top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 27 de novembro a 3 de dezembro

Atualizado: 29 de nov. de 2023

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta?

Alguns desafios da gestão do território no Brasil e o papel da universidade


Esse texto defende a hipótese de que o federalismo e a regulamentação de uso e ocupação do território no Brasil apresentam problemas estruturais, grandes o suficiente para dificultar significativamente alguns avanços necessários para enfrentar o processo de mudanças climáticas em curso. Defende-se ainda que as universidades têm um papel importante para a proposição de uma reforma profunda na política para a gestão do território no País.



 

Segunda-feira, 27 de novembro


9h e 20h

6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta" - BrCidades Maringá

Remoto - Site UEM FM às 9h ou 20h. - http://www.uemfm.uem.br/index.php


14h

Articulação do Centro Antigo de Salvador | Reunião ampliada do Núcleo de mediação de conflitos do Centro Antigo de Salvador

Presencial - CEPAIA, Salvador/BA


Companheiras/os, a Articulação do Centro Antigo de Salvador convida parceiros, movimentos sociais, assessorias, universidades e demais interessados para participar no dia 27 de novembro, às 14h no CEPAIA da reunião ampliada do Núcleo de mediação de conflitos do Centro Antigo de Salvador.

O objetivo desse encontro é dar concretude aos encaminhamentos apontados na Audiência pública Viver Morar e Trabalhar no Centro Histórico e Antigo de Salvador, realizada no dia 19 de outubro de 2023.

Nesta ocasião, os representantes indicados pelo poder público irão responder os questionamentos apresentados pelos movimentos sociais sobre impactos negativos dos projetos de reordenamento urbano sobre os territórios e comunidades do Centro Antigo de Salvador.

Foram convocados os seguintes órgãos: SPU, IPHAN, IPAC, CONDER, SEDUR, SEINFRA, FMLF, SECULT.

Contamos com a presença de todas/os!


20h

Coletivo Alvorada | Debate "Emergência Climática: Ainda da tempo?"

Remoto - Canal de Youtube Coletivo Alvorada


As alterações que vêm sendo sentidas no clima, em escala mundial, são cada dia mais explícitas e presentes no cotidiano das pessoas. Se antes o temor era relacionado a um provável “aquecimento global”, atualmente os cientistas veem indícios de que não se trata apenas disso, mas sim da ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos e de intensidade crescente.

Assim, ondas de calor, chuvas intensas e concentradas, aumento na intensidade dos ventos, invernos mais rigorosos tendem a acontecer mais vezes e em regiões onde não estamos acostumados a vê-los.

As consequências ambientais, sociais e econômicas desse quadro de emergência climática aparecem como um desafio a ser enfrentado pelos poderes públicos e pela sociedade de uma forma tal qual elas se apresentam, ou seja EMERGENCIALMENTE, pois o tempo ruge e o ponto de não retorno em relação à permanência da humanidade no mundo pode estar perigosamente próximo.

Para discutir quais ações vêm sendo tomadas pelos poderes públicos no sentido de minimizar os problemas e seus efeitos, nossa convidada é a Sônia Knauer, responsável pela temática na Prefeitura de Belo Horizonte e com vasta experiência na condução de políticas ambientais e de saneamento.



 

Terça-feira, 28 de novembro


15h

Ato Público contra as privaticações da SABESP, METRÔ E CPTM

Presencial - ALESP - Plenário Paulo Kobayashi, São Paulo/SP


🚨🚱 ALERTA! TARCÍSIO QUER VENDER A SABESP SEM PENSAR EM VOCÊ! 🚱🚨

Amigos e amigas, segurem seus copos d'água porque a privatização da Sabesp está batendo à nossa porta de maneira atropelada! 😱 Tarcísio está agindo às pressas, desrespeitando a constituição do nosso Estado de São Paulo. E o pior? Ele não quer ouvir VOCÊ, a pessoa mais importante nessa história toda! 💔

Vamos todos juntos participar dessa audiência e mostrar que a voz do povo é mais forte! 💪💬 Não deixe que decidam sobre algo tão essencial sem a sua participação. Compartilhe essa mensagem, chame os amigos, e vamos impedir que a água vire mercadoria em São Paulo! 🌊✊

🗓 Terça-feira, (28 de novembro)

🕒 às 14h

📍 ALESP - Plenário Paulo Kobayashi

(Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - São Paulo).



 

Quarta-feira, 29 de novembro


14h

FAUUSP| Apresentação e lançamento dos livros do Grupo de Pesquisa CNPQ - Espaço, Produção e Politica Urbana (EPPU)

Presencial - FAU Maranhão – Sala dos Espelhos – Rua Maranhão, 88, SÃO PAULO/SP


Apresentação e lançamento dos livros do Grupo de Pesquisa CNPQ - Espaço, Produção e Politica Urbana (EPPU)

Convidamos todas e todos todos para a apresentação e lançamento dos livros do Grupo de Pesquisa CNPQ - Espaço, Produção e Politica Urbana (EPPU):

- Financeirização e Metropolização do Espaço: Imobiliário e infraestruturas sob domínio de Grandes Grupos Econômicos

Beatriz Rufino, Isadora Borges, Vinicius Nakama (Org.)

