top of page

RORAIMA

boa vista amazonia.jpg

O QUE É O NÚCLEO?

Os desafios de pensar as especificidades do desenvolvimento urbano na Amazônia Setentrional motivaram em fevereiro de 2023 a criação do Núcleo do BrCidades em Roraima. A ampliação da rede para o extremo norte do país coincidiu também com o período de agravamento da crise migratória e humanitária que vem atingindo o Estado de Roraima e em especial as cidades de Boa Vista e Pacaraíma no mínimo desde 2015. Nos anos de 2023 e 2024 o Núcleo do BrCidades Roraima teve grande incidência no debate referente a revisão do Plano Diretor de Boa Vista. Em 2025 houve uma importante atuação do Núcleo no processo de implantação do Plano de Mobilidade Urbana - PUMUS e também no monitoramento das Conferência Municipais das Cidades em Roraima. Constituído inicialmente por professores, pesquisadores e estudantes da rede federal e estadual de ensino, vinculados ás áreas de Geografia, História, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito e Gestão Pública, o Núcleo do BrCidades em Roraima se expandiu ao longo dos anos e congrega atualmente uma rede formada por diversos atores e seguimentos, representantes de  organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades de classe.

boa vista amazonia.jpg

NOSSAS AÇÕES:

O Núcleo BrCidades de Roraima atua na defesa do direito à cidade e na construção de políticas urbanas democráticas em um território marcado por profundas desigualdades, crise migratória e forte pressão sobre a terra urbana. Nossas ações combinam incidência institucional, formação crítica, articulação universitária, fortalecimento de movimentos populares e participação ativa nas conferências das cidades.

Entre nossas frentes de atuação, destacam-se:

1 – Incidência nas políticas urbanas e controle social
Acompanhamos de forma ativa os processos de revisão do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista, elaborando ofícios, propostas e solicitações de audiência pública, e participando de debates legislativos para garantir transparência, participação social e justiça urbana.

2 – Organização de oficinas, encontros e atividades formativas
Promovemos oficinas preparatórias para as Conferências Municipais e Estadual das Cidades; debates sobre mobilidade, moradia, participação popular e políticas públicas; e painéis temáticos em parceria com UFRR, UERR, IFRR, Observatório das Metrópoles e outras instituições.

3 – Articulação com universidades, movimentos sociais e instituições públicas
Construímos ações conjuntas com universidades, conselhos profissionais, movimentos de moradia, organizações indígenas e entidades como Caritas, CAU/RR, Defensoria Pública e SPU. Atuamos em fóruns, frentes e grupos de trabalho voltados à democratização do acesso à terra e à cidade.

4 – Participação em conferências, seminários e eventos públicos
Integramos e incidimos na 7ª Conferência Municipal e na 7ª Conferência Estadual das Cidades; participamos de semanas acadêmicas, mesas redondas, congressos nacionais como o XII CBDU, e do Circuito Urbano/ONU-Habitat, apresentando pesquisas e experiências de luta urbana do estado.

5 – Defesa do direito à cidade em contextos de crise migratória e vulnerabilidade social
Participamos de ações de acolhimento e atividades simbólicas em parceria com a Caritas e organizações locais, reconhecendo a centralidade da população migrante — especialmente venezuelana — nas dinâmicas urbanas de Boa Vista e afirmando a necessidade de políticas públicas de inclusão e dignidade
.

6 – Incidência pública e campanhas por justiça urbana
Promovemos campanhas e ações de comunicação, como a defesa da Tarifa Zero durante o Mormaço Cultural, reivindicando acesso universal à cultura e ao transporte. Reestruturamos a comunicação do núcleo nas redes sociais para ampliar nossa projeção pública e fortalecer as lutas urbanas no estado.

7 – Produção de conhecimento crítico e participação na Rede BrCidades nacional
Contribuímos com pesquisas, apresentações em congressos, intervenções em disciplinas de pós-graduação e participação nos GTs e espaços nacionais da Rede, fortalecendo a produção de análises e diagnósticos sobre o urbano amazônico e a construção da Reforma Urbana Popular desde Roraima

NOSSAS REDES SOCIAIS:

  • Instagram
  • Mail
boa vista amazonia.jpg
Quem somos: 
 
1 – Tacio José Natal Raposo (UERR/UFRR)
2 – Tony Guarnielle Barbosa Ribeiro (UNIVAP-PPLUR)
3 - Claudia Helena Campos Nascimento (UFRR – Observatório das Metrópoles RR)
4 - Graciete Guerra da Costa (UFRR – CAU/BR)
5 – Valéria Patrícia Araújo Silva (IFRR)
6 – Tallon Macuxi (Ativista LGBT+ e indígena de Roraima)
7 - Manoel Ribeiro Lobo Júnior (UERR – Movimento Nego Unificado MNU)
8 – André Augusto da Fonseca (UERR – ANPUH RR)
9 – Leonardo Rocha de Oliveira (Caritas Diocesana)
10 – Felipe Ibiapina do Monte Rubem Siqueira (UFRR)
11 – Márcia Maria de Oliveira (UFRR)
12 – Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior (UFRR)
13 – Roniel Vitor de Oliveira (SEED-RR)
14 – Francilene dos Santos Rodrigues (UFRR)
15 – Adan Henrique Quaresma Neves (UFRR)
16 – Mávera Teixeira dos Santos (Movimento Indígena Urbano)
17 – Joel Teixeira (Instituto Conviva)
18 – Alexandre Soares de Melo (IFRR-RENAP)

 
Confira nosso repositório de documentos: 

Clique aqui
boa vista amazonia.jpg

Manifesto do Núcleo Roraima da rede BrCidades - O processo de revisão do plano diretor em Boa Vista (RR)

 

pd roraima.jpg

15% off em tudo

boa vista amazonia.jpg
Dollarphotoclub_56719145.jpg

Quer apoiar a plataforma?

Entre em contato com o Núcleo Roraima: brcidadesrr@gmail.com

boa vista amazonia.jpg
bottom of page