Você já parou para refletir sobre a história dos Galpões do IBC? E sobre as diversas possibilidades de novos usos coletivos para eles?
Os Galpões do IBC possuem uma grande relevância histórica para o Estado do Espírito Santo. É um símbolo da produção cafeeira, uma das principais atividades econômicas capixabas e que fomentou o desenvolvimento do Estado. Além disso, os Galpões do IBC estão localizados no coração do bairro Jardim da Penha, foram uma das suas primeiras edificações e impulsionaram o processo de ocupação e urbanização do bairro.
Esses galpões estão localizados em um terreno de mais de 33 mil metros quadrados e o seu padrão industrial e pé direito alto garantem uma infinidade de possibilidades de utilização coletiva. Eles podem servir como espaços de lazer e cultura, centros de conviência, feiras livres e de artesanato, biblioteca, mercados, teatros, cinema e outros diversos usos em favor dos moradores de Jardim da Penha e de todos os capixabas.
Convidamos você para participar e conversar conosco sobre os Galpões do IBC nas rodas de conversa realizadas no programa CafécomIBC, que acontecerá por videoconferência através do link https://youtu.be/g3QDONKk1Ak , e para seguir o @Cafecomibc e se inteirar das outras atividades que serão realizadas.
Convidados: Daniela Bissoli é arquiteta urbanista, doutora em Urbanismo e especialista em Desenvolvimento Urbano Sustentável. É fundadora da Archnova Studio e conselheira Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos do Conselho Estadual de Cultura.
Viviane Pimentel é arquiteta urbanista, doutora pelo PROARQ/UFRJ área de Patrimônio Cultural. Atua como docente desde 2002, desenvolve pesquisas e projetos relativos a patrimônio cultural e bens de interesse de preservação. Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAESA.
Fernando Achiamé é poeta, historiador e membro da Academia Espírito-santense de Letras - AEL
A conversa será mediada por Otávio de Castro. Arquiteto e urbanista e Conselheiro do IAB-ES.
Comments