top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 27 de março a 2 de abril

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta?


Minha Casa Minha Vida tem nova chance para solucionar a crise urbana


Ao reconstruir o programa Minha Casa Minha Vida, o governo federal tem a oportunidade de começar a desatar o nó da terra, resgatando a maior qualidade do programa original, que foi viabilizar o acesso à moradia para milhões de famílias pobres, mas também superando seu maior defeito, que foi a construção de conjuntos habitacionais fora da cidade.



Leia o restante na íntegra: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/minha-casa-minha-vida-tem-nova-chance-para-solucionar-a-crise-urbana/


 

Segunda-feira, 27 de março


todos os dias, às 9h e 20h

BrCidades Maringá | 6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta"


O segundo episódio da 6ª temporada, já está no ar!


Nesse episódio falaremos sobre o que é uma sociedade democrática!


Por hora, a rádio está disponível somente pela internet, acesse o site UEM FM às 9h ou 20h. Te esperamos lá!




10h

Seminário virtual Direito à Cidade no Brasil: os rumos possíveis

Remoto


O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) vai promover o seminário virtual "Direito à Cidade no Brasil: os rumos possíveis".


O evento vai contar com a participação da Conselheira de Relações Internacionais do IBDU, Betânia Alfonsin. Os comentários serão do também Conselheiro de Relações Internacionais do IBDU, Nelson Saule Jr., e de Giovanni Allegretti.


O encontro abordará o impacto da conjuntura política recente sobre o Direito à Cidade no Brasil, com especial atenção para as medidas que afetaram a política urbana na última década. Também serão analisados os processos locais de resistência e as expectativas em relação ao atual governo federal.


O seminário será realizado através da plataforma Zoom, sem necessidade de inscrição. Basta acessar o link https://zoom.us/j/89206207312 no dia e horário do evento, utilizando o ID 892 0620 7312 e a senha 537667. O número de participantes estará limitado à quantidade de vagas disponíveis.


A realização do seminário tem o apoio do IBDU e da Global Plataform for the Right to the City.




19h Live A mulher no mundo do trabalho e suas lutas por conquistas sociais

Remoto: Canal de youtube do Observatório das metrópoles O Observatório das Metrópoles - Núcleo Porto Alegre promoverá no dia 27 de março, a partir das 19 h, a live intitulada “A mulher no mundo do trabalho e suas lutas por conquistas sociais” com transmissão pelo canal do YouTube do Observatório. Os debatedores serão os professores Moisés Waismann e Judite de Bem (UNILASALLE-RS e integrantes do Núcleo Porto Alegre) e a ativista social Ceniriani Vargas da Silva (presidente da Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro e coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM no Rio Grande do Sul).


O professor Moisés Waismann é o responsável pelo Observatório UNILASALLE: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas que estuda e divulga mensalmente a Carta do Trabalho para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Nessa live, em alusão ao Mês da Mulher, ele irá expor os dados do 6º Boletim Especial Mulheres no Mercado de Trabalho evidenciando o movimento do trabalho feminino no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas.

A professora Judite de Bem contribuirá a partir de suas pesquisas sobre Economia da Cultura, Indústrias Criativas e Economia do Trabalho e a ativista social Ceniriani Vargas da Silva, que possui uma longa trajetória de luta por direitos sociais (como a habitação digna e o trabalho) voltados, especialmente, às mulheres em situação de vulnerabilidade social falará sobre a inserção das mulheres no mundo do trabalho relacionando o tema com as lutas por conquistas sociais.


A live contará com a mediação de Vanessa Marx, professora de Sociologia da UFRGS e Coordenadora do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles.


19h30 Aula Democracia representativa: informação e desinformação

Presencial: São Paulo, SP - Av. Álvaro Ramos, 336


A aula dessa próxima segunda-feira (27 de março) na Escola de Fé e Política Waldemar Rossi - EFPWR é “Democracia Representativa: informação e desinformação”.


A assessoria continua por conta do Pedro Aguerre (@pedroaguerre), que é Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Professor Assistente Doutor da FEA/PUC-SP e assessor da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP (@puc_sp).


A aula é presencial, no Centro Pastoral São José (Av. Álvaro Ramos, 366 - Belenzinho / São Paulo), na Região Episcopal Belém (@regiaobelem), das 19h30 às 21h30.


O curso tem duração de 1 ano e como tema “Soberania Popular: Lutas Sociais e Políticas Públicas”, em diálogo com a Campanha da Fraternidade sobre a Fome.


Ao final do curso, serão disponibilizadas duas certificações: da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (@unifespoficial) e da própria EFPWR.


Participe da aula mesmo sem estar inscrito no curso. Elas são abertas a todos!


 

Terça-feira, 28 de março


18h

Cidades em crise: caminhos para reconstrução

Presencial - São Paulo/SP - auditório FAUUSP




 


Quarta-feira, 29 de março


29 a 31 de março

Imersão Solare

Presencial - Rio de Janeiro/RJ - Parque Madureira


Entre os dias 29 e 31 de março, no Parque Madureira no Rio de Janeiro (RJ), estudantes de arquitetura e urbanismo vão desenvolver estudos projetuais para Habitação de Interesse Social. 📩 As inscrições podem ser feitas até as 23h59min desta quarta-feira (22/03) pelo e-mail gabinete@caurj.gov.br!


Atenção: só podem participar da iniciativa aqueles que tenham sido indicados como membros da equipe pelos coordenadores de curso.


Confira o cronograma:

▪ Capacitação – 27/03 a 28/03, a partir das 14h, na sede do CAU/RJ (Presencial);

▪ Elaboração do Estudo Projetual – dias 29, 30 e 31/03, das 10h às 18h, na Nave do Conhecimento, Parque Madureira (Presencial);

▪ Entrega dos trabalhos em formato digital – dia 31/03 até às 12h (Presencial);

▪ Divulgação dos Laureados – dia 31/03, às 17h (Presencial)


10h

Lançamento da chamada Programa e pesquisa em políticas públicas (PPPP)

Híbrido - São Paulo, SP - Rua Pio XI, 1500 - canal de youtube da agência FAPESP



14h

I Fórum social de vivências territoriais do programa de extensão residência CTS

Presencial - Brasília/DF - Auditório FAU/UnB





19h

Aula Magna: Abertura do módulo 2 e curso de extensão conexões territoriais, lutas sociais e redes de solidariedade

Virtual - canal de youtube @residenciacts


 

Quinta-feira, 30 de março


17h Lançamento do livro O fantasma da utopia

Presencial - São Paulo, SP - Livraria Eiffel, Praça da República, 183


 

Sexta-feira, 31 de março


17h30

Debate Lei de cotas: os desafios do presente

Presencial - Belo Horizonte/MG - Faculdade de direito da UFMG


E não poderíamos nos furtar de um dos debates mais importantes do século. Para isso, receberemos em nossa faculdade a Deputada Federal Dandara, relatora da Lei de Cotas! Também estarão compondo a mesa:


- A Deputada Estadual pelo PT MG Andréia de Jesus

- A Vereadora pelo PSOL BH Iza Lourença

- A Diretora de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes Paulinha

- A Diretora de Povos Identitários da Federação Nacional de Estudantes de Direito Ana Lúcia


Venha conosco debater sobre esse importante marco da nossa história e reivindicar nossos direitos! Contamos com a sua presença!


 

Sábado, 1 de abril


Primeiro encontro da residência CTS no Quilombo Mesquita

Presencial - Brasília/DF - Saída da UnB


 

Chuva de conteúdo:


Curso Popular: Mutirão pelo Brasil que queremos


Projeto: (re)conhecendo Maringá | BrCidades Maringá Acesse pelo instagram @brcidadesmga


Ciclos de remoções em Belém (PA): a Bacia do Tucunduba e a reprodução da precariedade|Ana Carolina Miranda Tavares e Ana Claudia Duarte Cardoso leia em: https://linktr.ee/anpur.br


Aula video: Quem foi Jane Jacob? | Vídeo de Comuns Urbanos veja em: https://www.youtube.com/watch?v=yJgseBS4an4


Livro "Faces da Desigualdade no Brasil: Um olhar sobre os que ficam para trás" | Organização Tereza Campello veja em: https://sinapse.gife.org.br/download/faces-da-desigualdade-no-brasil-um-olhar-sobre-os-que-ficam-para-tras


O direito à liberdade religiosa também é parte importante do direito à cidade | BrCidades na Carta Capital


Disponível filme pernambucano "Muribeca", veja programação em: Cinema da Fundação, Recife/PE - Salas no Derby, no Museu (Casa Forte) e no Porto Digital (Bairro do Recife).

Saiba mais em: @cinemadafundacao


 

Para ficar no radar...


12 a 15 de Setembro - DF, Brasília - V Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades traz como tema: “Retomar a democracia após o colapso”


6 a 9 de Julho - Remoto - 1° Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Saiba mais: https://www.ufac.br/site/eventos/2023/i-simposio-internacional-multidisciplinar-das-humanidades-brasil-mocambique





23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page