• brcidades2017

Agenda semanal - 4 a 10 de abril

agenda BrCidades é atualizada sempre às segundas-feiras; para incluir sua programação, envie e-mail para nacional@brcidades.org. Para salvar os eventos em sua agenda pessoal, vá em calendário e clique em “Copiar para o Google Agenda”: brcidades.org/calendário


Análise política

❗ ‼️ STF PRORROGA A LIMINAR DESPEJO ZERO ATÉ JUNHO 2022


A prorrogação da ADPF 828 foi solicitado pelo PSOL em parceria com a Campanha Despejo Zero


🎊 Após uma luta nacional que uniu movimentos populares urbanos, rurais, ativistas e parlamentares aliados, o Ministro Barroso acaba de sinalizar que está mantendo a proibição aos despejos até junho de 2022.


▪️ A decisão é a segunda prorrogação da ADPF 828, apresentada pelo PSOL em parceria com a Campanha Despejo Zero ainda em 2021. A liminar já garantiu a proteção de mais de 23 mil famílias no Brasil.


💥 Uma grande vitória em defesa da vida, no campo e na cidade!


#DespejoZero _#BrasilSemDespejos



 


Segunda-feira, 4 de abril


09:30h

Peabiru - Trabalhos Comunitários e Ambientais | Curso “Como se constrói um arquiteto popular? O trabalho em ATHIS na extensão universitária e na prática profissional


A fim de repensar o próprio campo de atuação do arquiteto, é preciso debater como a maior parte dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo se desloca da realidade urbana e habitacional brasileira. Nesse sentido, o curso “Como se constrói um arquiteto popular? O trabalho em ATHIS na extensão universitária e na prática profissional” parte da reflexão sobre as lacunas técnicas e políticas no ensino da Arquitetura e Urbanismo, mas também busca apresentar a trajetória feita por profissionais da área que compreenderam essas problemáticas e, a partir dessas reflexões, construíram e constroem uma atuação de acordo com as reais necessidades dos agentes sociais que lutam pelo direito à moradia digna.


Realizado pela assessoria técnica Peabiru - Trabalhos Comunitários e Ambientais (@peabiru.tca) com a entidade parceira Tabuá - Atuação e Formação no Território, o curso tem como objetivo discutir o campo de atuação do arquiteto e urbanista enquanto assessor técnico em habitação de interesse social a partir da formação universitária. Com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) via parceria de fomento, seu formato será híbrido, com realização entre os meses de abril e maio de 2022, envolvendo 6 (seis) encontros virtuais de formação teórica e 2 (duas) atividades práticas presenciais realizadas em duas ocupações na cidade de São Paulo, sendo uma delas localizadas na periferia e outra na região central. O curso será gratuito e voltado exclusivamente para estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo.


________

Para mais informações:

www.tabua.org





19H

IBDU | Curso Regularização Fundiária

O Curso Regularização Fundiária Urbana será realizado nos dias 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30 e 31 de março de 2022, das 19h às 21h, de forma online pela plataforma Zoom.

#CursoREURB | Hoje o curso dará continuidade (28) as aulas do Curso Regularização Fundiária Urbana realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU.

Os links de acesso já foram enviados por e-mail. Não esqueça de conferir a caixa de spam!

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo (77) 9 8884-6647.



 

Terça-feira, 5 de abril


9:00h - 12:00h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Curso Direito à Cidade: participação, lutas urbanas e democracia


📢 Curso aberto - DIREITO À CIDADE: PARTICIPAÇÃO, LUTAS URBANAS E DEMOCRACIA, com Paolo Colosso e Thiago Trindade.

O curso acontecerá as terças feira, das 9h às 12h.

Inscrições gratuitas pelo link: https://bityli.com/lCldA


✊🏼 Não perca! Vamos construir coletivamente a Conferência Popular Pelo Direito à Cidade.

Saiba mais em www.confpopdireitoacidade.com.br





13:30h - 15:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Curso Economia Solidaria nas Cidades


Aberto à todes e gratuito, "Economia Solidaria nas Cidades" será ofertado como curso de extensão universitária (aberto à toda comunidade externa, interessades em geral) e também como disciplina optativa (para graduandos UFPR). Conversaremos sobre economia solidária como mecanismo para o enfrentamento das desigualdades e como oportunidade emancipatória, ancorada na ambição de superar o capitalismo - sempre em interação com a produção da cidade. Contaremos também com a participação de convidados e grupos praticantes com experiências no rural e no urbano, além da oportunidade de troca com alunes, pesquisadores e praticantes americanos através da parceria com o Departamento de Geografia da Indiana University (profª Drª Patrícia Basile) e com a Escola de Arquitetura da University of Virginia (prof Matthew Slaats).

