top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 29 de maio a 4 de junho

A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


O que está em pauta?

10 anos de junho de 2013: Não era só por 20 centavos?


Dez anos depois das jornadas de junho de 2013, os avanços e desafios da tarifa zero nos transportes. Em texto pelo BrCidades, Paolo Colosso, Isis Detomi e Gabriela Malmann pautam os 10 anos de junho!

Passados dez anos, as jornadas de junho de 2013 seguem a ser um dos fenômenos mais marcantes – e ­disputados – da década. Nos termos de Rodrigo Nunes em Do Transe ao Caos, foi um trauma coletivo, série de nós a serem desatados. Muitos ainda veem naqueles dias convulsivos a abertura da Caixa de Pandora que levou à gestão Bolsonaro, o poço mais fundo do País desde o fim da ditadura. Há outros que veem ali a entrada em cena de uma nova geração de personagens do campo transformador, uma nova esquerda. Há também os pragmáticos, que simplesmente desistiram de dar conta da complexidade do evento, mas extraem dele seus potenciais.


Confira o restante na íntegra: https://www.cartacapital.com.br/politica/nao-era-so-por-20-centavos/

 

Segunda-feira, 29 de maio


9h e 20h

6ª Temporada do programa de Rádio "BrCidades em pauta" - BrCidades Maringá


Remoto - Site UEM FM às 9h ou 20h. - http://www.uemfm.uem.br/index.php



IBDU anuncia a abertura de processo seletivo para a contratação de pesquisadora/o/e para a coluna "Tecendo Democracias e Territórios".


🤩 O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU anuncia a abertura de processo seletivo para a contratação de pesquisadora/o/e para a coluna "Tecendo Democracias e Territórios".


📣 Entre as responsabilidades, estão a condução do fluxo editorial dos textos e produções da coluna, o desenvolvimento de projetos de captação de recursos e a elaboração do planejamento participativo anual.


➡ São requisitos indicados para a vaga:

- Ser pessoa negra ou indígena;

- Ter ensino superior completo em Direito, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciências Sociais, Políticas Públicas, Planejamento Territorial e afins;

- Ter experiência anterior em projetos de pesquisa, políticas públicas, ações coletivas junto a redes e movimentos sociais, corpo editorial de publicações, voltados à produção de conhecimento sobre gênero e raça;

- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades.


⚠ Leia atentamente o edital completo no site: bit.ly/428uiDF


‼ As pessoas interessadas devem se inscrever através do formulário online ATÉ O DIA 15 DE JUNHO: bit.ly/43mdha5




19h

Observatório da Democracia entrevista Jefferson Lúcio

*Online: no Canal M65 do Youtube.


🎙 Nesta segunda, 29, o Observatório da Democracia entrevista Jefferson Lúcio, policial militar, coordenador do G10 Favelas RN e presidente do COMUNITÁRIOS com CIDADANIA.

📝 Organização, participação e práticas desenvolvidas pelas periferias no processo de formação de um pensamento crítico em defesa da democracia será o centro da nossa conversa.


⏰ Aguardaremos você às 19 horas, no Canal M65. Click no link acima e participe.


Até lá!




 

Terça-feira, 30 de maio

16h 17ª Conferência Nacional de Saúde – 17ª CNS

*Online: Inscrições em Bit.ly/clfederacaodasmulheres

CONVITE Conferência Nacional de Saúde Livre.

LINK PARA A INSCRIÇÃO:

Se inscreva na Bio

Bit.ly/clfederacaodasmulheres.

O Orçamento Federal executado (pago) em 2022 foi de R$ 4.060 trilhões e apenas 3,37% - R$ 136,8 bilhões foram pagos para a saúde e o BC mantém a taxa de juros alta !

Ruim para todos, pior para as mulheres! Temos a renda mais baixa e o trabalho mais desvalorizado e discriminado. Pior para as mulheres negras e mães chefes de família.

Temos que cuidar da saúde mental de quem cuida.

Falta equipamentos públicos e aumenta a sobrecarga de cuidados enfrentada pelas mulheres.


