top of page
  • Foto do escritorbrcidades2017

I Fórum Lançamento BrCidades Salvador

No dia 23 de Novembro, o núcleo Salvador construiu o I fórum BrCidades Salvador para encerrar a primeira etapa do lançamento do projeto baiano. Confira a notícia:


" O Auditório Milton Santos, do Campus I da UNEB, em Salvador, sediou na última sexta-feira (23) o Fórum para Constituição do Núcleo de Salvador do Projeto Brasil Cidades (BrCidades).

A atividade teve natureza extensionista e marcou o encerramento da primeira etapa da implantação do núcleo do projeto, que teve início com ações em setembro deste ano.

O fórum é fruto de iniciativa do professor Luiz Antonio de Souza, do curso de Urbanismo da UNEB, e contou com colaboração de discentes da instituição e de representantes de coletivos acadêmicos e sociais. Participaram representantes de movimentos populares, pesquisadores, professores, estudantes e autoridades políticas.

Também esteve presente a docente Ermínia Maricato, fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária executiva do Ministério das Cidades.

Na oportunidade, ela fez um balanço crítico das atividades acadêmicas realizadas pelo projeto e registrou a necessidade de articulação dos participantes baianos com os núcleos já constituídos em outras cidades, a exemplo de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo.

A pesquisadora destacou ainda a

importância do BrCidades para construção de uma iniciativa popular para pensar e propor um projeto de cidade para o país.

Estiveram representados os grupos acadêmicos Laboratório Urbano e Lugar Comum; a Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (RAU+E) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (Neim) da Ufba; além do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador (UcSal) e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Também participaram a presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Maria del Carmen; representantes de movimentos sociais como o Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), o Coletivo Sarau do Cabrito, o Coletivo Incomode e a União Por Moradia Popular Bahia (UNMP); e organizações sindicais, como o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), e profissionais, como o Instituo de Arquitetos do Brasil Departamento da Bahia (IAB/BA)."





32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page