O curso ocorrerá de forma *integralmente remota* todas as terças-feiras, das 13h30 as 15h30. 08 de março à 26 de abril

Inscrições: https://forms.gle/zjaJ73sQDjt3Jpps5 (Alunes DAU UFPR devem se inscrever também na secretaria)




19h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Direito à Cidade, Trabalho e Geração de Renda


O Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e a União dos Movimentos de Moradia estão organizando um evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que tratará sobre "Direito à Cidade, Trabalho e Geração de Renda". O evento pretende debater o direito ao acesso a renda e trabalho nas cidades. Desigualdade na distribuição do acesso a oportunidades de trabalho e renda para as trabalhadoras e trabalhadores urbanos. Construção de alternativas no marco da economia solidária


O evento acontecerá de forma PRESENCIAL, em São Paulo - Rua Toledo Barbosa, 202 - Belem - São Paulo, às 19h! Não perca! #ConfPopDireitoaCidade




 

Quarta-feira, 06 de abril


18h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | CIRANDAS DE REENCONTRO E CULTURA DE PAZ


Encontro Preparatório do Rio de Janeiro para CONFERÊNCIA POPULAR PELO DIREITO À CIDADE

Roda de Conversa sobre CIRANDAS DE REENCONTRO E CULTURA DE PAZ

Descobrindo novas formas de interação entre as pessoas na cidade

Quarta-feira, 6 de abril, às 18 horas

Transmissão ao vivo pelo canal: https://youtu.be/1MEj8WmpS0c


A mediadora Maria Lalla Cy Aché é mestra de meditação em movimento e auto-desenvolvimento. Presidente do Instituto Cy, Guia e Murid da Sufi Ruhaniat Internacional e membro participante do Conselho Internacional de Dança da UNESCO.


A palestrante Mércia Andrade é focalizadora de danças circulares, praticante e mentora das Danças da Paz Universal, com ênfase na Mandala Florestal, um trabalho curativo e criativo que empodera seus participantes.


A palestrante Edite Faganello Yakecan é jardineira de plantas e pessoas, pedagoga e ecoeducadora, agente de Paz e designer social. Cofundadora do Instituto Nhandecy e da Rede Semear, para cultura da paz e não violência.


Apoios:

LICRID - Laboratório de Imagem e Criação em Dança - EEFD/UFRJ

CDC - Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ

Canal do YouTube Helenita Sá Earp


Veja também a programação no Calendário Nacional de Eventos da CPDC: https://tinyurl.com/4tr7dssh




 

Quinta-feira, 7 de abril


17h

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas | Curso de organização e formação sindical para todos os dirigentes, ex-dirigentes e profissionais filiados


Tá sabendo dessa!? 😮 A FNA vai promover um curso de organização e formação sindical para todos os dirigentes, ex-dirigentes e profissionais filiados 👊🏾🤝🏾


⚠️ O primeiro encontro será realizado de forma híbrida (presencial e online), no dia 8 de abril, a partir das 17h, durante o ERSA-Sul, em Porto Alegre (RS).


Serão discutidos os processos técnicos, administrativos e jurídicos dos sindicatos, além da construção coletiva de um cronograma dos assuntos prioritários das entidades. 🗣️ Não perca tempo e se inscreva! ⚠️


📝 Realize sua inscrição: https://bit.ly/3qPuBDH

📲 Confira mais informações: https://www.fna.org.br/.../fna-promove-curso-sobre.../





18h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Recursos financeiros para o desenvolvimento urbano e a Função social do patrimônio Público e da propriedade privada ociosa


No dia 31 de março (quinta-feira), às 18h, acontece o o ciclo de debates "Repensar as cidades do Brasil no projeto de nação: Democracia participativa e o investimento público nas periferias das cidades", tendo como primeiro debate o tema "Reestruturação do sistema participativo das cidades e o controle social sobre o orçamento municipal "


A democracia impõe a adoção de mecanismos participativos que garantam a

informação, transparência, diálogo, negociação, participação e represent

ação dos

diferentes segmentos sociais. Esses mecanismos e espaços devem ter capilaridade

na cidade e nos bairros, em todas as áreas da política pública, com destaque para os

programas e políticas de desenvolvimento urbano. É imperativo democrático a

reestruturação do sistema participativo a partir da análise das lições, dos erros e

acertos, das experiências brasileiras nas últimas décadas.

