top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

Dia 17 de setembro

Atualizado: 17 de set. de 2021

Confira a programação do III Fórum Nacional BrCidades para sexta-feira, 17 de setembro



14h

A ideologia do Plano Diretor (homenagem a Flávio Villaça)

A proposta é de uma atividade nacional nos moldes das "dobradinhas" já programadas para os sábados com uma mesa seguida de gt interno. Sendo no primeiro horário da tarde (14h às 16h) uma mesa expositiva reunindo diversos coletivos que têm medido forças contra o capital imobiliário e lutado pela participação popular nos processos de feição/revisão de plano diretor de várias cidades (por exemplo Recife de luta, Salve natal, Salve goiânia, Frente São Paulo pela vida, Núcleo DF, Fórum PDJP, etc). Com um discurso de abertura em homenagem a Flávio Villaça, trazendo a memória de seu legado sobre a questão do plano diretor enquanto ideologia, seus dilemas e ilusões.




 

14h

Recolocar horizontes

A mesa " Recolocar horizontes" do III Fórum Nacional visa debater possibilidades para um projeto de extensão nacional, interinstitucional, incluindo docentes universitários da rede BrCidades, a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo ( FENEA), a Federação de Estudantes de Direito ( FENED) e movimentos populares, com objetivo de fortalecer iniciativas para uma arquitetura e urbanismo populares, que incidam na realidade social e se tornem ferramentas para o trabalho/atuação no avanço do direito à cidade. Com participação de Francieli Franceschini Schallenberger ( PROPUR-UFRGS/ ex-diretora geral na FENEA), Isabel Barboza da Silva ( cooperativa Mútua), Lohany Corona (UNIFESP/ Diretora FENED), Claudia Pires (IAB-BR), Antonio Couto ( CAU-BR). Mediação: Paolo Colosso ( UFSC/BrCidades)



 

16h

Despejos na Pandemia - Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários Urbanos: ações da Campanha Despejo Zero na Bahia, Ceará Pernambuco e Rio Grande do Norte

A Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários Urbanos, iniciativa do IBDU, nessa atividade articula a Campanha Despejo Zero, buscando dar visibilidade aos casos de violação do direito à moradia durante a Pandemia (COVID 19) e às estratégias de resistência a essas violações nos estados da Bahia, Ceará Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mediação: Érica Guimarães(Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários/IBDU e DZ/RN).


Com participação de:

Ariana Alencar (Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários/IBDU - Bahia); Christiane Dantas (Moradora do Condomínio Recanto do Emissário Arembepe, Camaçari/BA); Lara Costa (Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários/IBDU - Ceará); Kelvin Cavalcante (Coordenação da CMP/DZ Ceará); Antonio Celestino (Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários/IBDU - Pernambuco); Sarah Marques (Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste); Marcello Uchoa (Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários/IBDU - Rio Grande do Norte); Renata Lins (Advogada Popular - MLB/RN e DZ/RN


 

17h

Encontro da sociedade pelo direito a cidade: um convite a participação


Estamos vivendo um período de acentuada transição. Em grande parte do mundo e também no Brasil, a desigualdade social se aprofunda com a concentração da riqueza sob hegemonia do capital financeiro. São muitos os fatores que concorrem para a formação desse cenário: as novas tecnologias que promovem desemprego estrutural e impactam relações de trabalho; o fortalecimento do neoliberalismo após a crise de 2008; o enfraquecimento dos sindicatos; os ataques à democracia, à ciência e à razão são alguns deles. Perdas históricas de direitos sociais, desmonte do Estado de Bem-estar Social e das políticas públicas também fazem parte desse processo. Some-se a isso o crescimento do racismo, do machismo e da heteronormatividade, fatores estruturais da desigualdade social, e o avanço do projeto genocida da população negra, pobre e periférica e teremos o quadro catastrófico, sob o qual incide a grave crise ambiental e a pandemia decorrente do coronavírus.





 


18h

O Direito à Cidade como Direito Humano no contexto da Pandemia

Uma reunião virtual conduzida pela CONAM, com seus diretores e convidados relacionados ao tema, aberto para quem tiver interesse em interagir e mesmo relatar experiências.










345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page