top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Dia 13 de setembro

Atualizado: 9 de set. de 2021

14h

Mesa de debate: “Pré Lançamento do Livro A CIDADE EM DISPUTA: Planos Diretores e participação no cenário da pandemia”

O presente livro tem como eixo estruturador o debate sobre os processos de revisão de Planos Diretores em diversos municípios brasileiros (grandes, médios e pequenos) na última década, incluindo o contexto da pandemia de Sars-Cov-2. Mais especificamente, o objetivo central consiste em sistematizar experiências de mobilização social que se engajaram na luta por processos de revisão mais justos, democráticos e participativos. Como denunciado por diversos manifestos produzidos por coletivos e redes ativistas em todo o território nacional, muitos governos municipais (e também o do Distrito Federal), tem buscado realizar ou dar continuidade ao processo de revisão de seus PD’s em plena pandemia, no momento em que seria inviável uma participação ampla e adequada dos setores populares - justamente os que mais necessitam das políticas públicas. Estas diversas iniciativas de mobilização coletiva pela suspensão, com repactuação de cronograma juntamente com grupos que compõem a revisão do PD, ou, em muitos casos, que pedem redefinição de sua metodologia, merecem ser devidamente sistematizadas, publicizadas e debatidas, não apenas pelos aprendizados que nos trazem, mas também por sua relevância na luta por uma democracia mais ampla e radical.


Com participação de Pedro Rossi (USP), Thiago Trindade (UNB), Beatriz Fleury (UEM) e Carina Serra (USP). Assista neste link:



 

16h

Governança interfederativa e participação social na gestão metropolitana

A seguir, os temas que serão trazidos nesta mesa e seus respectivos expositores:


Instrumentos de coordenação e cooperação federativa para gestão metropolitana - Paula Ravanelli Losada.


Macrometropole Paulista e a questão das RMs no estado de SP e seus PDUIS - Sania Baptista.


Planejamento e gestão da RMBS: PDUI e a governança metropolitana - José Marques Carriço.


Ações do Núcleo BrCidades RMBS na construção da Agenda Mínima Regional - Mônica A. Viana.


Experiência do FSBS no fortalecimento da governança metropolitana - Lenimar G. Rios.


Os obstáculos à participação democrática no Brasil - Thiago Trindade (Núcleo BrCidades DF).


Coordenação: Mônica A. Viana (Núcleo BrCidades RMBS)




 

18h30

Debate e roda de conversa: UOH! É Urgente um Orçamento para Habitação


Em Curitiba, a pauta da moradia popular foi historicamente preterida. A desigualdade é latente: enquanto uma parcela ínfima é destinada para a moradia, a aplicação em urbanismo (que envolve as grandes obras do município) é uma das maiores dentro do quadro orçamentário, concentrado nas regiões centrais.


Por conta disso, em agosto deste ano, foi lançada a Campanha “É Urgente um Orçamento para Habitação!”, que visa sensibilizar a população e os gestores públicos locais quanto à premência da necessidade de provisão habitacional em nosso município; promover a compreensão e publicização de dados referentes ao processo orçamentário municipal, ampliando o acesso à informação; e, em especial, garantir um orçamento para habitação condizente com a urgência do direito à moradia. Acesse o manifesto da campanha aqui: instagram.com/uoh_curitiba.


Neste contexto, a articulação É Urgente um Orçamento para Habitação! promoverá um debate ao vivo durante o III Fórum Nacional BrCidades e, em seguida, promoverá uma roda de conversa a respeito da campanha e sobre estratégias de mobilização para a viabilização dessa agenda em âmbito nacional. A seguir, os convidados e temas debatidos para a live:


Orçamento Habitação esfera nacional/municipal: João Sette Whitaker Ferreira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Secretário de Habitação da cidade de São Paulo (2015-2016), integrante do BrCidades.


Campanha UOH! Yasmim Reck, designer, mestranda em planejamento urbano. Integrante da UOH! e do núcleo BrCidades Curitiba.


Análise de dados UOH! Alexandre Pedrozo, mestre urbanista, assessor da Divisão de Informações Estratégicas MPPR, integrante do Mobiliza Curitiba e campanha UOH!


Mediação: Mariana Auler





20h às 21h

Roda de conversa integração: UOH! É Urgente um Orçamento para Habitação


Para este segundo momento da atividade, é necessário realizar inscrição por este link: https://bit.ly/UOH_participe . As rodas acontecerão pelo Google Meet.


 

19h

Mesa de debate: Gênero, Raça e Classe: manutenção e produção das desigualdades urbanas. Por um horizonte emancipatório


O encontro vai debater o racismo, o machismo, a exclusão socioeconômica de grupos vulnerabilizados e seus atravessamentos como matriz de reprodução e legitimação das desigualdades; a herança escravocrata na produção das cidades: o acesso à terra e seu reflexo na segregação socioespacial; interseccionalidade como ferramenta emancipatória por uma agenda de justiça social. Megg Rayara, primeira travesti negra doutora em Educação no Brasil, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ela leciona na graduação e pós-graduação. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. Em junho de 2018 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná para representar o referido programa ao prêmio CAPES de melhor tese de 2017.


Ceniriani Vargas da Silva, Coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM, Presidenta da Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro, Licenciada em Ciências Sociais -UFGR, Moradora do Assentamento 20 de Novembro, Educadora Social no CPDCA e desenvolve Trabalho Técnico Social em Empreendimento Habitaionais.


Andreza Romano, Presidenta da Associação das Mulheres em Ação da Nova Vila Claudete (AMA).





355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page