Ponto central e nevrálgico é o controle social sobre o orçamento municipal, suas

prioridades e investimentos. As experiências de orçamento participativo (OPs),

desenvolvidas de forma pioneira, em vários municípios brasileiros, apontam para a

importância de garantir o caráter deliberativo dos conselhos do OP. No campo das

políticas urbanas os recursos estaduais e federais devem estar submetidos ao

sistema de participação, por meio dos Fundos Municipais de Desenvolvimento Urbano

com controle social.


Participantes:

Participantes:

Celso Carvalho (SP) - mediador

1. Ana Claudia PA (UFRN)

2. Ladislau Dowbor (SP)

3– Ursula Peres (SP)


O evento é feito pelo BrCidades em parceria com o jornal GGN para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade.





Dia todo

Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste | 2º Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste


Vem aí o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, buscando dar continuidade às discussões fomentadas pelo primeiro evento, que ocorreu em Recife/PE, em 2020, e reunir militantes, ativistas, movimentos sociais, organizações comunitárias, assessores populares, estudantes e professores de diferentes campos.


O II Fórum está programado para o período entre 6 a 10 de abril de 2022, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, tendo como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. Essa atuação tem forte embasamento nas teorias relacionadas aos direitos à moradia, à terra e à cidade, estabelecendo uma relação dialética com práticas que buscam transformar a realidade do espaço e da sociedade. A partir dessa práxis, buscamos pensar a Assessoria Técnica Popular enquanto uma plataforma, que não só reúne questões comuns, como emerge enquanto uma ferramenta para a luta pelo direito de habitar dignamente.


Para o logotipo do II Fórum, fomos inspirados nas pinturas e mensagens sobre o cotidiano feitas nos muros e calçadas pelo Seu Alves ou Sapateiro Alves, conhecido por muitos como poeta dos muros do Papicu. @taramela.atac@causcooperativa@quintau.coletivo@trapiche.ufs@coletivoescalar


PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://linktr.ee/forumpopular.ne







 

Sexta-feira, 08 de abril


08:30h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Seminário Internacional “Infraestruturas Físicas e Sociais Resilientes no contexto das mudanças climáticas e das cidades sensíveis à água”


Seminário Internacional “Infraestruturas Físicas e Sociais Resilientes no contexto das mudanças climáticas e das cidades sensíveis à água”

Organização: Grupos de Pesquisa Água e Ambiente Construído e Periférico, trabalhos emergentes - PPG-FAU/UnB

Núcleo de Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade - NPCTS/CEAM

GT Saúde, Saneamento e Meio Ambiente do BrCidades

Evento de Extensão da Universidade de Brasília


No contexto das mudanças climáticas, da pandemia, da década da restauração dos ecossistemas da ONU, bem como dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, será imprescindível o aumento de investimento em infraestruturas físicas e sociais mais resilientes para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas humanos e naturais aos eventos extremos, considerando que o planeta atingirá ou excederá 1,5 °C de aquecimento nas próximas duas décadas (IPCC, AR6: Mudanças Climáticas 2022). Um desafio para o planejamento urbano e políticas públicas em garantir: a soberania alimentar e a segurança hídrica e o direito à água e ao saneamento, reduzir os riscos de desastres, melhorar as condições de saúde, manter os serviços ecossistêmicos e reduzir a pobreza e a desigualdade.

O Seminário “Infraestruturas Físicas e Sociais Resilientes no contexto das mudanças climáticas e das cidades sensíveis à água” faz parte da programação da Disciplina Água e Ambiente Construído do PPG-FAU/UnB, que trata de estudos de planejamento, gestão das águas urbanas, participação social e aplicações de diferentes estratégias no âmbito das cidades sensíveis à água visando o restabelecimento do ciclo da água urbano, a conservação de água e o direito à água, considerando seus aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais e ambientais.

Dada a relevância do tema, o seminário visa contribuir com discussões como um dos eventos preparatórios da Conferência Popular pelo Direito à Cidade no âmbito do GT - Saneamento, Saúde e Meio Ambiente do Projeto Brasil Cidades.


Para ter acesso à sala do Zoom e obter Certificado de Extensão, os interessados devem se inscrever no SIGAA https://sig.unb.br/sigaa/public/


O evento será transmitido pelo canal youtube do PPG FAU UnB (links abaixo)

Evento dia 11/03

Link Youtube para externos: https://youtu.be/l4penHIZG3w

Evento dia 18/03

Link Youtube para externos: https://youtu.be/aVjooeTUTHE

Evento dia 25/03

Link Youtube para externos: https://youtu.be/AX_0VnRRN8c

Evento dia 01/04

Link Youtube para externos: https://youtu.be/UWPL5dpWenw


Aguardamos vocês!



Dia todo

Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste | 2º Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste


Vem aí o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, buscando dar continuidade às discussões fomentadas pelo primeiro evento, que ocorreu em Recife/PE, em 2020, e reunir militantes, ativistas, movimentos sociais, organizações comunitárias, assessores populares, estudantes e professores de diferentes campos.


O II Fórum está programado para o período entre 6 a 10 de abril de 2022, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, tendo como temática central a assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar. Essa atuação tem forte embasamento nas teorias relacionadas aos direitos à moradia, à terra e à cidade, estabelecendo uma relação dialética com práticas que buscam transformar a realidade do espaço e da sociedade. A partir dessa práxis, buscamos pensar a Assessoria Técnica Popular enquanto uma plataforma, que não só reúne questões comuns, como emerge enquanto uma ferramenta para a luta pelo direito de habitar dignamente.


Para o logotipo do II Fórum, fomos inspirados nas pinturas e mensagens sobre o cotidiano feitas nos muros e calçadas pelo Seu Alves ou Sapateiro Alves, conhecido por muitos como poeta dos muros do Papicu. @taramela.atac@causcooperativa@quintau.coletivo@trapiche.ufs@coletivoescalar


PROGRAMAÇÃO COMPLETA: https://linktr.ee/forumpopular.ne




 

Sábado, 09 de abril


10h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Viver em Cortiços no Pós-pandemia


O Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 e a União dos Movimentos de Moradia estão organizando um evento preparatório para a Conferência Popular pelo Direito à Cidade, que tratará sobre "Viver em Cortiços no Pós-pandemia". O evento pretende discutir a atualidade da moradia em cortiço nos centros e regiões consolidadas das cidades / Identificar as ameaças a esse tipo de moradia, com os processos de gentrificação / Debater a questão dos migrantes e refugiados nos cortiços


O evento acontecerá de forma HÍBRIDA Presencial: em São Paulo - rua silveira martins, 12 A - Bresser - São Paulo

Online: Página de facebook da UMM/SP https://www.facebook.com/umm.sp.1 Não perca! #ConfPopDireitoaCidade


14h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Gênero, raça e classe: como superar a manutenção e produção das desigualdades urbanas


Vamos pensar e construir nossas cidades a partir da perspectiva interseccional de gênero, raça e classe?


O Br Cidades, através do GT de gênero, raça e classe, convida para o evento preparatório da Conferência Popular pelo Direito à Cidade: “Gênero, raça e classe: como superar a manutenção e produção das desigualdades urbanas"


A oficina ocorrerá no dia 09/04 (sábado), das 14h às 17h, de forma virtual.


A vida das mulheres cis e trans e de diferentes grupos étnicos é diretamente afetada por essas questões, sendo fundamental ampliarmos esse debate.


A ideia central é trazer a perspectiva feminista para a agenda urbana e trabalhar nos eixos: (1) mulheres e o direito à moradia; (2) mulheres e o empreendedorismo social e economia solidária; (3) mulheres, interseccionalidade e políticas públicas.


Toda participação é bem-vinda: movimentos, entidades, coletivos, mulheres e homens que se identifiquem com a pauta. Toda experiência da vida cotidiana nas cidades e no campo traz a dimensão comum e social da vida das mulheres. Por isso sua presença é fundamental!


