• brcidades2017

Agenda semanal - 29 de agosto a 4 de setembro

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

Plataforma de Lutas pelo Direito à Cidade


Foram mais de 10 meses de debates, eventos preparatórios, construção coletiva, relatos de experiências e acúmulos populares em todo o Brasil até chegarmos na Conferência Popular pelo Direito à Cidade. Nesta longa jornada, estabelecemos um profundo diálogo, buscando tocar as raízes do Brasil e recolocar o debate do direito à cidade e da democratização do espaço urbano no centro da ação política da sociedade brasileira.

Mais de 600 entidades aderiram à carta, foram realizados 232 eventos preparatórios, que resultaram em centenas de propostas distribuídas em 16 eixos temáticos. Reunimos em São Paulo mais de 600 representantes dessa construção, que vieram de diversas partes do país e tiveram o papel de consolidar essas contribuições em uma plataforma de luta pelo direito à cidade. A plataforma está pronta e agora precisamos divulgar amplamente nossas propostas construídas coletivamente!

Divulgue com os candidatos de nosso campo, comprometidos com a justiça social e o direito à cidade!

A hora é agora! #ConferenciaPopularPeloDireitoÀCidade #PlataformaDeLutas



Obs.: Marque o perfil da Conferência (@confpopdireitoacidade) nas divulgações de nossa plataforma e na entrega das propostas para os candidatos de nosso campo!


CONFIRA A PLATAFORMA EM: https://www.confpopdireitoacidade.com.br/


 

Segunda-feira, 29 de agosto


19:00h

Canal Resistentes | Debate "A expansão urbana e seus reflexos nas paisagens"


Gradativamente as manchas urbanas crescem e tomam conta de importantes áreas rurais. As populações empobrecidas são marginalizadas e invisibilizadas nas cidades. Esse modelo de urbanização só beneficia os donos das terras, geralmente obtidas por processos e subterfúgios documentais e invasões realizadas ao longo da história das propriedades. As disputas pela propriedade das terras têm um caráter de dominação e poder. Esses modelos de urbanização são compatíveis com as funções sociais da terra e das cidades?

Convidados: Doutoranda Tatiana Souza;

Senhor Bruno Soartes - MST.

Coordenação Professor Doutor William Rodrigues Ferreira




19:00h

Fundação Lauro Campos e Marielle Franco | Lançamento do livro "Os oprimidos sabem do que se trata: a resistência do Pinheirinho e a violência de Estado no Brasil", de David Moreno


LANÇAMENTO || "Os oprimidos sabem do que se trata: a resistência do Pinheirinho e a violência de Estado no Brasil", de David Moreno


A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco tem a honra de lançar o livro de David Moreno.


No dia 22 de janeiro de 2022 completou 10 anos da operação policial que destruiu a maior ocupação urbana da América Latina, situada em São José dos Campos/SP. Naquela data, a população que vivia em Pinheirinho foi surpreendida, ainda no raiar do dia de um domingo, por uma verdadeira operação de guerra, planejada com antecedência de meses, que contou com a força repressora de dois mil homens fortemente armados da Polícia Militar de São Paulo, cães, viaturas, carros blindados e helicópteros. Os policiais invadiram Pinheirinho e despejaram com intensa violência e brutalidade seus ocupantes, não permitindo sequer que muitos retirassem seus pertences de suas casas.


O livro reconstrói a experiência da comunidade do Pinheirinho a partir da ação repressora das forças policiais na reintegração de posse, que desalojou mais de oito mil pessoas no município de São José dos Campos/SP. A obra busca compreender os contornos da violência de Estado sobre populações vulneráveis, considerando elementos que permeiam as barbáries sociais que se alastram no cotidiano das cidades brasileiras. Ao mesmo tempo, envereda pela análise dos processos de resistência a partir de uma complexa articulação entre movimentos sociais de trabalhadores sem-teto, sindicatos, partidos políticos comprometidos com a causa dos trabalhadores e associações que lutam por justiça social como caminho possível na construção de um projeto estratégico dos trabalhadores, capaz de assegurar vitória futuras.


O lançamento será dia 29 de agosto, às 19h, na sede da FLCMF.





 

Terça-feira, 30 de agosto


18h

Autêntica Editora e Livraria da Travessa | Lançamento do livro "Quatro décadas com Lula"


Na próxima terça-feira, 30 de agosto, às 18h, a Autêntica Editora convida a todos os seus leitores e leitoras para o lançamento presencial com sessão de autógrafos do livro “Quatro décadas com Lula — O poder de andar junto”, de Clara Ant, que atuou como assessora especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus dois mandatos.

O evento acontecerá na Livraria da Travessa , em Brasília, localizada no CasaPark (SGCV/Sul, Lote 22, 4A). A entrada é gratuita e o uso de máscara de proteção é recomendado.

Aproveite a oportunidade para prestigiar a autora e garantir o seu exemplar autografado.