Promoção :

Confederação das Mulheres do Brasil e Federações de Mulheres filiadas de SC, PR SP, RJ, DF, GO, MG, CE, RN, PE, PA; SINAIT; Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais- FNMTCS; CNTI, COBAP, CNAB, Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo

🏃🏾‍♀🏃🏽Rumo à 17ª Conferência Nacional de Saúde – 17ª CNS!

Modalidade On-line

🗓 30 de maio de 2023

⏰ 18:00 às 21:00

📍 participação

➡Livre participação de todas.

https://=https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0iMCBJEjpJzPc3HHAmSA3tHgDJi2w6ViL7q3VCUGXv3GSQ9uk1t1P9QMKd4kUnvh9l&id=100000062106559&mibextid=Nif5oz






 

Quarta-feira, 31 de maio

19h

Núcleo Londrina BrCidades | Reunião ATHIS - MORADIA É UM DIREITO

*Híbrido: Presencial - CTU UEL - Sala de Teleconferência, segundo andar, Londrina - paraná. Virtual: meets


Toda quarta feira o núcleo Londrina do BrCidades se reune para tratar de seu grupo de trabalho ATHIS - MORADIA É UM DIREITO. Entre em contato com o núcleo!

 

Sábado, 3 de junho


10H

OCUPAS CENTRO - SP | DEBATE " Que política pública queremos para as ocupações? "

*Presencial: Instituto Pólis (Rua Araújo, 124, Vila Buarque) - São Paulo/SP

🚩 APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO OCUPAS CENTRO 🚩


No dia 03 de junho de 2023 acontecerá a apresentação pública do projeto Ocupas Centro que envolveu, durante seus diferentes momentos de trabalho, uma diversidade de arranjos, ocupações, movimentos, entidades e assessorias em torno da discussão sobre as melhorias habitacionais, o incremento de segurança e a regularização dos serviços de água e luz nas ocupações de moradia do centro de São Paulo.


💬 Que política pública queremos para as ocupações? Este será um espaço para discussão, reflexão e encaminhamentos coletivos e gostaríamos de contar com a sua presença!


🔗 Confirme sua participação se inscrevendo no formulário: https://forms.gle/dV8jLkPFTukwWr8G7


🗓 03/06/2023 (sábado)

⏰ 10:00 às 12:30 | Apresentação

14:00 às 17:00 | Grupos de Trabalho

📍 Instituto Pólis (Rua Araújo, 124, Vila Buarque)




08H

SOS VARGEM DAS FLORES - Santa Luzia/MG| Quarta Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral

*Presencial: em Pinhões, Santa Luzia - Minas Gerais

ROMARIA: OPORTUNIDADE DE CUIDADO COM A CASA COMUM


Ouça as orientações do Assessor Pastoral da Rensc – Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, André Luiz de Oliveira, um dos organizadores da Romaria, na Rádio América. Estão abertas as inscrições para a Quarta Romaria Arquidiocesana pela Ecologia Integral, que será realizada em junho, em Pinhões, Santa Luzia. Confira:




13h

Programa Brasil Popular - Projeto Brasil Popular

Remoto - Canal de youtube da TV247


No dia 19 de outubro teremos mais um debate do PROJETO BRASIL POPULAR em conjunto com TV 247 Convidados: a confirmar


Inscrevam-se no canal e ative o sininho pra não perder!


15h

Plano de Bairro - Levantamento de campo e aplicação de dinâmicas - Br Cidades Maringá


Presencial - Santa Felicidade e João de Barro I - Maringá/PR





Diagnóstico Habitacional - Arquitetura para todos e Br Cidades Maringá

Presencial - Santa Felicidade e João de Barro I - Maringá/PR


Ocorrerá concomitantemente com o plano de bairro


 

Domingo, 4 de junho

09h

6° edição do Abraço à Serra do Curral - Belo Horizonte/MG

*Presencial: concentração e caminhada no parque das Mangabeiras - Belo Horizonte/MG


A 6° edição do Abraço à Serra do Curral, organizado pelos movimentos ambientais, populares, intelectuais, ambientalistas, organizações sindicais, Partidos, parlamentares que lutam pela sua preservação e tombamento integral, será realizada no dia 04 de junho, domingo a partir das 9 horas com concentração e caminhada a partir do parque das Mangabeiras.

O ato acontece em um momento em que a luta pelo tombamento da Serra do Curral ganha contornos decisivos. Nos últimos dias decisões judiciais no Supremo tribunal Federal e da Justiça Federal em Minas, foram amplamente favoráveis a causa ambiental e a política de proteção da serra do Curral.

Por outro lado, ameaça das minerações continuam a tencionar a região. A Taquaril Mineração S.A. (Tamisa), apoiada pelo governo Romeu Zema, mantém sua obstinação em destruir uma vasta área da Serra do Curral. A mineração Gute que explora minério de forma criminosa continua desafiando a justiça e o poder municipal e a sociedade belo horizontina.

O Abraço à Serra do Curral é uma iniciativa que acontece desde 2017, com dezenas de instituições, organizações e movimentos ambientais que lutam pela sua preservação. Anualmente nos últimos de seis anos foram realizados os abraços a serra do Curral. Em dois anos, os atos foram virtuais, em função da pandemia do coronavírus. O ato voltou de forma presencial, em 2022, com mais força, pautando o tombamento da Serra do Curral e o fim de exploração mineraria na região.

O pleito ganhou projeção nacional nos últimos anos com o apoio de artistas, intelectuais e políticos de todo o país, fruto da pressão dos movimentos envolvidos na sua defesa. E agora, nos últimos dias parlamentares mineiros apresentaram um Projeto de Lei criando o Parque nacional da Serra do Curral.

A Serra do Curral é um patrimônio nacional e faz parte da Serra do Espinhaço, que por sua vez é Reserva da Biosfera da Unesco. Além de sua ligação centenária com os moradores da cidade de Belo Horizonte, a Serra do Curral abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora – Cerrado e Mata Atlântica – e numerosos mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nela nascem o ribeirão Arrudas, os córregos do Clemente, Capão da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra.

A concentração para a subida ao Pico Belo Horizonte, ponto mais alto da capital, será no Parque das mangabeiras, na Praça das Águas a partir das 8.30. As 10 horas será realizada uma caminhada até o Pico Belo Horizonte onde está previsto para às 11.00 um grande abraço ao monumento, seguido de um ato político. Complementando a atividade será realizada uma performance do Boi Rosado Ambiental, atividades dos povos indígenas e outras atividades culturais.

Participem deste importante luta política e ambiental em defesa da Serra do Curral. Traga sua família e seus amigos. Será um domingo de atividade política, cultural ambiental e caminhada pela região. Venham de roupas e calçados adequados e tragam sua energia e alegria para defender nossa Serra e nossa Belo Horizonte.


ASSINE E PARTICIPE

🚨👇🏾👇🏾👇🏾


https://forms.gle/Jjz6QaxxdGHSVgtV8



 

Chuva de conteúdo:


Vídeo memória dos três dias de festa dos 40 anos do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição acesse em: https://youtu.be/vk2kK7eK2dQ


Entrevista ‘É o capital que está por trás da invasão das terras indígenas’, diz o pesquisador Bruno Bassi acesse em: https://red.org.br/noticia/e-o-capital-que-esta-por-tras-da-invasao-das-terras-indigenas-diz-o-pesquisador-bruno-bassi/


Cartilha: Orientações para enfrentar a violência contra pessoas que lutam por moradia/Centro Gaspar Garcia



 

Para ficar no radar...


31 de julho a 2 de agosto - Bogotá/Colômbia - Respondendo à crise climática e social: 5º fórum de moradia e habitat da HABITAT PELA HUMANIDADE


12 a 15 de setembro - DF, Brasília - V Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades traz como tema: “Retomar a democracia após o colapso”


21 de junho a 17 de de setembro - Curso/Imersão "Como fazer laboratórios?" - Silo Arte e Latitude Rural Incrições até 15 de maio pelo link silo.org.br/links


6 a 9 de julho - Remoto - 1° Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Saiba mais: https://www.ufac.br/site/eventos/2023/i-simposio-internacional-multidisciplinar-das-humanidades-brasil-mocambique


4 a 8 de dezembro - Brasília/DF - Conferência Nacional de Cultura - CNPC


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentit


bottom of page