Para participar se inscreva pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfreAcvbKHM002nBVmG-K3rF97upyFxw762iuj_SgwA0G-rA/viewform


O link de acesso à oficina será enviado mediante inscrição, por e-mail.

Contamos com todas, todos e todes!




15h

Conferência Popular pelo Direito à Cidade | Favelas e periferias: Memórias como instrumentos de luta pelo Direito à Moradia digna e à Cidade


📢 Museu das Remoções e parceiros convidam para o evento preparatório da Conferência Popular do Direito à Cidade, dia 09/04 (sábado) às 15h, na Vila Autódromo (Museu das Remoções) - RIO DE JANEIRO. Aguardamos você! #direitoàcidade #memórianãoseremove




 

Para deixar no radar…


Debater Carta Capital e BrCidades | Cidades: onde as políticas acontecem

DIÁLOGOS CAPITAIS | CartaCapital em parceria com a rede @BrCidades leva os centros urbanos para o foco do debate. No dia 12/04, participe da conversa ao vivo com Carlos Vaine, Leda Paulani e Márcio Pochmann sobre 'a centralidade das cidades e um novo modelo de desenvolvimento. Inscreva-se gratuitamente e saiba mais no link: https://linklist.bio/cartacapital


II Seminário Nacional do Termo Territorial Coletivo

Dias 18 e 19 de abril (das 19h-21h) e 20 de abril (das 10h-12h).

✨ É com muita alegria que anunciamos a segunda edição do Seminário Nacional do TTC! Este é o evento de maior porte realizado pelo Projeto TTC, uma forma de aprofundar o conhecimento acerca do TTC e difundir o modelo pelo Brasil.

🔹 O evento será realizado de forma participativa e dinâmica, queremos muito ouvir todos vocês! Também contaremos com a participação de convidados externos, que compartilharão conosco suas perspectivas sobre o TTC.

🔹 Quando? - Dias 18 e 19 de abril (das 19h-21h) e 20 de abril (das 10h-12h).

🔹 Onde? - O seminário será realizado de forma remota, através da plataforma Zoom. Enviaremos o link para os inscritos.

🔹 Como participar? - Basta preencher o formulário: https://bit.ly/IISeminárioNacionalTTC

📲 Para mais informações, acesse: https://www.termoterritorialcoletivo.org/seminario-ttc-brasil


Fórum Nacional de Reforma Urbana | Debate "Experiências de mulheres na luta pelo direito à cidade"

13 de abril

O #FNRU te convida para a live-debate para compartilhar experiências com três mulheres que constroem coletivamente ações de resistência, de luta pelo direito à cidade, pelo direito à moradia e pelo direito de viverem seguras.

🚩 As convidadas irão partilhar a trajetória dos seus coletivos e dos projetos que estão sendo executados a partir do Edital de apoio a ações sobre igualdade de gênero, raça e o direito à cidade.

📍Anota na agenda e vem com a gente:

✊🏽 Debate "Experiências de mulheres na luta pelo direito à cidade"

⏰ Data: 13 de abril de 2022, às 19h

▶️ No Youtube do #FNRU: https://bit.ly/YoutubeFNRU


 

Leia também:


Prorrogação do prazo para envio de resumo expandido para apresentação no XI CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO URBANÍSTICO Os trabalhos devem ser submetidos no formato de RESUMO EXPANDIDO até o dia 10 DE ABRIL pelo site www.even3.com.br/xicbdu2022


Jornal GGN | Plataformas aproveitam radicalismo para lucrar, diz pesquisador Acesse: https://jornalggn.com.br/politica/plataformas-aproveitam-radicalismo-para-lucrar-diz-pesquisador/


Disponível Livro "A cidade em disputa: planos diretores e participação no cenário da pandemia"

Primeiro livro da rede BrCidades foi lançado e já está disponível! Compre o livro físico pelo link https://lutasanticapital.com.br/products/pre-venda-a-cidade-em-disputa-planos-diretores-e-participacao-no-cenario-da-pandemia


ou acesse o livro digital gratuito em brcidades.org/livros


Brasil de Fato | Por que a decisão do STF é um marco na luta pelo direito à terra e à moradia? Acesse: https://www.brasildefato.com.br/2022/04/01/por-que-a-decisao-do-stf-e-um-marco-na-luta-pelo-direito-a-terra-e-a-moradia



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo