top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal 27/09 a 03/10

Atualizado: 5 de out. de 2021

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Sabemos do grande desafio que temos: reconstruir a democracia no país, tão atacado e entregue a interesses outros que não o bem-estar da população como um todo.


Também sabemos que esse enfrentamento só se faz possível porque existem redes, organizações e movimentos que se unem, se articulam e se apoiam. Exemplo recente foi o III Fórum Nacional BrCidades, que trouxe uma ampla discussão sobre a agenda urbana e o direito à cidade.


Fundamental que essa rede se amplie diariamente. Por isso, convidamos a todas, todos e todes que acompanhem a agenda de discussões, lives, articulações, e se somem nas ações necessárias para que criemos o futuro.


Segunda-feira, 27 de setembro


15h

Semana Universitária da UnB

Dentro da programação da Semana Universitária da Universidade de Brasília - 100 anos de Paulo Freire - Semana Escala da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, às 15h acontece a mesa “O Bem Viver no Quilombo Mesquita: identidade, vivências e tradições afrorrurais”, organizada pelo PEAC Periférico no Quilombo Mesquita e coordenada pela professora Liza Andrade (FAU/UnB) e do Núcleo DF Metropolitano do BrCidades.



19h

Semana Universitária da UnB

No mesmo dia, às 19h, acontece a mesa “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”: diálogos entre escola, arquitetura e urbanismo (PEAC Periférico).




19h

Lançamento do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste

Às 19h tem início a contagem regressiva para o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, que terá como tema a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. Nesta live estarão presentes representantes de três locais que vêm construindo processos de resistência em cidades nordestinas: Bianca Plessym, da Ocupação Carlos Marighella, em Salvador/BA, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); Terezinha de Jesus, liderança da Comunidade da Linha, em Recife/PE; e Karina da Silva, moradora da Ocupação Carlos Marighella, em Fortaleza/CE. Essa conversa será mediada por Isabela Pinheiro, do Trapiche Emau e do Fórum.

Assista no canal do Fórum no YouTube:


 

Terça-feira, 28 de setembro


9h30

Direito de brincar em lei

No dia 28 de setembro, terça-feira, às 9h30, será transmitida pelo YouTube da Aliança pela Infância a roda de conversa: “Semana Mundial do Brincar na Lei!", com a participação de Adriana Friedmann, Lila Vanzella, Fabiana Moraes e mediação de Rita Lisauskas. O objetivo é pautar o direito ao brincar e a infância digna na agenda de seu município, como política pública.

Link para assistir no YouTube:



Crise energética no Brasil

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia, SENGE-Ba, apresenta live sobre a crise energética no Brasil com José Sergio Gabrielli, professor titular aposentado da UFBA. Ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobrás, atuou também como membro do Conselho de Administração da empresa e como presidente. Assista no Youtube do SENGE-BA


14h

Mesa Troca de saberes, sustentabilidade urbana, Água Quente.

19h

Mesa O colapso dos rios da capital do Brasil: Ribeirão Sobradinho e Rio Melchior. PEAC Brasília Sensível À Água.


 

Quarta-feira, 29 de setembro


16h

Semana Universitária da UnB

Também dentro da programação da 21° Semana Universitária da UnB, às 16h acontece a mesa “Introdução ao debate sobre o direito à cidade: da formulação teórica à luta nas ruas”, com Exposição de Paolo Colosso (UFSC), Debatedoras Elisa Rosas e Ana Carolina Vaz (MPL-DFE). Mediação de Thiago Trindade (UNB). ✍️Inscrições gratuitas em https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf



19h

Semana Universitária da UnB

Mesa "A cidade somos nós. Nós somos a cidade" - Paulo Freire no PEAC FAU apoia o Núcleo DF Metropolitano do BrCidades. Link para assistir no YouTube:


 

Quinta-feira, 30 de setembro


45º Encontro Nacional do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas

A Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) realiza a segunda live preparatória para o 45º Encontro Nacional do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas.

Mediação do arquiteto e urbanista Patryck Carvalho.


Participantes:

- Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, vereadora da cidade do Rio de Janeiro, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ativista das lutas urbanas e da assistência técnica para habitação social.

- Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas. Atualmente é Professor Titular de Planejamento Urbano da FAU-USP. Já ocupou o cargo de vereador em São Paulo tendo papel decisivo como relator na elaboração do atual Plano Diretor Estratégico do município. Foi Superintendente de Habitação de São Paulo (1989-1992), Secretário Municipal de Cultura (2014-2016) e, no governo federal, foi Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) onde coordenou a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

- Daniela Lopes, arquiteta urbanista, com mestrado em Cooperação Internacional e arquitetura de emergência. É presidente do Sindicato de Arquitetos em Santa Catarina (SASC) e atua como assistente de programa no ONU-Habitat em Cabo Verde. Assista:



18h

Santa Luzia Resiste: mostra cultural e saberes populares (PEAC Periférico).


Link para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gSEQPjM4EPc



 

Sexta-feira, 1º de outubro


16h

Convergência Socioecológica em Paulo Freire

Às 16h acontece a mesa “Convergência Socioecológica em Paulo Freire: a realidade-ambiente concreta e cotidiana do tecido social e a teia do mundo natural”

Link para assistir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=n7PSafTWi8k


--------


Precisamos do seu apoio e assinaturas, cobrando dos deputados e senadores a derrubada do Veto do PL 827/20, para suspender os despejos na pandemia.

ASSINE NOSSA CARTA ABERTA AO CONGRESSO • PARA DERRUBAR O VETO DO BOLSONARO AO PL827!

https://bit.ly/DerrubaVetoDespejoZero


🔴O Veto 42/2021 do Presidente ao PL Despejo Zero (827/2020) entrou em pauta, após muita pressão nossa, para ser votado nesta segunda-feira pelo Congresso Nacional, em Brasília.


📣Cada vez que você, sua família e amigos assinarem a carta pelo link acima, ela será enviada diretamente para o email de todos os Senadores/as e Deputados/as do Congresso. Faça sua parte, assine e compartilhe! #DerrubaVetoDespejoZero



 

Para deixar no radar


Brasil - Alemanha

Dia 5 de outubro acontece o debate “A luta por um teto no Brasil e na Alemanha”



Marcha do Movimento Popular Urbano em Brasília

Depois de muita discussão e construção coletiva, chegou a hora de protocolar o Projeto de Lei da Autogestão na Moradia. Dia 5 de outubro, às 14h, a União Nacional por Moradia Popular estará em Brasília, na Câmara dos Deputados, para levar a proposta de construir um marco legal da Autogestão.


Você já se inscreveu para o Prêmio FNA 2021?

As indicações se encerram em 8/10. Não vai perder o prazo, hein? Consulte o regulamento aqui.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page