Disponível no portal de livros abertos da USP

- Estruturação do Espaço Urbano e Produção Imobiliária Contemporânea: a “construção” da Zona Leste de São Paulo

Beatriz Rufino, Luciana Royer, Isadora Borges (Org.)

- Estruturação do Espaço Urbano e Produção Imobiliária Contemporânea: a reestruturação da metrópole em tempos de crise

Beatriz Rufino, Beatriz Colpani, Isabela Rodrigues (Org.)

(volume único – exemplares impressos disponíveis para os convidados)

O evento acontecerá dia 29/11 – Das 14 às 17 hrs na FAU Maranhão – Sala dos Espelhos – Rua Maranhão, 88. Na oportunidade, os organizadores apresentarão o livro e receberão convidados para comentários.




18:30h

BrCidades núcleo Salvador | Debate “Mobilização social e a mudança econômica da cidade”

Remoto - Canal do Youtube do BrCidades


Convidamos a todas e todos a participarem na live Beira-trilhos: VLT/Monotrilho e um adeus cheio de memórias, o primeiro tema de nossa discussão e debate será: Mobilização social e a mudança econômica da cidade, teremos como participantes: Cláudia Monteiro - Pesquisadora do Observatório das Metropoles de Salvador; Gilson Vieira - Coordenador da Associação Nacional Movimento Trem de Ferro/ Ver de trem; Rita Ferreira - Militante do Movimento Sem Teto da Bahia e Prof. Dr. José Lázaro Carvalho (UFBA).

Será realizada em formato on-line, nos dias 29/11/23 a partir das 18h30(BR). Pelo canal do BrCidades no YouTube

Essa live é uma realização da rede BrCidades, Núcleo Salvador.



19h

IBDU | Evento “FALA, CAROLINA!”

Remoto - Canal do Youtube do IBDU


🌟 Participe conosco nos dias 29 e 30 de novembro, das 19h às 20h30, do evento “FALA, CAROLINA!” da Rede Tecendo Democracias e Territórios, do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU.

Junte-se a esta roda de escuta e trocas protagonizadas por mulheres negras e indígenas de todo o país! O FALA CAROLINA!* conta com o lançamento do e-book “Tecendo Democracias e Territórios - Encontro de Mulheres Negras e Indígenas para Transbordar a Cidade*, e um Roda de conversa sobre Direito à Cidade, Justiça Territorial e Reparação Racial*, promovida pelo IBDU ESCOLA, em parceria com a Rede Tecendo Democracias e Territórios. A programação conta ainda com intervenções artísticas, lançamento de vídeo-arte e escuta das artistas que cocriam esta teia!

SALVA A DATA AÍ, E FIQUE DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO!

Lançamento do e-book “Tecendo Democracias e Territórios - Encontro de Mulheres Negras e Indígenas para Transbordar a Cidade”

📅 Data: 29 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

Roda de conversa - Direito à Cidade, Justiça Territorial e Reparação Racial

📅 Data: 30 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

O evento é gratuito, conta com certificado de formação de 4h e não precisa de pré-inscrição, é só chegar!

Esta é uma oportunidade única para ouvir vozes poderosas e celebrar as histórias e perspectivas das Carolinas que estão moldando nossos territórios. 💪🏾

Vamos tecer juntas?!

Compartilha com aquela pessoa querida que vai amar esse evento!

Confira toda a programação em:

Ilustrações @dillasete

Diagramação @afrobela



 

Quinta-feira, 30 de novembro


dia todo

FNA | Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo

Presencial - Gran Villagio Hotel, SÃO PAULO/SP


📌 Salve na agenda e inscreva-se!

🗓 Nos dias 30/11 e 1/12 será realizado o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo.

📢 O evento, que precede o 47º ENSA, discutirá assuntos referentes à temática desta edição: “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”.

📲 Para saber mais e conferir a programação, acesse fna.org.br



19h

Ambiens | Debate "ATHIS e políticas de urbanização de favelas: possibilidades e limites na RMC"

Presencial - Centro Politécnico, prédio de Administração, 1º andar, Curitiba/PR






19h

IBDU | Evento “FALA, CAROLINA!”

Remoto - Canal do Youtube do IBDU


🌟 Participe conosco nos dias 29 e 30 de novembro, das 19h às 20h30, do evento “FALA, CAROLINA!” da Rede Tecendo Democracias e Territórios, do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU.

Junte-se a esta roda de escuta e trocas protagonizadas por mulheres negras e indígenas de todo o país! O FALA CAROLINA!* conta com o lançamento do e-book “Tecendo Democracias e Territórios - Encontro de Mulheres Negras e Indígenas para Transbordar a Cidade*, e um Roda de conversa sobre Direito à Cidade, Justiça Territorial e Reparação Racial*, promovida pelo IBDU ESCOLA, em parceria com a Rede Tecendo Democracias e Territórios. A programação conta ainda com intervenções artísticas, lançamento de vídeo-arte e escuta das artistas que cocriam esta teia!

SALVA A DATA AÍ, E FIQUE DE OLHO NA PROGRAMAÇÃO!

Lançamento do e-book “Tecendo Democracias e Territórios - Encontro de Mulheres Negras e Indígenas para Transbordar a Cidade”

📅 Data: 29 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

Roda de conversa - Direito à Cidade, Justiça Territorial e Reparação Racial

📅 Data: 30 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

O evento é gratuito, conta com certificado de formação de 4h e não precisa de pré-inscrição, é só chegar!

Esta é uma oportunidade única para ouvir vozes poderosas e celebrar as histórias e perspectivas das Carolinas que estão moldando nossos territórios. 💪🏾

Vamos tecer juntas?!

Compartilha com aquela pessoa querida que vai amar esse evento!

Confira toda a programação em:

Ilustrações @dillasete

Diagramação @afrobela



 

Sexta-feira, 1 de dezembro


dia todo

FNA | Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo

Presencial - Gran Villagio Hotel, SÃO PAULO/SP


📌 Salve na agenda e inscreva-se!

🗓 Nos dias 30/11 e 1/12 será realizado o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo.

📢 O evento, que precede o 47º ENSA, discutirá assuntos referentes à temática desta edição: “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”.

📲 Para saber mais e conferir a programação, acesse fna.org.br


17h

Projeto Brasil Popular | Seminário “Desafios do Projeto Popular para a industrialização do Brasil”

Presencial - Escola DIEESE, São Paulo/SP


Qual o papel da indústria para um projeto de desenvolvimento nacional que fortaleça a soberania e ajude a combater as desigualdades? 🧐

Esta é uma das perguntas que o Seminário “Desafios do Projeto Popular para a industrialização do Brasil” pretende responder.

A atividade, organizada pelo Projeto Brasil Popular, o DIEESE e o Instituto Tricontinental, acontece entre os dias 1 e 2 de dezembro, no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo.

Inscrição gratuita e toda a programação disponível no link: https://bit.ly/desafiosdaindustriazacaodobrasil

Não perca, vagas limitadas!🏃🏾🏃🏻‍♀



16h

Núcleo BrCidades Maringa - Ato contra problemas do bairro João de Barro e Santa Felicidade (atividade do Plano de Bairro)

Presencial: Bairro João de Barro e Santa Felicidade



 


Sábado, 2 de dezembro


dia todo

Projeto Brasil Popular | Seminário “Desafios do Projeto Popular para a industrialização do Brasil”

Presencial - Escola DIEESE, São Paulo/SP


Qual o papel da indústria para um projeto de desenvolvimento nacional que fortaleça a soberania e ajude a combater as desigualdades? 🧐

Esta é uma das perguntas que o Seminário “Desafios do Projeto Popular para a industrialização do Brasil” pretende responder.

A atividade, organizada pelo Projeto Brasil Popular, o DIEESE e o Instituto Tricontinental, acontece entre os dias 1 e 2 de dezembro, no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo.

Inscrição gratuita e toda a programação disponível no link: https://bit.ly/desafiosdaindustriazacaodobrasil

Não perca, vagas limitadas!🏃🏾🏃🏻‍♀


13h

Programa Brasil Popular - Projeto Brasil Popular

Remoto - Canal de youtube da TV247


Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!

15h

Núcleo BrCidades Maringa - Ato contra problemas do bairro João de Barro e Santa Felicidade (atividade do Plano de Bairro)

Presencial: Bairro João de Barro e Santa Felicidade


 

Domingo, 3 de dezembro


15h

Núcleo BrCidades Maringa - Ato contra problemas do bairro João de Barro e Santa Felicidade (atividade do Plano de Bairro)

Presencial: Bairro João de Barro e Santa Felicidade



 


Chuva de conteúdo:

Texto "Alguns desafios da gestão do território no Brasil e o papel da universidade"


Reportagem "Milícias e crime organizado sufocados financeiramente são origem de ataques a Dino"


Podcast Cidades de Fato - Episódio "ODS e a promoção da saúde"


 

Para ficar no radar...


29 e 30 de novembro - "FALA, CAROLINA!" da Rede Tecendo Democracias e Territórios, do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU.

Canal do Youtube do IBDU


1 e 2 de dezembro - INSCRIÇÕES ABERTAS❗️❗️

Seminário Desafios do Projeto Popular para a industrialização do Brasil 🇧🇷

Auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo. Rua Aurora, n 957 - Centro - São Paulo. Inscrições: https://bit.ly/desafiosdaindustriazacaodobrasil



4 a 8 de dezembro - Brasília/DF - Conferência Nacional de Cultura - CNPC


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page