradoras e feiras de boas práticas para fomentar a organização territorial do pacto para 'realmar a economia'. Confira a programação e faça inscrição gratuita:

http://economiadefranciscoeclara.com.br/ii-encontro-nacional/


28 de novembro

VIII CICLO DE CONFERÊNCIAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SP

A Defensoria Pública de SP abriu inscrições para seu VIII Ciclo de Conferências, que será realizado a partir de novembro. Os ciclos são promovidos a cada dois anos, para a Defensoria ouvir a população de SP e receber propostas de atuação. Neste ano, devido à pandemia, os debates serão feitos à distância, por videoconferência. Para inclusão das pessoas sem acesso à tecnologia, serão reservadas vagas para participação nos eventos usando equipamentos da Defensoria, a partir das Unidades da instituição. Todos os eventos são gratuitos e terão intérprete de Libras. As vagas são limitadas. Acesse programação e inscrições: https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=9938


9, 10 e 11 de dezembro

Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional Pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Programação e inscrição: www.endhas.com


Leia também:


Medicina e a cura de um Brasil em frangalhos | 📖 BrCidades no Outras Palavras!

No Dia da Médica e Médico, convite para tomar a profissão como parte de um projeto coletivo de bem-estar físico, mental e social. Mais que cientificismo, que gerou só barbáries, será preciso apostar na prática humana e no resgate do SUS. Leia mais: https://outraspalavras.net/descolonizacoes/medicina-e-a-cura-de-um-brasil-em-frangalhos/


Educação Popular e Cidadania: Experiências e Cidadania

Leia e divulgue a Carta do Centenário de Paulo Freire - Declaração Final do Encontro Internacional "Educação Popular e Cidadania: Experiências e Cidadania". Link aqui.


CNPq e a genealogia de um desmonte | 📣 BrCidades no GGN!

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a principal agência de fomento à pesquisa científica do Brasil e desempenha papel primordial na formulação e na condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação é estruturante para o avanço das fronteiras do conhecimento e, assim, para o desenvolvimento e a soberania do país. Porém, tudo isto está em risco, dado o atual contexto político nacional. Leia mais: https://jornalggn.com.br/ciencia/cnpq-e-a-genealogia-de-um-desmonte-por-denise-elias/


A União da Moradia e a Luta pela Posse: leia a carta compromisso dos movimentos

Nos dias 15 e 16 de outubro, a União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior (UMM-SP), junto à União Nacional por Moradia Popular (UNMP), promoveram o Seminário “A União da moradia e a luta pela posse da terra”. Mais de 140 lideranças de diversas, favelas, comunidades, ocupações, movimentos e conjuntos habitacionais participaram do encontro. Leia a carta compromisso assinada pelos participantes do Seminário, acesse aqui.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo