top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Agenda semanal - 30/08 a 05/97

Agenda semanal


A agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para agenda.brcidades@gmail.com. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário



 

Vem aí… III Fórum Nacional BrCidades


Na próxima semana, a partir de 10 de setembro, começa o III Fórum Nacional BrCidades e você está convidado a fazer parte desta grande discussão para uma agenda urbana nacional, frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana, agravada pelo abandono e descaso do governo federal.

Na semana em que se lembra da Independência do Brasil, vamos mobilizar grupos, organizações e forças sociais para fazermos frente aos desafios gigantescos que estamos enfrentando.

O III Fórum Nacional BrCidades começa no dia 10, às 18h, com a mesa de abertura "Construção coletiva: cidades com justiça, democracia e sustentabilidade" e participação de Douglas Belchior (Uneafro), Luana Alves (CAUS/Rede COPPA) e Ermínia Maricato (BrCidades).



E nesta semana, acompanhe nas mídias digitais do BrCidades o lançamento de nosso novo Podcast, com a série Cidades Coletivas!



 

AGENDA SEMANAL: 30 DE AGOSTO A 06 DE SETEMBRO



Segunda-feira, 30


Dia 01 - I Encontro Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural

18h

Procurando envolver a comunidade e valorizar o patrimônio cultural, muitas vezes ignorado pela população e pelo poder público, diversas ações e atividades ocorrerão neste Mês do Patrimônio Cultural, que acontece em âmbito nacional. Nesse contexto, o CAU-SP promove o “I Encontro Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural – CAU São Paulo”, que se realizará de forma virtual nos dias 30 e 31 de agosto. Para o dia 30, a programação prevê Homenagem aos 30 anos do Evento Direito a Memória, e Patrimônio e Planejamento Urbano: uma integração desejável. Faça sua inscrição!


 

Terça-feira, 31


Dia 02 - I Encontro Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural

18h

Procurando envolver a comunidade e valorizar o patrimônio cultural, muitas vezes ignorado pela população e pelo poder público, diversas ações e atividades ocorrerão neste Mês do Patrimônio Cultural, que acontece em âmbito nacional. Nesse contexto, o CAU-SP promove o “I Encontro Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural – CAU São Paulo”, que se realizará de forma virtual nos dias 30 e 31 de agosto. Para o dia 31, a programação prevê o debate Restauro, Captação de Recursos e Execução, e a Premiação Boas Práticas de Preservação do Patrimônio Cultural CAU/SP 2020 e Lançamento do Edital 2021. Faça sua inscrição!



Caso Luana Barbosa Reis

10h

Nesta terça-feira, 31, às 10h, na 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo será julgado o recurso defensivo dos três policiais que espancaram a vítima Luana Barbosa Reis, provocando sua morte. O caso ganhou a opinião pública internacional quando o Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, tal como a de George Floyd (EUA), apontou a morte de Luana em informe sobre as violações de direitos humanos pelo governo Brasileiro como exemplo de “racismo sistêmico” perpetrado pelas forças de segurança do Estado contra pessoas afrodescendentes. A sessão de julgamento será virtual e o caso não tramita sobre segredo de justiça. Órgãos de imprensa podem solicitar link de acesso ao julgamento virtual como espectadores no e-mail: sj5.2.2@tjsp.jus.br



Circuito Urbano 2021

Dia todo

Estão abertas as inscrições para o Circuito Urbano 2021, uma iniciativa do ONU-Habitat Brasil para potencializar eventos organizados por diversos atores sobre temas relacionados ao Outubro Urbano. Estão convidados a participar todos os indivíduos e instituições que possuam propostas de eventos que discutam a temática central deste ano: Cidades na Linha de Frente da Ação Climática. Para saber mais e inscrever seu evento até dia 31 de agosto, acesse: www.circuitourbano.org.



 

Quarta-feira, dia 01


PIU Setor Central - SP

10h

A Comissão de Política Urbana e Metropolitana da Câmara Municipal de SP vai debater sobre o Projeto de Intervenção Urbana para a Área Central, o PL 712/2020. O PIU Setor Central é uma ameaça ao centro de São Paulo. Além de NÃO atender às necessidades habitacionais o projeto não dialoga com as necessidades de quem vive e trabalha no centro: moradores/as de cortiços, ocupações e locatários/as ameaçados/as de despejo, população em situação de rua, ambulantes, lugares da memória e territórios da cultura negra e LGBTQIA+. O PIU Setor Central é uma ameaça aos territórios populares e precisa ser barrado! A audiência sobre o PIU ocorre no dia 01/09, próxima quarta-feira, às 10h.


PEC 32

19h

O 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas está chegando. E uma série de lives preparatórias para o ENSA estão programadas. A primeira já é nesta quarta-feira, 1º, às 19h, e o debate vai ser sobre a PEC 32 e a Reforma Administrativa. Vem com a gente entender como essa emenda vai afetar os servidores públicos e os arquitetos e urbanistas. A transmissão será pelo YouTube.



 

Quinta-feira, dia 02


O jovem na cidade

19h

O Núcleo BrCidades de Maringá, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania (SEJUC), transmitirá a roda de conversa “Juventude indígena”, como parte do projeto “O Jovem na Cidade: Conectando a Juventude ao Debate e à Ação Político-Urbanística”. Os convidados são Fábio Sukág Santiago (AUIND UEM) e Arieli G. dos Santos Knop (AUIND e Ação Saberes Indígenas). Será na quinta-feira, dia 02, às 19h, online. O link de acesso à sala virtual será enviado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Para fazer a inscrição, acesse aqui.


Athis e segurança alimentar

19h

O núcleo BrCidades ES convida todos para a live “Athis e segurança alimentar em debate: ação política e organização”, com Martha Campos, Andreia Fernandes Muniz, Cleuber da Silva Junior e Nathália Messina. Será pelo youtube, no canal PPGAU UFES BR.








 

Para deixar no radar....


Inscrições nas oficinas do III Fórum BrCidades

Com o objetivo de rediscutir a agenda urbana nacional frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana que passamos, a rede BrCidades realiza, em setembro, o III Fórum Nacional BrCidades. Dentro da programação acontecerão oficinas de trabalho, visando o levantamento de diagnósticos e propostas, a fim de aprofundar um projeto para as cidades do Brasil. As oficinas de trabalho "Ação Política e Organização" acontecerão no dia 11 de setembro, começando por um debate às 14h (horário de Brasília). Após este debate, os participantes se dividirão nos seguintes subgrupos: I) Ação política, Organização e Mobilização, II) Extensão e Assessoria Técnica Popular, III) Comunicação, Produção e Socialização de Conteúdo, e IV) Incidência em Políticas Públicas e Legislação. Inscreva-se aqui. Já as oficinas para "As escalas e os sujeitos da ação nos territórios" acontecem no dia 18 de setembro e começam no mesmo horário, às 14h (horário de Brasília). Após o debate, os participantes se dividirão nos seguintes subgrupos: I) Escala Nacional, II) em Escala Metropolitana, III) em Escala de Pequenas e Médias Cidades, e IV) em Escala de Bairros, Comunidades, Vilas e Favelas. Inscreva-se aqui.


Casa da Cultura

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Distrito Federal e Entorno tem o prazer em apresentar seu mais recente projeto: a Casa da Cultura, que estará localizada no Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro, que fica no assentamento de mesmo nome, em Brasilândia, DF. Para fazer este sonho acontecer, será preciso contar com a colaboração de muita gente, em uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria, que vai até o dia 06 de setembro para arrecadar R$ 55.000,00, valor que cobre a construção da Casa. Todo tipo de ajuda é bem-vinda, inclusive materiais de construção.


Guatemala

Já está disponível a gravação do 13º Webinário IBDU - América Latina, realizado na última segunda-feira com o tema: "Política urbana e territorial na Guatemala".

Para assistir, basta acessar este link: https://bit.ly/2XtOK6m


Políticas para moradia adequada

O curso “Políticas para moradia adequada e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, juntamente com Habitat para Humanidade Brasil, CDES Direitos Humanos e Observatório das Metrópoles, com apoio da União Europeia. É destinado a pessoas que trabalhem na gestão pública na formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. Acontecerá de 21/09 a 26/10, com encontros às terças e quintas, das 16h às 18h. As inscrições vão até dia 09 de setembro para ativistas, profissionais e estudantes, e até 10 para gestores públicos. Saiba mais: https://www.even3.com.br/ppmaeoodds2021/


Sistemas urbanos de esgotos e drenagem

Ricardo Moretti e Edson Aparecido Silva, ambos integrantes do ONDAS, publicaram artigo baseado em texto que foi recentemente incluído na Enciclopédia dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, publicada em língua inglesa (https://doi.org/10.1007/978-3-319-70061-8_186-1). A Enciclopédia aborda os ODS de forma integrada e inclui 17 volumes, cada um dedicado a um dos 17 ODS. Este volume é dedicado ao ODS 6 ” Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos “. Água e saneamento são fundamentais para o bem-estar humano. A gestão integrada dos recursos hídricos é essencial para garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos e para a realização do Desenvolvimento Sustentável. No texto, os autores tratam dos problemas relacionados às interconexões entre os sistemas de água da chuva e de esgotos e os desafios no enfrentamento da poluição difusa. São analisadas as abordagens de infraestrutura verde e desenvolvimento de baixo impacto, que visam contrabalançar as graves influências trazidas pelo processo de urbanização no ciclo das águas. São apontadas a importância e os desafios associados à identificação e desconexão das ligações cruzadas entre as redes de águas pluviais e a necessidade de contemplar, nos projetos de manejo das águas urbanas, o enfrentamento da poluição difusa, mesmo que sua implantação não se viabilize a curto prazo. Leia o artigo aqui.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page