Sobre o livro:

Desde 2003, quando se tornou assessora especial do primeiro presidente da República de origem operária, Clara Ant teve acesso direto e constante a Lula e sua agenda política. Este livro conta a história de mais de quatro décadas de luta pela democracia e pela justiça social, narrada sob a ótica de uma mulher que participou desde o auge dos movimentos sociais e do sindicalismo até a fundação do PT e da CUT, a chegada de Lula à presidência, sua prisão e sua liberdade. Muitos destes momentos foram registrados em fotografias, que acompanham o volume em um caderno especial.

#quatrodécadascomlula #claraant #autenticaeditora #grupoautentica




 

Quarta-feira, 31 de agosto


16:00h

PROJETO BRASIL POPULAR | Programa BRASIL POPULAR hoje: lançamento do livro A Crise Brasileira


No dia 31 de agosto teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 com o tema LANÇAMENTO DO LIVRO CRISE BRASILEIRA, às 16h. Convidados: Roberto Amaral e Erminia Maricato

🔔 Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


📺 ASSISTA AO VIVO NA TV B247

 

Quinta-feira, 1 de setembro


17:00h

IBDU | Webinário "Como se dividem as cidades? A invenção dos assentamentos informais".


#AgendaIBDU | No dia 1º de setembro, às 17h, o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU realizará o webinário "Como se dividem as cidades? A invenção dos assentamentos informais".


O evento terá apresentação de Renato Balbim e comentários de Betânia Alfonsin.


Renato é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e membro do IBDU. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela University of California Irvine (UCI). Foi professor e pesquisador visitante da UCI (2015-2020), diretor de Planejamento Urbano e coordenador de Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades (2003-2009), professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara (2003), além de consultor sênior da Cities Alliance, entre outras posições. Possui diversas publicações na área de desenvolvimento urbano, diplomacia de cidades, habitação, mobilidade cotidiana e avaliação de politicas publicas, incluindo editor e autor de uma dezena de livros e contribuições em jornais.


Betânia é doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR - UFRJ), professora e pesquisadora do Mestrado em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP) e Diretora de Relações Internacionais do IBDU.


Para participar do webinário, envie um e-mail com NOME COMPLETO para contato@ibdu.org.br, ATÉ ÀS 11H30 DO DIA 1º DE SETEMBRO. Enviaremos o link para o Zoom NO DIA DO EVENTO




18:00h

PETPOL UNB | Semana Universitária 2022


🗣 Vem aí: Semana Universitária 2022 !!!


E é claro que o PETPol, junto com a @strategosconsultoria e o @projetopoliteia , tem o prazer de anunciar que no dia 01/09 às 18 horas, acontecerá um painel sobre os campos de atuação do cientista político, com os estudantes:


- Adrielle Galdino

- Lara Caldas

- Isaias Candido


📍Local: BSAN A1 41/41


🤌🏻 Curtiu??? Então vamos nessa.


Inscreva-se agora pelo SIGAA e aproveite essa semana !!





 

Sábado, 3 de setembro


Frente Nacional Contra Fome e a Sede | Dia Nacional de Mobilização por todo o país.


📢 Junte-se a nós!

No sábado (03/09), a Frente Nacional Contra Fome e a Sede estará realizando o seu Dia Nacional de Mobilização por todo o país.


🗳️🇧🇷 As ações fazem parte da nossa campanha Eu Voto Contra Fome e a Sede e estão sendo puxadas por diversas organizações e diversos movimentos sociais com a pauta da alimentação, por meio da entrega de alimentos e outras atividades ligadas ao tema.


🔹 Quer se somar?

Leva os materiais do nosso kit de agitação e propaganda para fortalecer a sua ação: https://drive.google.com/drive/folders/1rytVVEZ5sBHbko2zsTX9HVV6bXE6i1Io?usp=sharing

E não esquece de marcar nossas redes nos registros: @contrafomesede


🔹 Solicite adesão à Frente: https://linklist.bio/contrafomesede




 

Para deixar no radar…



#RBDU | O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e a Editora Fórum anunciam a abertura do edital para submissão de trabalhos para o número 15 da Revista Brasileira de Direito Urbanístico REUB.

O prazo para a submissão dos trabalho vai ATÉ O DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022.

🔎 Acesse o edital: https://bit.ly/3StE0Nj


Está aberta a chamada de trabalhos para o urbBA [22]!

O urbBA[22] será realizado de 23 a 26 de novembro em Barreiras-BA.

📲 Para mais informações, acesse: www.urbba22.wixsite.com/my-site

 

Leia também:


Como a rede pública pode transformar o Brasil | 📢 BrCidades na Carta Capital!

Para salvar a Nação e garantir o futuro é necessário recuperar uma geração que hoje sofre com a fome, o desemprego e as consequências da pandemia.

leia mais: https://www.cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/como-a-rede-publica-pode-transformar-o-brasil/



Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia

ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo